Concluído o 1.º Curso de Valorização Agrícola de Lamas na Escola Superior Agrária de Coimbra

Concluído o 1.º Curso de Valorização Agrícola de Lamas na Escola Superior Agrária de Coimbra

Terminou, com um exame presencial e uma sessão de encerramento, o Curso de Valorização Agrícola de Lamas ministrado pela Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC – IPC) a quadros técnicos da EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA.

O curso, promovido pela Academia Águas Livres da EPAL, teve início a 3 de março, decorreu em formato b-learning e os seus módulos foram totalmente lecionados por docentes e técnicos desta instituição de ensino superior. De referir que a ESAC e a empresa Zona Verde, atualmente, são as únicas instituições do país certificadas pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) para ministrar esta formação.

A formação em causa vem responder à necessidade de técnicos habilitados para realizar o processo necessário à aplicação legal das lamas de depuração em terrenos agrícolas e florestais, melhorando os níveis de fertilidade dos solos portugueses maioritariamente muito pobres em matéria orgânica, salvaguardando a proteção ambiental prevista por lei, e contribuindo para a economia circular, e é obrigatória para o exercício da função de Técnico Responsável de Valorização de Lamas.

Atendendo ao feedback da Academia de Águas Livres da EPAL existe já a perspetiva de prosseguir para edições futuras.

A sessão de encerramento contou com a presença da responsável da Academia de Águas Livres da EPAL, Elisa Soares e, em representação da DGADR, Joaquina Fonseca, Maria de Lurdes Eliseu e João Salgueiro.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Comente este artigo
Anterior Live: Gestão da vegetação e alternativas na prevenção de incêndios rurais
Próximo Proteção civil com cinco comandos regionais

Artigos relacionados

Nacional

Luís Silva, diretor executivo da ASCENZA

SAPEC AGRO agora é ASCENZA!
A Sapec Agro Business é um player internacional que atua sobretudo nos mercados da Proteção e Nutrição de Culturas. […]

Dossiers

Sonae está a criar uma das maiores florestas privadas de Portugal – um milhão de árvores

E Cláudia Azevedo diz que é uma homenagem ao pai, Belmiro de Azevedo, que “sempre lutou imenso pela floresta portuguesa” […]

Últimas

Taxas dos EUA. Impactos negativos nas vendas de queijo de São Jorge? “Açores assume responsabilidades”

O Governo dos Açores “não se demitirá das suas responsabilidades se houver impactos negativos na venda de queijo de São Jorge” […]