CIM do Tâmega e Sousa promove visitas de campo a explorações agrícolas e empresas do setor agroalimentar

CIM do Tâmega e Sousa promove visitas de campo a explorações agrícolas e empresas do setor agroalimentar

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) está a desenvolver um estudo para aferir o potencial económico do setor agroalimentar do Tâmega e Sousa e, nesse âmbito, vai dinamizar um conjunto de visitas de campo a explorações agrícolas e unidades empresariais de referência regional e nacional neste setor.

As visitas de campo, num total de sete, vão decorrer entre os meses de setembro e novembro, e terão como foco casos de sucesso em atividades com maior especialização e potencial de crescimento no Tâmega e Sousa, como são os casos da produção de vinho verde, de produtos frutícolas, hortícolas e micológicos e de carne certificada.

Especialmente dirigidas a produtores ou potenciais interessados em iniciar atividade, comercializadores, técnicos municipais e técnicos de entidades com atuação no setor do agroalimentar do Tâmega e Sousa, estas visitas de campo pretendem proporcionar aos participantes um contacto com exemplos de boas práticas ao nível das técnicas e dos modos de produção e dos modelos de negócio implementados.

Estas visitas constituirão igualmente uma oportunidade para estimular a cooperação entre produtores, permitindo-lhes encontrar, de forma conjunta, soluções para desafios futuros e potenciar a valorização agregada do setor agroalimentar.

A primeira visita de campo está agendada para o dia 28 deste mês, durante a manhã, e terá como destino a Quinta da Tapada, em Amarante, considerada um modelo na produção de cogumelos shiitake, cujo método assenta na produção com troncos de madeira de carvalho, dispostos em pilha, que, para induzir a frutificação, efetua o choque térmico e mecânico, com recurso a mergulho dos troncos. A visita será guiada pelo proprietário e responsável pela exploração, Nuno Moura.

Após a visita à exploração agrícola segue-se um momento de apresentação e discussão do modelo de negócio dos cogumelos shiitake, dirigido por José Martino, administrador da Ruris, com o objetivo de introduzir melhoramentos ao mesmo e fomentar a sua implementação por parte dos participantes.

Cada visita de campo está limitada a 40 participantes. As visitas são gratuitas e têm transporte incluído. Os interessados em participar nesta primeira visita poderão fazê-lo até 25 de setembro, inscrevendo-se no sítio da internet da CIM do Tâmega e Sousa, acessível em www.cimtamegaesousa.pt, através de e-mail, enviando uma mensagem para geral@cimtamegaesousa.pt, ou pelos telefones 968 385 206 e 255 718 340.

Depois da exploração de cogumelos seguem-se as seguintes visitas de campo: produção de mirtilos (3 de outubro), kiwis (12 de outubro), vinho verde (19 de outubro), cerejas (24 de outubro), hortícolas em modo de produção biológico (26 de outubro) e carne certificada (9 de novembro).

As visitas de campo inserem-se no âmbito da operação “Capacitar o Tâmega e Sousa para a Especialização Inteligente”, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e pela Associação de Municípios do Baixo Tâmega, sendo cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

CIM do Tâmega e Sousa

21 de setembro de 2018

claudia.costa@cimtamegaesousa.pt

www.cimtamegaesousa.ptcampo

Comente este artigo
Anterior Legislação - 2º trimestre de 2018
Próximo Centro PINUS acredita num futuro para a Fileira do Pinho

Artigos relacionados

Comunicados

A instalação de fogões de biomassa em Espanha

Apesar de a instalação de equipamentos tecnificados de biomassa para utilização térmica, lareiras e caldeiras de biomassa ter batido recorde no que respeita a número de equipamentos instalados e ter crescido acima de 1.000MW, não chegou aos 1.300 MW instalados em 2015.
Em termos gerais, segundo reflete o Observatório da Biomassa, […]

Últimas

7ª edição do Concurso Universitário & Politécnico CAP – Cultiva o teu futuro

O Concurso Universitário & Politécnico CAP – Cultiva o teu futuro é um concurso criado pela Confederação dos Agricultores de Portugal com o objetivo de estimular a criatividade e inovação dos estudantes universitários sobre temas específicos.
A 7.ª edição do Concurso a decorrer no ano letivo 2017/2018, […]

Notícias Fitofarmacêuticos

Impacto da proibição do uso de produtos fitofarmacêuticos, em destaque na feira nacional da agricultura, no dia 12 de Junho

A Anipla e a ECPA, respectivamente, as associações nacional e europeia da indústria para a protecção das plantas, participam este ano na 54.ª edição da Feira Nacional da Agricultura, que acontece entre os próximos dias 10 e 18 de Junho e que tem como mote os “Cereais de Portugal”. […]