CEPAAL mostra Azeite do Alentejo  a bloggers e jornalistas estrangeiros

CEPAAL mostra Azeite do Alentejo a bloggers e jornalistas estrangeiros

O Azeite do Alentejo vai estar em destaque esta semana durante uma visita de bloggers e jornalistas estrangeiros à região, organizada pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL).

Entre 13 e 15 de dezembro, o grupo de seis participantes oriundos do Brasil, Alemanha e Canadá vai visitar olivais e lagares, conhecendo de perto os produtores de azeite e todo o processo de produção. Durante a viagem terão ainda a oportunidade de experimentar a gastronomia local, onde o azeite tem um papel de destaque.

O Alentejo produz cerca de 76% do azeite em Portugal. Nos últimos 15 anos, a região ganhou mais 50 mil hectares de olival, facto determinante para o crescimento da produção nacional de azeite.

A visita de bloggers e jornalistas estrangeiros é organizada no âmbito do projeto de “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercado Externos”, com o qual o CEPAAL pretende reforçar a sua estratégia de promoção externa e dar a conhecer o Azeite do Alentejo e as empresas produtoras a novos mercados. O objetivo é contribuir para o aumento das exportações e da visibilidade coletiva deste produto e dinamizar a economia da região, conferindo uma maior competitividade ao setor.

Ao longo de 2018 estão ainda previstas várias ações de promoção e degustação de azeites junto de retalhistas, grossistas e consumidores, bem como a participação em certames estratégicos do setor alimentar nos países identificados como prioritários (Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Suécia e Dinamarca).

O projeto “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercado Externos” é co-financiado pelo Alentejo 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo. O investimento total é de 320.682 mil euros, dos quais 256.546 mil euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

 

Comente este artigo
Anterior EU farm policy rules to be further simplified
Próximo Extendido: Debate  sobre a governança comunitária de florestas nos países de língua portuguesa - até 23 de Dezembro 2017

Artigos relacionados

Últimas

Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 30 Julho a 5 Agosto 2018

[Fonte: Agricultura e Mar]
Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Aves
Deu-se um ligeiro decréscimo da cotação média nacional do frango abatido (65% – de 1100 a 1300 g) em relação à semana anterior, -4 cêntimos / Kg; […]

Nacional

Há 25 milhões para apoiar empresas afectadas pelos incêndios

[Fonte: Jornal De Negócios]

Há 25 milhões de euros em fundos europeus para apoiar as pequenas e médias empresas (PME) afectadas pelos incêndios do passado mês de Junho.
O anúncio foi feito esta sexta-feira, 21 de Julho, pelo Ministério do Planeamento e das Infra-estruturas, […]

Notícias Fertilizantes

Proyecto del Reglamento Europeo de Fertilizantes UE

AEFA organiza en Madrid la Jornada Técnica titulada ‘Proyecto del Reglamento Europeo de Fertilizantes UE.’
La Jornada se ha desarrollado durante el día 10 de noviembre en el Salón de Actos del Instituto de la Ingeniería de España (IIES) en Madrid. La mesa de ponentes ha estado compuesta por Victoria Cadahía Bielza, […]