Ciclo de conferências sobre Eficiência Energética no setor Agroalimentar

Ciclo de conferências sobre Eficiência Energética no setor Agroalimentar

Decorreu, no dia 18 de março, a 1ª sessão do ciclo de conferências online sobre “Eficiência Energética no setor Agroalimentar”, organizado pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica.

A sessão foi realizada através da plataforma Zoom, foi dedicada à “Investigação, Impactos e Soluções” e foi moderada pelo Eng. Eduardo Oliveira e Sousa (Presidente da CAP). Contou com um qualificado painel de oradores, composto pelo Eng. José Pedro Salema (Presidente da EDIA), Prof. Luís Fialho (Universidade de Évora), Engª. Cláudia Costa (CAP) e Eng. José Núncio (Presidente da FENAREG) que, aliado à atualidade e pertinência do tema, despertaram um grande interesse evidenciado pelos 105 participantes.

As diferentes apresentações, todas elas de excelente qualidade, veicularam várias das abordagens possíveis do assunto numa perspetiva mais institucional e a montante dos setores produtivos, constituindo um valioso contributo para uma aprofundada reflexão do emergente tema da utilização da energia no setor agroalimentar, designadamente no subsetor agrícola.

De facto, os agricultores, tradicionais e habituais consumidores de energia, estão confrontados com uma nova realidade que é a de poderem, simultaneamente, ser produtores de energia, com todas as consequências que esta nova dimensão da sua atividade acarreta no planeamento e gestão das suas explorações agrícolas e/ou agropecuárias.

A Eficiência Energética constitui, pois, uma componente essencial da sustentabilidade da utilização dos recursos a que estamos obrigados, individual e coletivamente, numa luta comum pela sobrevivência do planeta e indispensável para alcançar as ambiciosas metas da descarbonização preconizadas.

Em futuras sessões serão abordadas diferentes perspetivas da fileira agroalimentar, numa ótica de integração dos seus vários subsetores – produção, transformação, comercialização.

Consulte aqui as apresentações:

– Eng. José Pedro Salema – EDIA

– Prof. Luís Fialho – U. Évora

– Engª Cláudia Costa – CAP

– Eng. José Núncio – FENAREG

Gravação da sessão disponível em breve.

O artigo foi publicado originalmente em OE.

Comente este artigo
Anterior Tecnologia 5G vai melhorar conectividade no campo e impulsionar agricultura
Próximo Sobre fogo e supressão

Artigos relacionados

Nacional

Bruxelas está “profundamente preocupada” e apoia debate pedido por Macron

A Comissão Europeia mostrou-se “profundamente preocupada” com os incêndios na floresta da Amazónia, no Brasil, manifestando apoio ao pedido feito pelo Presidente francês, […]

Nacional

Agri-Innovation Summit 2019: disponível relatório final

A EIP-AGRI disponibilizou o relatório do Agri-Innovation Summit 2019 – Cimeira de Inovação na Agricultura, que se realizou em junho do ano […]

Nacional

Governo quer fazer da “bazuca” um corta-fogos na floresta

Esta segunda-feira são assinados os contratos de criação de 47 das 60 Áreas Integradas de Gestão da Paisagem para as quais o Governo destina 220 milhões de euros do Plano de Recuperação […]