Censos dos animais errantes avançam. Serão uma “tarefa ciclópica” que só terá fim em 2023

Censos dos animais errantes avançam. Serão uma “tarefa ciclópica” que só terá fim em 2023

Foi esta sexta-feira assinado em Sintra o protocolo para a realização dos “Censos dos Animais Errantes 2023”, numa parceria entre a Universidade de Aveiro, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e o Ministério do Ambiente e da Acção Climática.

Um ano depois do incêndio em Santo Tirso foi oficialmente apresentado o Programa Nacional para os Animais de Companhia e assinado o protocolo para a realização dos censos dos animais errantes. O evento contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes, que detém a pasta responsável pelo bem-estar animal.

O Programa Nacional para os Animais de Companhia surge depois de a tutela dos animais de companhia ter passado do Ministério da Agricultura para o Ministério do Ambiente. A iniciativa tem base em cinco passos essenciais, nomeadamente: conhecer os animais, esterilizar os errantes, promover a sua adopção, educar a população para que os actos cruéis diminuam e manter a participação de quem tem contribuído para a qualidade de vida dos animais (em especial as associações e abrigos de animais).

Segundo o ministro, é importante “conhecer os animais que temos em casa e os […]

Continue a ler este artigo no Público.

Comente este artigo
Anterior Governo garante que foram adotadas medidas de apoio ao setor leiteiro com aval das associações
Próximo Quatro anos depois, as mesmas perguntas - António Nunes

Artigos relacionados

Nacional

Relatório da CE: “UE completamente sem pesticidas não é um objectivo realista, incluindo na agricultura biológica, onde pode também ser utilizado um número limitado de pesticidas”

A Comissão Europeia publicou um relatório, que enviou ao Parlamento Europeu e ao Conselho. relativo à colocação dos produtos fitofarmacêuticos […]

Nacional

Adrepes recebe 1,259 milhões de euros de candidaturas no âmbito do DLBC Rural

A Adrepes – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal anuncia que recepcionou 21 candidaturas referentes ao DLBC Rural nos concursos encerrados no passado dia 14 de Fevereiro de 2020, […]

Últimas

Concurso Queijos de Portugal está de volta. Inscrições até 1 de Outubro de 2019

A 11.ª edição do Concurso Queijos de Portugal realiza-se nos próximos dias 10 e 11 de Outubro de 2019, em Tondela. […]