Tradicionalmente o sector agrícola sempre comunicou pouco e, no que se refere ao consumidor final ainda menos; porém, nos últimos anos, temos vindo assistir a um maior investimento nesta área.
Todavia, as organizações investem cada vez mais na comunicação externa por ser mais visível e por trazer maiores benefícios ao negócio.
Mas será que alocar todo o investimento em comunicação externa é a estratégia mais correta? A resposta é simples: não! A comunicação interna (no seio da organização) é determinante para criarmos uma cultura organizacional forte.
Em primeiro lugar, há que ter sempre em mente que os colaboradores de cada empresa são os principais embaixadores da marca/organização.
Nos dias de hoje, a comunicação interna assume um papel estratégico para a organização e deve ser assumido diretamente pela gestão de topo. A estratégia de comunicação interna de qualquer empresa/organização deve assentar sempre nos seguintes pilares: 1) Partilha de informação, 2) Transparência da mensagem e 3) Envolvimento das pessoas.
Nesse trabalho, o principal objetivo é criar uma cultura de proximidade com as pessoas, contribuindo para fortalecer o espírito de união e de pertença; só assim conseguiremos ter colaboradores motivados, comprometidos, envolvidos e alinhados com os objetivos da empresa/organização.
Na passagem da mensagem, para além dos meios digitais e mobile, deve privilegiar-se o contacto direto com as pessoas. Apesar de muitos mecanismos e canais de comunicação, é a palavra dos líderes e gestores que tem mais peso. É um trabalho no dia-a-dia que conduz a que as equipas trabalhem juntas com um mesmo propósito.
“Passar só a informação” já não chega. A comunicação tem de ser bilateral. É essencial fomentar o diálogo e incentivar os colaboradores a expressarem-se sem receios e, posteriormente, incorporar as sugestões/ideias na melhoria dos processos. A envolvência das pessoas nas diversas áreas de atividade das empresas é quase sempre fundamental para o futuro dos negócios, até porque um dos ativos mais importantes das organizações são os seus colaboradores.
Na AGROMAIS/AGROTEJO temos procurado dinamizar diversas ações que contribuem para a melhoria da comunicação interna. Alguns exemplos:
- “Team building solidário” numa ação reflorestação de áreas devastadas pelos fogos do último Verão, envolvendo os técnicos e os diretores das organizações
- Envolvimento de todos os colaboradores no projeto “Restolho”, para que todos se envolvam em tarefas de apoio à receção de voluntários, de acompanhamento das colheitas e de organização das entregas aos bancos alimentares
- Almoço de Natal, em que quase tudo é feito pelos colaboradores, desde a decoração, à animação, organização e preparação da comida
- Reunião anual com todos os colaboradores para partilhar os resultados e perspetivar os desafios para o ano seguinte.
São exemplos de ações que envolvem e que permitem criar envolvimento e que permitem criar um ambiente mais próximo e descontraído entre todos. Com isto temos conseguido melhorar o ambiente organizacional e a motivação da equipa. Somos hoje mais unidos e mais cúmplices.
Ao longo deste artigo foram repetidas muitas vezes palavras como pessoas e comunicação porque de facto, elas estão ligadas. Para uma boa gestão de pessoas é necessário saber comunicar e esta soft skill é essencial para sermos bons líderes. Cada vez mais vemos que as empresas mais atrativas são aquelas cujo ambiente organizacional é melhor e, dessa forma, conseguem atrair, e reter, mais talento.
Estou certa que ainda temos um longo caminho pela frente e que muitas organizações ainda não valorizam esta área, mas com resiliência ficará evidente o valor criado para as organizações e para o seu negócio.
Uma equipa informada é uma equipa motivada e mais produtiva!
Teresa Dias
Departamento de Comunicação da Agromais C.R.L