“MINISTRO DA AGRICULTURA ANDA DISTRAÍDO COM OS NÚMEROS”
O Ministro da Agricultura Capoula afirmou hoje em Santarém e em relação aos apoios por danos decorrentes na agricultura causados pelos incêndios de outubro na região Centro do país, que praticamente todos os agricultores da região atingida se candidataram, “porque o número de candidaturas aprovadas e já pagas é de tal modo grande que praticamente não há margem”.
“Tem havido alguns contestatários, mas não há nenhuma evidência. Gostaria que fornecessem essa lista de pessoas que não puderam candidatar-se”, disse o ministro.
O Eng. Capoulas Santos anda tão distraído a apregoar milhões, que antes de dar números publicamente devia consultar os dados do seu próprio Ministério.
O Ministério da Agricultura tem os dados de cerca de mil agricultores que fizeram a 1ª declaração de prejuízos e até hoje nada receberam , para além dos muitos que nem a declaração de prejuízos fizeram. Por exemplo e entre outros casos: – pessoas que estiveram ausentes do País em trabalho ou longe das suas terras; pessoas a quem o Ministério da Agricultura não informou correctamente; até pessoas que sofreram queimaduras pelos incêndios e estiveram hospitalizadas.
Como é que o senhor Ministro da Agricultura explica que só tenha dado 17 dias para os afectados pelos fogos de 15 e 16 de Outubro se poderem candidatarem (13 a 30 NOV17), ou seja menos dias que para os incêndios em Pedrógão, quando a dimensão dos prejuízos causados pelos fogos de Outubro foram 20 vezes maiores.
É urgente a imediata reabertura das candidaturas simplificadas pelo menos durante o prazo de um mês, para que ninguém por questões burocráticas fique de fora dos apoios a que tem direito.