A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) lançou o terceiro vídeo documental do projeto “AGRO + EFICIENTE” (A+E), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), focado no cultivo das alfarrobeiras e das pitaias, culturas estratégicas para uma agricultura mais eficiente e sustentável na região.
De acordo com o comunicado de imprensa, este documentário, o último de uma série de três, mostra como a combinação de culturas com baixas exigências hídricas e técnicas agrícolas orientadas para a poupança de água é decisiva para uma agricultura mais resiliente à escassez hídrica que afeta, de forma recorrente, o Algarve.
Com base nesta abordagem, o projeto AGRO+EFICIENTE desenvolveu ensaios de rega deficitária controlada, associados à cobertura do solo, em culturas como a alfarrobeira e a pitaia. Segundo a nota de imprensa, trata de culturas de baixas necessidades hídricas que permanecem pouco estudadas no que respeita à rega nas condições edafoclimáticas do Algarve.
A comunicação explica ainda a alfarrobeira, cultura tradicional do Algarve, tem vindo a beneficiar da aplicação de rega, permitindo produções mais estáveis e de melhor qualidade. Já a pitaia, cultura emergente com crescente aceitação junto dos consumidores, afirma-se como uma alternativa relevante para a diversificação da agricultura algarvia.
O principal objetivo desta série documental é disseminar conhecimento científico e promover a transferência de inovação para o setor agrícola, reforçando a agricultura como um ativo estratégico para o futuro do Algarve.
O projeto A+E é uma parceria da CCDR Algarve, I.P., Universidade do Algarve (UAlg), Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), Centro de Competências da Dieta Mediterrânica (CCDM), Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), Associação Interprofissional para o Desenvolvimento da Produção e Valorização da Alfarroba (AIDA), Agrupamento de Produtores de Alfarroba e Amêndoa, CRL (AGRUPA), FRUSOAL – Frutas Sotavento Algarve, Lda, Fulgur IT, Lda, Nutribean, Lda, Mil Plantas – Produção e Comercialização de Plantas, Lda.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.















































