CEPAAL mostra Azeite do Alentejo  a bloggers e jornalistas estrangeiros

CEPAAL mostra Azeite do Alentejo a bloggers e jornalistas estrangeiros

O Azeite do Alentejo vai estar em destaque esta semana durante uma visita de bloggers e jornalistas estrangeiros à região, organizada pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL).

Entre 13 e 15 de dezembro, o grupo de seis participantes oriundos do Brasil, Alemanha e Canadá vai visitar olivais e lagares, conhecendo de perto os produtores de azeite e todo o processo de produção. Durante a viagem terão ainda a oportunidade de experimentar a gastronomia local, onde o azeite tem um papel de destaque.

O Alentejo produz cerca de 76% do azeite em Portugal. Nos últimos 15 anos, a região ganhou mais 50 mil hectares de olival, facto determinante para o crescimento da produção nacional de azeite.

A visita de bloggers e jornalistas estrangeiros é organizada no âmbito do projeto de “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercado Externos”, com o qual o CEPAAL pretende reforçar a sua estratégia de promoção externa e dar a conhecer o Azeite do Alentejo e as empresas produtoras a novos mercados. O objetivo é contribuir para o aumento das exportações e da visibilidade coletiva deste produto e dinamizar a economia da região, conferindo uma maior competitividade ao setor.

Ao longo de 2018 estão ainda previstas várias ações de promoção e degustação de azeites junto de retalhistas, grossistas e consumidores, bem como a participação em certames estratégicos do setor alimentar nos países identificados como prioritários (Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Suécia e Dinamarca).

O projeto “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercado Externos” é co-financiado pelo Alentejo 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo. O investimento total é de 320.682 mil euros, dos quais 256.546 mil euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

 

Comente este artigo
Anterior EU farm policy rules to be further simplified
Próximo Extendido: Debate  sobre a governança comunitária de florestas nos países de língua portuguesa - até 23 de Dezembro 2017

Artigos relacionados

Comunicados

Future CAP : Eastern and Central European Countries in the driving seat

[Fonte: Farm Europe]
Farm Europe was delighted to take part and to contribute to the reflection of the 65th Meeting of the Representatives of Chambers of Agriculture of the Visegrad 4+ group (Czech Republic, Hungary, Poland, Slovakia, Slovenia, and Croatia). […]

Comunicados

Vinhos Portugueses Vencem Prémios em Moscovo

Os vinhos portugueses venceram dois prémios Grand Prix no concurso Prodexpo, para o Melhor Vinho Tinto, com a Casa Ermelinda Freitas, Merlot Reserva 2015, e Melhor Vinho Licoroso, com a Adega Cooperativa de Favaios, Moscatel Favaios Colheita 1999. Estas marcas competiram com milhares de vinhos de todo o mundo, […]

Comunicados

Empresas Portuguesas podem ter os seus produtos à venda em portais chineses

A BUYIN.PT – Comércio Electrónico, S.A., detentora da BuyinPortugal.pt, o e-Marketplace B2B das empresas exportadoras portuguesas, e as empresas YGA (Macau) International Information Technology CO., LTD, e Zhuhai Hengqin Bringbuys Network Technology CO., LTD, assinaram um protocolo de cooperação no passado dia 19 de junho, durante o Fórum Empresarial das Oportunidades de Negócios entre Portugal, […]