Candidaturas a apoios de 10 ME para instalação de jovens agricultores terminam hoje

Candidaturas a apoios de 10 ME para instalação de jovens agricultores terminam hoje

Os jovens agricultores têm até hoje para se candidatar a apoios à instalação em territórios de baixa densidade, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, com dotação global de 10 milhões de euros.

Em 20 de novembro, o Ministério da Agricultura anunciou a abertura de “dois avisos do PDR 2020 para apoio à instalação de jovens agricultores em territórios de baixa densidade, através de um prémio à primeira instalação e apoio ao respetivo investimento na exploração agrícola”.

Inicialmente a submissão de candidaturas terminava em 20 de janeiro, mas, posteriormente, este prazo foi prolongado até hoje.

Os dois avisos têm uma dotação global de 10 milhões de euros, sendo dois milhões de euros dos quais da medida “Jovens Agricultores”, que se destina à atribuição de prémios à instalação, e os restantes oito milhões de euros estão alocados à operação para “Investimento de jovens agricultores na exploração agrícola”.

Conforme ressalvou, na altura, o Ministério da Agricultura, estas medidas “são complementares”, implicando assim uma candidatura conjunta.

Citada no mesmo documento, a ministra da Agricultura afirmou, à data, que “este apoios pretendem aumentar a atratividade do setor agrícola aos jovens, fomentar a renovação e o rejuvenescimento das empresas agrícolas e das estrutura produtiva, a inovação, a qualidade e segurança alimentar, gerando riqueza e criando valor em territórios de baixa densidade”.

Segundo Maria do Céu Antunes, está previsto que os oito milhões de euros alavanquem 21 milhões de euros de investimento total.

Os beneficiários destas medidas são jovens agricultores com idades entre os 18 e os 40 anos, que se instalem, pela primeira vez, numa exploração.

Adicionalmente, tem que estar garantida a titularidade e a gestão direta da exploração agrícola durante, pelo menos, cinco anos.

O Programa de Desenvolvimento Rural de Portugal foi aprovado na sequência de decisão de Comissão Europeia em dezembro de 2014 e visa o apoio às atividades do setor agrícola assentes numa gestão eficiente dos recursos.

PDR2020: Prorrogação de candidaturas às operações de apoio a jovens agricultores

Comente este artigo
Anterior Preço da alfarroba quase triplicou desde 2017
Próximo Governo quer todos os animais errantes recenseados em 2022

Artigos relacionados

Dossiers

Votações abertas para eleger a Árvore Portuguesa do Ano 2021

Iniciam-se hoje, pelas 15 horas as votações para eleger a árvore que representará Portugal na edição europeia do Tree of the Year 2021. Até ao dia 23 de novembro todos podem escolher a sua árvore […]

Últimas

Agricultores revoltados pedem explicações à EDIA

O atraso na construção do Bloco de Rega de Vidigueira e Cuba levou a que diversos Agricultores se juntassem para […]

Últimas

Coruche – Observatório do Sobreiro e da Cortiça acolheu debate sobre Desenvolvimento Sustentável nas Comunidades Rurais

Com o objetivo de divulgar o Projeto RUSDELA e estimular o interesse sobre sustentabilidade, inovação social e economia verde junto dos intervenientes das comunidades, […]