A produção de Maçã de Alcobaça IGP (Indicação Geográfica Protegida) certificada na actual campanha deverá perfazer cerca de 60.000 toneladas (t) – ou 500 milhões de frutos, aproximadamente –, indica a Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA). Em comunicado, a associação informa que o processo de certificação da Maçã de Alcobaça IGP da nova campanha já teve início e que esta começou a ser vendida a 15 de Agosto.
Segundo a APMA, «trata-se de uma campanha que, por se registar menor número de frutos nas árvores, mas com clima favorável ao desenvolvimento dos frutos, torna a qualidade interna dos frutos mais rica, mais agradável e mais completa no que diz respeito ao sabor, aroma e frescura». O volume previsto representa uma redução face à campanha anterior, em que a colheita rondou as 70.000 t – um valor recorde, uma vez que, como explicou Jorge Soares, presidente da APMA, à Frutas, Legumes e Flores no ano passado, a «produção normal» de fruta certificada como Maçã de Alcobaça IGP oscila entre as 50.000 t e as 60.000 t.
A Maçã de Alcobaça IGP abrange diversas variedades, com início no grupo das Gala, e a maioria das cerca de 60.000 t estimadas será colhida durante os próximos 60 dias, «por cerca de 3.000 colhedores, na maioria estudantes e famílias especializadas, de elevado saber-fazer» e que fazem a colheita «com elevado rigor e cuidado», sublinha a APMA. «Após milhares de testes analíticos e sensoriais nas últimas quatro semanas de monitorização do estado de desenvolvimento e de início de maturação das várias centenas de pomares diferentes, a Maçã de Alcobaça IGP finalmente passou nos mais exigentes painéis de provadores, que a consideram apta e com as aptidões plenas de qualidade que a distinguem e notabilizam», assinala a associação.
A APMA acrescenta que a Maçã de Alcobaça IGP «está bonita, suculenta, crocante, fresca e aromática». A entidade destaca ainda que a Maçã de Alcobaça IGP é produzida e seleccionada «conforme as normas do Caderno de Especificações da Indicação Geográfica Protegida, conforme o Caderno de Especificações do Sistema de Produção Integrada e conforme o Caderno de Normas de Qualidade Organoléptica da Marca Colectiva do Clube da Maçã de Alcobaça IGP».
Discussão sobre este post