A EFSA e a Comissão Europeia promoveram a campanha #NoBirdFlu num esforço conjunto de prevenção da Gripe Aviária, para garantir a sustentabilidade do setor avícola da UE. A gripe aviária pode devastar as populações de aves, perturbar as cadeias de abastecimento e prejudicar os meios de subsistência dos agricultores, além de terem um forte impacto na saúde pública.
Reforçar a importância da implementação de medidas simples de biossegurança especialmente em pequenas e médias explorações avícolas é essencial para a prevenção da doença.
Todos os indivíduos que interagem com uma exploração avícola — sejam trabalhadores, fornecedores ou visitantes — desempenham um papel importante na segurança das aves, devendo por isso observar as seguintes medidas de biossegurança:
Controlo do acesso
- Limite a entrada de pessoas, veículos, equipamentos e jaulas apenas quando necessário.
- Desinfete sempre todos os veículos e equipamentos, bem como as pessoas que entrem na exploração, sobretudo se tiveram contacto recente com aves de capoeira, resíduos ou aves selvagens.
- Use sempre roupa limpa e lave as mãos e o calçado sempre que entrar numa exploração.
Todas dentro, todas fora
- Introduza na exploração aves da mesma idade e ao mesmo tempo e, no final do ciclo retire-as em conjunto.
- Faça sempre uma limpeza completa entre os ciclos de produção.
Limpeza completa
- Limpe e desinfete regularmente todas as instalações, em especial após cada ciclo.
- Mantenha bem separadas as áreas “limpas” (em contacto com os animais) das áreas “sujas” (em contacto com o exterior).
Mantenha as aves selvagens afastadas da sua exploração
- Verifique se os telhados não têm aberturas, se as paredes não estão danificadas e com buracos e se as vedações estão seguras.
- Evite deslocar rações entre diferentes lotes e certifique-se de que não há água parada à volta da exploração, pois esta pode atrair aves selvagens.
- Proteja as áreas exteriores com rede ou vedação adequada e verifique regularmente se há buracos. Verifique ainda se necessário usar dispositivos dissuasores para afastar aves selvagens/outros animais.
Ração e água
- Nunca utilize rações expostas a sujidade, fezes ou humidade.
- Guarde a ração em recipientes fechados ou impermeáveis e os materiais de cama em locais cobertos para evitar a contaminação.
- Forneça água limpa e fresca.
Uma espécie, um espaço. Alojamentos separados
- Diferentes espécies de aves de capoeira – galinhas, patos e perus – devem ser mantidas em espaços separados, porque evita a transmissão de doenças entre espécies.
Veja os sinais
- Se notar algo de anormal – menor consumo de alimento ou água, mortes súbitas ou sinais de doença – informe de imediato o veterinário ou as autoridades locais.
Quanto mais cedo agir, maior será a probabilidade de interromper um surto de gripe aviária e proteger a sua exploração e as que lhe são outras próximas.
O artigo foi publicado originalmente em DGAV.












































