A Comissão está a tomar medidas para permitir que os Estados-Membros da UE paguem adiantamentos mais elevados dos fundos da política agrícola comum (PAC) aos agricultores, ajudando assim a resolver os problemas de liquidez que muitos deles enfrentam atualmente. Se os Estados-Membros fizerem uso desta autorização, os agricultores poderão receber antecipadamente até 70 % dos seus pagamentos diretos a partir de 16 de outubro, contra 50 % atualmente. Do mesmo modo, os adiantamentos para intervenções «superfície» e «animais» no âmbito do desenvolvimento rural podem ser aumentados até 85 %, em vez dos habituais 75 %.
Os agricultores da UE continuam a enfrentar problemas de liquidez que surgiram devido a uma combinação excecional de acontecimentos adversos, nomeadamente devido a fenómenos meteorológicos extremos que tiveram impacto nos rendimentos nos últimos anos, bem como à incerteza criada pelas tensões comerciais. Para responder a estes desafios, e em consonância com um dos objetivos fundamentais da PAC de proporcionar uma rede de segurança económica aos agricultores da UE, a grande maioria dos Estados-Membros solicitou esta autorização.
A Comissão tomou rapidamente medidas para prestar este apoio tão necessário aos agricultores da UE, garantindo simultaneamente a segurança jurídica para os Estados-Membros.
Fonte: CE