O município de Cascais já faz parte da rede internacional CityFood, que integra cidades de todos os continentes. A candidatura foi recentemente aprovada, tendo como base a estratégia Terras de Cascais.
Com esta estratégia, o município – através da Cascais Ambiente – pretende promover a agricultura urbana e a produção local de alimentos como alavanca de transformação para um sistema alimentar mais saudável e sustentável na cidade.
A participação da Cascais Ambiente nesta rede deverá contribuir para dinamizar a estratégia Terras de Cascais, bem como promover a rede CityFood em Portugal. Esta rede internacional visa acelerar a ação dos governos locais e regionais sobre os sistemas alimentares das cidades, contribuindo para a sustentabilidade e resiliência do território, através de uma combinação de orientações de políticas públicas e conhecimentos técnicos.
A experiência de Cascais no desenvolvimento da agricultura urbana remonta a 2009, com a criação do projeto Hortas de Cascais, cujo sucesso, marcado pela adesão constante e crescente da população, levou à estruturação de uma estratégia de dinamização do Ecossistema Agrícola do concelho.
Lançado em 2017, a estratégia Terras de Cascais promove a produção local, sazonal e biológica, o consumo consciente, a educação para a alimentação saudável, o empreendedorismo, a inclusão social e toda a dimensão ambiental associada.
Neste sentido, estão a ser desenvolvidos vários projetos com públicos-alvo distintos, que alavancam toda a cadeia de valor da agricultura urbana desde a produção até ao consumo.
Desta forma, Cascais reforça também o seu papel na prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente no que respeita ao objetivo 2, relacionado com segurança alimentar, melhoria da nutrição e promoção da agricultura sustentável; e ao objetivo 12, que passa por assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.