A Mercadona trabalha com a PrimoHorta desde 2022.
Com a evolução dos processos em fábrica e da sementeira, trabalhamos com este fornecedor de forma a prolongarmos a venda da nossa cebola nacional, de maio a março.
A PrimoHorta é uma organização de horticultores do Montijo com origem em 1999. O grupo, atualmente constituído por 11 produtores, estabeleceu uma relação com a Mercadona em 2022, colaborando de perto com a finalidade de “atingir os patamares de exigência e qualidade pedidos pelos clientes”, refere Paulo Leite, Gerente e Produtor.
As colheitas das cebolas são como… cebolas, têm camadas! A primeira camada começa com o processo de sementeira direta, através de semeadores de precisão, escolhendo as variedades acertadas para oferecer ao “Chefe” a melhor qualidade. Entre elas, estão as variedades Bigger, Makalu, Expression, Valero, Legend, entre outras!
Cebolas no campo da PrimoHorta, no Montijo.
A segunda camada seria a fase de crescimento. Aqui, “é essencial manter as cebolas saudáveis, com toda a segurança alimentar e sustentabilidade, que é o propósito da PrimoHorta”, destaca Gonçalo Coelho, Técnico de Campo. Assim que o ciclo de crescimento da cebola termina, a sua rama “tomba” e assim entra em “senescência”. Uma máquina corta a rama destas cebolas, que são deixadas a secar na terra para ficarem com mais casca. Este processo ajuda a cebola a conservar-se durante mais tempo.
Máquina a apanhar cebolas e palotes de madeira com cebolas a serem transportados até à fábrica.
A terceira camada é a colheita, na qual uma máquina apanha as cebolas. Estas são colocadas em palotes de madeira de forma que seja mais fácil secarem, já que a madeira absorve a humidade.
Se se tratar de cebolas precoces (colhidas em junho) ficam nos palotes para secarem durante mais alguns dias. Uma das particularidades destas cebolas precoces é que têm menos ácido pirúvico, ou seja, são mais doces e menos acídicas (portanto, fazem chorar menos!).
Máquina a colocar as cebolas nos palotes para serem levadas até à fábrica.
A quarta e última camada termina na fábrica. Depois de as cebolas ficarem nos palotes de madeira, ficam novamente a secar, desta vez debaixo de um folheiro para ganharem mais firmeza e mais 2/3 camadas.
De seguida, a cebola vai para um circuito, no qual se retira parte da raiz e o resto da rama, passando por um tapete com malhas para determinar o calibre de cada cebola, sendo depois arrumadas por calibre nos respetivos palotes.
Trabalhadores garantem a qualidade e o calibre das cebolas antes de serem embaladas.
Já no final do processo, as cebolas são novamente revistas de forma a garantir o calibre e a qualidade antes de serem embaladas – nas embalagens que já conhece. São colocadas nas caixas verdes reutilizáveis da Mercadona e distribuídas por todas as lojas para chegarem até aos nossos “Chefes” com a maior Qualidade.
Colaborador a repor as cebolas PrimoHorta na loja.
Sabia que cada cebola tem características diferentes, que podem ser otimizadas para a elaboração das suas receitas favoritas? Saiba como utilizar cada tipo de cebola!
Fonte: Mercadona