Comunicação e Pessoas – Teresa Dias

Comunicação e Pessoas – Teresa Dias

Tradicionalmente o sector agrícola sempre comunicou pouco e, no que se refere ao consumidor final ainda menos; porém, nos últimos anos, temos vindo assistir a um maior investimento nesta área.

Todavia, as organizações investem cada vez mais na comunicação externa por ser mais visível e por trazer maiores benefícios ao negócio.

Mas será que alocar todo o investimento em comunicação externa é a estratégia mais correta? A resposta é simples: não! A comunicação interna (no seio da organização) é determinante para criarmos uma cultura organizacional forte.

Em primeiro lugar, há que ter sempre em mente que os colaboradores de cada empresa são os principais embaixadores da marca/organização.

Nos dias de hoje, a comunicação interna assume um papel estratégico para a organização e deve ser assumido diretamente pela gestão de topo. A estratégia de comunicação interna de qualquer empresa/organização deve assentar sempre nos seguintes pilares: 1) Partilha de informação, 2) Transparência da mensagem e 3) Envolvimento das pessoas.

Nesse trabalho, o principal objetivo é criar uma cultura de proximidade com as pessoas, contribuindo para fortalecer o espírito de união e de pertença; só assim conseguiremos ter colaboradores motivados, comprometidos, envolvidos e alinhados com os objetivos da empresa/organização.

Na passagem da mensagem, para além dos meios digitais e mobile, deve privilegiar-se o contacto direto com as pessoas. Apesar de muitos mecanismos e canais de comunicação, é a palavra dos líderes e gestores que tem mais peso. É um trabalho no dia-a-dia que conduz a que as equipas trabalhem juntas com um mesmo propósito.

“Passar só a informação” já não chega. A comunicação tem de ser bilateral. É essencial fomentar o diálogo e incentivar os colaboradores a expressarem-se sem receios e, posteriormente, incorporar as sugestões/ideias na melhoria dos processos. A envolvência das pessoas nas diversas áreas de atividade das empresas é quase sempre fundamental para o futuro dos negócios, até porque um dos ativos mais importantes das organizações são os seus colaboradores.

Na AGROMAIS/AGROTEJO temos procurado dinamizar diversas ações que contribuem para a melhoria da comunicação interna. Alguns exemplos:

  • Team building solidário” numa ação reflorestação de áreas devastadas pelos fogos do último Verão, envolvendo os técnicos e os diretores das organizações
  • Envolvimento de todos os colaboradores no projeto “Restolho”, para que todos se envolvam em tarefas de apoio à receção de voluntários, de acompanhamento das colheitas e de organização das entregas aos bancos alimentares
  • Almoço de Natal, em que quase tudo é feito pelos colaboradores, desde a decoração, à animação, organização e preparação da comida
  • Reunião anual com todos os colaboradores para partilhar os resultados e perspetivar os desafios para o ano seguinte.

São exemplos de ações que envolvem e que permitem criar envolvimento e que permitem criar um ambiente mais próximo e descontraído entre todos. Com isto temos conseguido melhorar o ambiente organizacional e a motivação da equipa. Somos hoje mais unidos e mais cúmplices.

Ao longo deste artigo foram repetidas muitas vezes palavras como pessoas e comunicação porque de facto, elas estão ligadas. Para uma boa gestão de pessoas é necessário saber comunicar e esta soft skill é essencial para sermos bons líderes. Cada vez mais vemos que as empresas mais atrativas são aquelas cujo ambiente organizacional é melhor e, dessa forma, conseguem atrair, e reter, mais talento.

Estou certa que ainda temos um longo caminho pela frente e que muitas organizações ainda não valorizam esta área, mas com resiliência ficará evidente o valor criado para as organizações e para o seu negócio.

Uma equipa informada é uma equipa motivada e mais produtiva!

 

Teresa Dias

Departamento de Comunicação da Agromais C.R.L

 

Comente este artigo
Anterior Millennium bcp e confederação dos agricultores de portugal (CAP) assinam acordo de cooperação
Próximo Carne Mertolenga adere ao Agroportal

About author

Artigos relacionados

Opinião

A influência da Qualidade da Pulverização numa eficaz Protecção das Culturas. – António Cannas

Nas últimas décadas, muito se tem evoluído nas aplicações de produtos fitofarmacêuticos e muitos têm sido os meios colocados ao serviço da lavoura no sentido de se fazerem aplicações com melhor eficácia e menor impacto para o meio ambiente.
Destaque para moléculas cada vez mais “vectoriais” quanto aos alvos de destino e em muitos dos casos sem quaisquer danos sobre flora ou fauna estranha ao tratamento, […]

Opinião

Matéria Orgânica do Solo e Ambiente – Manuel Chaveiro Soares

Portugal é deficitário em carne de bovino e de suíno, e, simultaneamente, a maioria dos solos agrícolas é pobre em matéria orgânica e, por conseguinte, dotada de baixa fertilidade; mas, para se elevar a produção de carne terão de se produzir mais efluentes pecuários, que poderiam elevar a produtividade dos solos. […]

Opinião

Facilitar a gestão das culturas: os benefícios da agricultura de precisão – Velia Sartoretti

De acordo com um estudo da FAO “Looking ahead in world food and agriculture: Perspetives to 2050”, espera-se que a população mundial cresça, sendo que a produção de alimentos deve aumentar em 70% em 2050 para resolver a crescente procura. Juntamente com a necessidade de reduzir a pegada ecológica da produção de alimentos, […]