Comunicado da ADACO – Incêndios: Ministro da agricultura anda distraído com os números

Comunicado da ADACO – Incêndios: Ministro da agricultura anda distraído com os números

“MINISTRO DA AGRICULTURA ANDA DISTRAÍDO COM OS NÚMEROS”

O Ministro da Agricultura Capoula afirmou hoje em Santarém e em relação aos apoios por danos decorrentes na agricultura causados pelos  incêndios de outubro na região Centro do país, que praticamente todos os agricultores da região atingida se candidataram, “porque o número de candidaturas aprovadas e já pagas é de tal modo grande que praticamente não há margem”.

“Tem havido alguns contestatários, mas não há nenhuma evidência. Gostaria que fornecessem essa lista de pessoas que não puderam candidatar-se”, disse o ministro.

O Eng. Capoulas Santos anda  tão distraído a apregoar milhões, que  antes de dar números publicamente devia consultar  os dados do seu próprio Ministério.

O Ministério da Agricultura tem os dados de cerca de mil agricultores  que fizeram a 1ª declaração de prejuízos e  até hoje nada receberam , para além dos muitos  que nem a declaração de prejuízos fizeram. Por exemplo e entre outros casos: – pessoas que estiveram ausentes do País em trabalho ou longe das suas terras; pessoas a quem o Ministério da Agricultura não informou correctamente; até pessoas que sofreram queimaduras pelos incêndios e estiveram hospitalizadas.

Como é que o senhor Ministro da Agricultura explica que só tenha dado 17 dias para os afectados pelos fogos de 15 e 16 de Outubro se poderem candidatarem (13 a 30 NOV17),  ou seja menos dias que para os incêndios em Pedrógão, quando a dimensão dos prejuízos causados pelos fogos  de Outubro foram 20 vezes maiores.

É urgente a imediata reabertura  das candidaturas simplificadas pelo menos durante  o prazo de um mês, para que ninguém por questões burocráticas fique de fora dos apoios a que tem direito.

 

Comente este artigo
Anterior Medidas de Apoio Excecionais e Temporárias – 6.ª vaga (3.ª Tranche)
Próximo O problema da madeira queimada: o nosso cemitério de árvores em pé

Artigos relacionados

Comunicados

Pera Rocha traz chefs, críticos e jornalistas internacionais ao Oeste português

Cadaval, 3 de Setembro de 2018 – A Pera Rocha vai ser a protagonista da viagem gastronómica que, nos dias 5, […]

Notícias fertilizantes

Os acidentes fisiológicos ligados à nutrição da vinha

Introdução

Em viticultura, podem aparecer, com alguma frequência, os três acidentes fisiológicos, que vamos descrever, cuja origem por vezes desconhecida, podem afectar a produção. […]

Comunicados

CNA participa na VII Conferência da Via Campesina juntamente com centenas de outras organizações de agricultores de todo mundo

Depois de mais de uma semana de debates, análises e construção colectiva, foi concluída a VII Conferência da Via Campesina Internacional, […]