Estudo sobre o comportamento do setor do grande consumo no primeiro trimestre realizado pela Kantar para a Centromarca mostra que os portugueses estão a comprar menos, mas a preços mais elevados na comparação com 2019.
A cesta de compras encolheu, mas o valor pago aumentou, com os portugueses a optarem também cada vez mais produtos das marcas de distribuição, na sequência da subida dos preços dos produtos, devido à inflação e às consequências da guerra na Ucrânia.
É o que revela um estudo realizado pela consultora Kantar para a Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca que analisou o comportamento do grande consumo no primeiro trimestre do ano, cujos resultados vêm confirmar a perceção de que a atual conjuntura, de carestia de vida, está a ter impacto nas compras.
De acordo com os dados do estudo, divulgados esta quarta-feira, o volume das cestas de compras foi o menor dos últimos anos, após cair 2,8% no primeiro trimestre comparando com igual período de 2019.
A quebra deu-se em praticamente toda a linha. “Considerando o mesmo período evolutivo nos vários segmentos, observa-se que quase todos são impactados por cestas ligeiramente mais pequenas, mas com um gasto maior”, diz a consultora, apontando que a única exceção à regra foi o segmento da higiene e beleza, que mantém a desvalorização já sentida nos períodos anteriores.
Cenário distinto verifica-se na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. “Assiste-se a uma perda inevitável, tanto em valor como em volume, uma vez que no primeiro trimestre de 2021 estávamos confinados”, explica Marta Santos, da Kantar. Já a a frequência de compra mantém-se estável, com os jovens a serem o grupo que mais aumenta a regularidade de compra”, adianta, citada em comunicado.
Marcas de distribuição ganham terreno
À luz dos dados, nos primeiros três meses, 58% das […]