Missão 360: Defender a Terra é o Nosso Papel é o novo projecto de educação ambiental promovido pela CELPA – Associação da Indústria Papeleira e suas associadas. Em fase-piloto, o seu principal tema é a Economia Circular e conta com o apoio da Direcção Geral da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente.
Missão 360: Salvar a Terra é o nosso Papel a decorrer durante o corrente ano letivo, terá uma fase piloto em diversos agrupamentos escolares do primeiro e segundo ciclos nas regiões onde se situam as unidades industriais das associadas da CELPA: Aveiro, Constância, Figueira da Foz, Setúbal, Torres Novas, Viana do Castelo e Vila Velha de Rodão.
Os principais objetivos da Missão 360: Defender a Terra é o Nosso Papel passam por promover os princípios da Economia Circular junto das crianças (7-12 anos), das suas famílias e também das comunidades onde se inserem. Através do papel – produto que tem a grande vantagem de ser natural, ter uma base renovável, ser reciclável e biodegradável – e das práticas da própria indústria papeleira, são demonstradas as preocupações permanentes na otimização da produção de recursos, controlando os stocks finitos e equilibrando os fluxos de recursos renováveis.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Direção Geral da Educação (DGE) associam-se agora ao projeto, tendo sido assinado um protocolo com a CELPA – Associação da Indústria Papeleira no passado dia 12 de novembro de 2018 na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. A cerimónia, simbólica, contou com a presença do presidente da CELPA, Diogo da Silveira, assim como do seu diretor geral Carlos Amaral Vieira, do diretor geral da Direção Geral de Educação (DGE) José Vitor Pedroso e da Vogal do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) Mercês Ferreira.
A educação ambiental é parte integrante da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e constitui um documento de referência nas escolas públicas e privadas que integram o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, em convergência com o Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória e com as aprendizagens essenciais.
DGE e APA acompanharão a elaboração dos materiais pedagógicos e iniciativas do projeto. Ambas as entidades procederão também à divulgação dos materiais didático-pedagógicos junto das escolas, designadamente através dos seus sites e organismos ou serviços da tutela.
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