CEPAAL mostra Azeite do Alentejo  a bloggers e jornalistas estrangeiros

CEPAAL mostra Azeite do Alentejo a bloggers e jornalistas estrangeiros

O Azeite do Alentejo vai estar em destaque esta semana durante uma visita de bloggers e jornalistas estrangeiros à região, organizada pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL).

Entre 13 e 15 de dezembro, o grupo de seis participantes oriundos do Brasil, Alemanha e Canadá vai visitar olivais e lagares, conhecendo de perto os produtores de azeite e todo o processo de produção. Durante a viagem terão ainda a oportunidade de experimentar a gastronomia local, onde o azeite tem um papel de destaque.

O Alentejo produz cerca de 76% do azeite em Portugal. Nos últimos 15 anos, a região ganhou mais 50 mil hectares de olival, facto determinante para o crescimento da produção nacional de azeite.

A visita de bloggers e jornalistas estrangeiros é organizada no âmbito do projeto de “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercado Externos”, com o qual o CEPAAL pretende reforçar a sua estratégia de promoção externa e dar a conhecer o Azeite do Alentejo e as empresas produtoras a novos mercados. O objetivo é contribuir para o aumento das exportações e da visibilidade coletiva deste produto e dinamizar a economia da região, conferindo uma maior competitividade ao setor.

Ao longo de 2018 estão ainda previstas várias ações de promoção e degustação de azeites junto de retalhistas, grossistas e consumidores, bem como a participação em certames estratégicos do setor alimentar nos países identificados como prioritários (Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Suécia e Dinamarca).

O projeto “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercado Externos” é co-financiado pelo Alentejo 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo. O investimento total é de 320.682 mil euros, dos quais 256.546 mil euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

 

Comente este artigo
Anterior EU farm policy rules to be further simplified
Próximo Extendido: Debate  sobre a governança comunitária de florestas nos países de língua portuguesa - até 23 de Dezembro 2017

Artigos relacionados

Nacional

Eng. Agronomo

Procuro um engª(ª) agrónomo para aminha exploração de framboesas em Pegões.

geral@smallfruits.pt
966 926 509

Comente este artigo
#wpdevar_comment_4 span,#wpdevar_comment_4 iframe{width:100% !important;} […]

Últimas

Regadio: Ministro da Agricultura aprova dois últimos projetos do seu mandato

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural aprovou hoje dois novos projetos de regadio […]

Nacional

Governo assume prolongamento por mais um ano das medidas agro-ambientais

[Fonte: Público]
As medidas agro-ambientais destinam-se a apoiar uma gestão sustentável dos recursos naturais, bem como acções que visem a preservação e melhoramento dos ecossistemas ligados à agricultura e silvicultura. […]