Cooperativa de Montemor-o-Velho homenageia Maria Antónia Figueiredo – 2 de Março 2018 –  Montemor – o – velho

Cooperativa de Montemor-o-Velho homenageia Maria Antónia Figueiredo – 2 de Março 2018 – Montemor – o – velho

A homenagem a título póstumo a Maria Antónia Figueiredo, Secretária-geral Adjunta da CONFAGRI, que faleceu, vítima de doença prolongada, no dia 29 de Dezembro do ano passado, será o momento mais emotivo da 12.ª edição do Seminário promovido pela Cooperativa Agrícola do Concelho de Montemor-o-Velho e, desta feita, subordinado ao tema “Planificação da Campanha 2018 – Candidaturas às Ajudas ao Rendimento dos Agricultores”.

A Quinta do Taipal, em Montemor-o-Velho, recebe, na próxima Sexta-feira, um extenso programa onde se destaca a homenagem, às 15h00, a Maria Antónia Figueiredo. Nascida em 1957, em Alvaiázere, formou-se em Agronomia, Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, tendo ingressado em 1988 na CONFAGRI.

Foi a mulher portuguesa que, desde a adesão de Portugal à então CEE, desempenhou o cargo de mais elevada representatividade associativa no âmbito da Agricultura, em Bruxelas.

Especializada em Economia Agrícola acumulava com as funções de Secretária-Geral Adjunta, as de Coordenação do Departamento de Políticas de Mercados e Preços da CONFAGRI e das áreas das Ajudas ao Rendimento dos Agricultores.

Quanto ao restante programa do Seminário, a recepção decorre às 9h00, iniciando-se, 15 minutos mais tarde, a Sessão de Abertura a cargo do Presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Agrícola do Conselho de Montemor-o-Velho, Armindo Valente, do Presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão,  do Presidente do Conselho de Administração do Crédito Agrícola Mútuo do Baixo Mondego, António Cachulo da Trindade, e da Directora Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Adelina Martins.

A apresentação do ensaio de bioestimulantes e dos resultados do ensaio de variedades de arroz 2017 do Bico da Barca terá início às 10h00 por António Judão (Direcção Regional de Agricultura e pescas do Centro), seguindo-se, pelas 10h30 o debate sobre sementes de arroz híbridas, por António Valera (Valenzuela). A gestão integrada do arroz, pelas 11h00, estará a cargo de Gonçalo Canha (Lusocem).

Depois de um intervalo de 30 minutos, está previsto para as 12h00, o tema dedicado a 3 anos de ensaio de resposta à adubação azotada na cultura do milho, por Castro Pinto (ADP), e, às 12h30 será destacada a qualidade do milho no Baixo Mondego, por Vasco Salgueiro (Pioneer).

Para o período da tarde está reservado o painel sobre as normas para a queima das palhas do arroz (14h30), por Hélio Araújo (Protecção Civil e Câmara Municipal de Montemor-o-Velho. `

Às 15h00 decorrerá a Homenagem a Maria Antónia Figueiredo (CONFAGRI), seguindo-se David Jorge da mesma estrutura a evidenciar os Pagamentos Directos, Regime de Pagamentos Base e Greening e Medidas Agro-Ambientais.

O Encerramento do Seminário está marcado para as 17h00.

O seminário destina-se, sobretudo, aos agricultores do concelho, podendo participar os demais interessados. A entrada é livre.

 

 

 

 

 

 

 

 

Comente este artigo
Anterior ANIPLA: Relatório DGAV - Produtos Agrícolas Portugueses em segurança
Próximo Confusões e especulação a aplicação coerciva e repressiva da legislação que obriga à limpeza de faixas florestadas

Artigos relacionados

Últimas

Thunder Foods prepara-se para lançar produtos no mercado já este ano

Empresa portuguesa procura soluções de alimentação humana mais sustentáveis. Thunder Foods está em fase de captação de investimento para implementação de uma unidade industrial […]

Notícias florestas

Ator Joaquin Phoenix participa em curta-metragem em defesa da Amazónia

O ator norte-americano Joaquin Phoenix, favorito ao Óscar de Melhor Ator pelo papel no filme “Joker”, participa numa curta-metragem produzida por organizações não-governamentais (ONG) para destacar o papel dos indígenas na proteção da floresta Amazónia. […]

Últimas

Continúa el goteo a la baja en el porcino de capa blanca

A lo largo de la semana los precios del porcino de capa blanca siguieron anotando liegros descensos, mantiendo un equilibrio de mínimos entre oferta y demanda, y con unos pesos que van cediendo ligeramente. […]