A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) está a desenvolver um estudo para aferir o potencial económico do setor agroalimentar do Tâmega e Sousa e, nesse âmbito, vai dinamizar um conjunto de visitas de campo a explorações agrícolas e unidades empresariais de referência regional e nacional neste setor.
As visitas de campo, num total de sete, vão decorrer entre os meses de setembro e novembro, e terão como foco casos de sucesso em atividades com maior especialização e potencial de crescimento no Tâmega e Sousa, como são os casos da produção de vinho verde, de produtos frutícolas, hortícolas e micológicos e de carne certificada.
Especialmente dirigidas a produtores ou potenciais interessados em iniciar atividade, comercializadores, técnicos municipais e técnicos de entidades com atuação no setor do agroalimentar do Tâmega e Sousa, estas visitas de campo pretendem proporcionar aos participantes um contacto com exemplos de boas práticas ao nível das técnicas e dos modos de produção e dos modelos de negócio implementados.
Estas visitas constituirão igualmente uma oportunidade para estimular a cooperação entre produtores, permitindo-lhes encontrar, de forma conjunta, soluções para desafios futuros e potenciar a valorização agregada do setor agroalimentar.
A primeira visita de campo está agendada para o dia 28 deste mês, durante a manhã, e terá como destino a Quinta da Tapada, em Amarante, considerada um modelo na produção de cogumelos shiitake, cujo método assenta na produção com troncos de madeira de carvalho, dispostos em pilha, que, para induzir a frutificação, efetua o choque térmico e mecânico, com recurso a mergulho dos troncos. A visita será guiada pelo proprietário e responsável pela exploração, Nuno Moura.
Após a visita à exploração agrícola segue-se um momento de apresentação e discussão do modelo de negócio dos cogumelos shiitake, dirigido por José Martino, administrador da Ruris, com o objetivo de introduzir melhoramentos ao mesmo e fomentar a sua implementação por parte dos participantes.
Cada visita de campo está limitada a 40 participantes. As visitas são gratuitas e têm transporte incluído. Os interessados em participar nesta primeira visita poderão fazê-lo até 25 de setembro, inscrevendo-se no sítio da internet da CIM do Tâmega e Sousa, acessível em www.cimtamegaesousa.pt, através de e-mail, enviando uma mensagem para geral@cimtamegaesousa.pt, ou pelos telefones 968 385 206 e 255 718 340.
Depois da exploração de cogumelos seguem-se as seguintes visitas de campo: produção de mirtilos (3 de outubro), kiwis (12 de outubro), vinho verde (19 de outubro), cerejas (24 de outubro), hortícolas em modo de produção biológico (26 de outubro) e carne certificada (9 de novembro).
As visitas de campo inserem-se no âmbito da operação “Capacitar o Tâmega e Sousa para a Especialização Inteligente”, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e pela Associação de Municípios do Baixo Tâmega, sendo cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
CIM do Tâmega e Sousa
21 de setembro de 2018
claudia.costa@cimtamegaesousa.pt