Comunicado da ADACO – Incêndios: Ministro da agricultura anda distraído com os números

Comunicado da ADACO – Incêndios: Ministro da agricultura anda distraído com os números

“MINISTRO DA AGRICULTURA ANDA DISTRAÍDO COM OS NÚMEROS”

O Ministro da Agricultura Capoula afirmou hoje em Santarém e em relação aos apoios por danos decorrentes na agricultura causados pelos  incêndios de outubro na região Centro do país, que praticamente todos os agricultores da região atingida se candidataram, “porque o número de candidaturas aprovadas e já pagas é de tal modo grande que praticamente não há margem”.

“Tem havido alguns contestatários, mas não há nenhuma evidência. Gostaria que fornecessem essa lista de pessoas que não puderam candidatar-se”, disse o ministro.

O Eng. Capoulas Santos anda  tão distraído a apregoar milhões, que  antes de dar números publicamente devia consultar  os dados do seu próprio Ministério.

O Ministério da Agricultura tem os dados de cerca de mil agricultores  que fizeram a 1ª declaração de prejuízos e  até hoje nada receberam , para além dos muitos  que nem a declaração de prejuízos fizeram. Por exemplo e entre outros casos: – pessoas que estiveram ausentes do País em trabalho ou longe das suas terras; pessoas a quem o Ministério da Agricultura não informou correctamente; até pessoas que sofreram queimaduras pelos incêndios e estiveram hospitalizadas.

Como é que o senhor Ministro da Agricultura explica que só tenha dado 17 dias para os afectados pelos fogos de 15 e 16 de Outubro se poderem candidatarem (13 a 30 NOV17),  ou seja menos dias que para os incêndios em Pedrógão, quando a dimensão dos prejuízos causados pelos fogos  de Outubro foram 20 vezes maiores.

É urgente a imediata reabertura  das candidaturas simplificadas pelo menos durante  o prazo de um mês, para que ninguém por questões burocráticas fique de fora dos apoios a que tem direito.

 

Comente este artigo
Anterior Medidas de Apoio Excecionais e Temporárias – 6.ª vaga (3.ª Tranche)
Próximo O problema da madeira queimada: o nosso cemitério de árvores em pé

Artigos relacionados

Sugeridas

Dia do Crédito Agrícola assinala dia com prémio e festas pelo País

O Crédito Agrícola volta a assinalar no dia 1 de Março o DIA DO CA onde, além do sorteio de um automóvel eléctrico, […]

Comunicados

Commission presents study on impact of future trade agreements on the agricultural sector

European Commission – Press release

Commission presents study on impact of future trade agreements on the agricultural sector
Brussels, 15 November 2016

Economic study gives valuable information on potential effects of future trade agreements and validates current EU approach of systematically protecting sensitive sectors. […]

Últimas

10 mil toneladas de maçã adquiridas a produtores nacionais

A cadeia de supermercados Continente, em pleno arranque da campanha de colheita da maçã, adquire 10 mil toneladas de maçã a produtores portugueses, […]