Na “Cimeira Internacional sobre o Papel da Carne e dos bovinos na Sociedade”, realizada em Denver (EUA) nos dias 30 e 31 de outubro de 2024, a European Livestock Voice aproveitou a oportunidade para entrevistar o primeiro orador da cimeira: Charlie Arnot, Diretor Executivo do Center for Food Integrity. Numa das apresentações mais inspiradoras do evento de dois dias, ele sublinhou a importância de comunicar a ciência de forma eficaz e de partilhar valores para criar confiança.
Sr. Arnot, durante o seu discurso, falou sobre a avaliação da verdade e o facto de a verdade ser relativa. Pode explicar melhor este conceito e de que forma ele afecta o debate sobre a carne e os bovinos?
A verdade é uma construção social. Enquanto sociedade, chegamos a acordo sobre o que vamos considerar verdade e, nos últimos 400 anos, concordámos em basear a verdade na ciência e nos factos. Mas há 20 anos, as redes sociais entraram nas nossas vidas e redefiniram fundamentalmente todo o ambiente de comunicação. Agora é muito mais sobre o que parece verdadeiro para mim ou o que alguém como eu diz ou acredita que influencia a minha perceção da verdade. Por isso, o papel da ciência alterou-se e mudou fundamentalmente. Por isso, cabe realmente aos comunicadores científicos compreenderem isso para se tornarem mais eficazes neste novo ambiente. O novo ambiente não vai mudar, e não vamos voltar ao tempo em que toda a gente acreditava nos factos e na ciência. Então, como é que podemos garantir que a ciência é relevante neste momento? Ler artigo completo aqui
Fonte: APIC