De porte pequeno mas com uma rusticidade singular, os animais da raça Cachena são criados ao ar livre, em pastos localizados a grandes altitudes. João Araújo, 40 anos, é pastor na Branda da Aveleira, e criador da Aveleira Bovi Bio, primeira marca de carne biológica registada de Melgaço. “Da Terra à Mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante
A raça Cachena é uma das mais pequenas raças bovinas do mundo, com “animais harmoniosos, de pequena estatura e extrema rusticidade”, diz a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR). Distinguem-se “pelos seus cornos espiralados”, que permitem “às mães proteger as suas crias dos ataques de lobos”, e “as características e o modo de criação” da raça encontram-se em sintonia “quer com a estrutura fundiária da região, quer com os hábitos e costumes das suas populações”.
A produção de Carne Cachena da Peneda DOP “situa-se na zona montanhosa do Minho, entre os distritos de Viana do Castelo (parte dos concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço, Monção e Ponte da Barca) e Braga (parte dos concelhos de Terras de Bouro e Vila Verde)” e a tenrura, a suculência e o sabor são algumas das características mais identificativas desta carne.
João Araújo, 40 anos, é um jovem pastor […]
Discussão sobre este post