Foi esta sexta-feira assinado em Sintra o protocolo para a realização dos “Censos dos Animais Errantes 2023”, numa parceria entre a Universidade de Aveiro, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e o Ministério do Ambiente e da Acção Climática.
Um ano depois do incêndio em Santo Tirso foi oficialmente apresentado o Programa Nacional para os Animais de Companhia e assinado o protocolo para a realização dos censos dos animais errantes. O evento contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes, que detém a pasta responsável pelo bem-estar animal.
O Programa Nacional para os Animais de Companhia surge depois de a tutela dos animais de companhia ter passado do Ministério da Agricultura para o Ministério do Ambiente. A iniciativa tem base em cinco passos essenciais, nomeadamente: conhecer os animais, esterilizar os errantes, promover a sua adopção, educar a população para que os actos cruéis diminuam e manter a participação de quem tem contribuído para a qualidade de vida dos animais (em especial as associações e abrigos de animais).
Segundo o ministro, é importante “conhecer os animais que temos em casa e os […]