CEPAAL: Azeite do Alentejo em degustação na Califórnia

CEPAAL: Azeite do Alentejo em degustação na Califórnia

[Fonte: CEPAAL]

O CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo marca presença no Winter Fancy Food Show, a mais importante feira gastronómica da costa Oeste dos EUA

Moura, 14 de janeiro de 2019 – O Azeite do Alentejo está a participar, durante três dias, no Winter Fancy Food Show, evento gastronómico para profissionais que decorre em São Francisco, entre 13 e 15 de janeiro. Esta ação, uma iniciativa do CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, pretende dar a conhecer os azeites alentejanos aos empresários da indústria alimentar norte-americana, mais especificamente na costa Oeste dos Estados Unidos.

No stand do CEPAAL, é possível provar e degustar os azeites de quase três dezenas de produtores do Alentejo, região responsável pela produção de 78% do azeite nacional.

Com mais de 325 milhões de habitantes, os Estados Unidos estão a descobrir o potencial gastronómico e os benefícios do azeite, pelo que é considerado pelo CEPAAL um dos mercados prioritários no seu plano de promoção externa – a par de outras geografias como o Canadá, Dinamarca, Suécia, Alemanha, incluindo o Brasil, o maior mercado de exportação do azeite nacional.

“Pela sua dimensão, e mesmo que ainda represente uma fatia muito pequena das exportações de azeite, os Estados Unidos têm um potencial enorme. Por isso, no último ano, temos vindo a reforçar a nossa presença neste território. Em junho e julho do ano passado, estivemos na costa Este, em Nova Iorque, no Summer Fancy Food Show, e agora estamos na Califórnia para dar a conhecer a qualidade dos azeites do Alentejo”, refere Mariana Teles Branco, técnica de marketing e qualidade do CEPAAL.

Nesta 44ª edição do Winter Fancy Food Show, organizado pela Specialty Food Association no Moscone Center, o maior complexo de exposições na Califórnia, marcam presença mais de 1.400 expositores de todo o mundo e perto de 80.000 produtos.

Esta ação de promoção nos Estados Unidos insere-se no projeto de “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos”, com o qual o CEPAAL pretende reforçar a estratégia de promoção externa e dar a conhecer o Azeite do Alentejo e as empresas produtoras a novos mercados. O objetivo é contribuir para o aumento das exportações, dar visibilidade coletiva a este produto, dinamizar a economia da região e conferir maior competitividade ao setor.

O projeto “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos” é co-financiado pelo Alentejo 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo. O investimento total é de 320.682 euros, dos quais 256.546 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Sobre o CEPAAL

Sedeado em Moura, o CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo nasceu em 1999 e é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo valorizar e promover o Azeite do Alentejo dentro e fora de Portugal. Além de 27 produtores, tem entre os seus associados instituições ligadas ao sector olivícola e oleícola, incluindo organismos do Estado, municípios e universidades.

Comente este artigo
Anterior Mercadona aposta no kiwi português
Próximo Automação em Tractores Agrícolas na óptica de Sistemas de Agricultura de Precisão

Artigos relacionados

Comunicados

Azeite alentejano reconhecido no Japão

Azeites da Cooperativa Agrícola Moura e Barrancos premiados no Olive Japan 2019

Acabaram
de sair os resultados do concurso internacional ‘Olive Japan 2019’, que
reconheceu e homenageou os melhores azeites do mundo – tendo o Azeite Virgem Extra Premium e o Azeite Moura DOP da Cooperativa
Agrícola de Moura e Barrancos (CAMB) tendo sido novamente premiados, […]

Comunicados

Campanha 2017 – Calendários indicativos de pagamentos

Já se encontram disponíveis, para consulta, os calendários indicativos de pagamentos do Continente e Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, para a Campanha 2017.
Estes Calendários Indicativos de Pagamentos são provisórios e estão sujeitos a alterações decorrentes de situações excecionais. […]

Dossiers

Potencial da floresta portuguesa debatido em Live Lab com a academia

[Fonte: Celpa]

11 Dezembro, 2018

Um painel de luxo debateu no passado dia 12 de Dezembro o potencial da floresta portuguesa. No live lab Academia e Floresta participaram Abílio Pereira Pacheco, do INESC-TEC e Universidade do Porto, António Bento Gonçalves, da Universidade do Minho, Domingos Lopes, […]