A Câmara Municipal de Seia, no distrito da Guarda, entrega esta semana aos apicultores do concelho armadilhas para controlar e evitar a criação de novos ninhos da vespa asiática.
Numa nota enviada à agência Lusa, a autarquia referiu que serão cedidas cerca de 900 armadilhas para os apicultores colocarem nos apiários com a função de mitigar a captura das abelhas.
Será ainda distribuído alimento para as colmeias. A autarquia precisou que serão entregues 3.700 quilogramas (kg) de alimento a 45 apicultores.
A medida, explicou a Câmara Municipal, insere-se na estratégia delineada pelo município para o combate da vespa velutina no concelho, tendo em vista o controlo de ninhos existentes e evitando, por outro, a criação e o desenvolvimento de novos ninhos.
A autarquia realçou que a vespa asiática representa efetivamente uma ameaça às explorações apícolas do concelho e da região, comprometendo a produção de mel e seus derivados.
De acordo com a Câmara de Seia, em 2023 foram destruídos no concelho 649 ninhos de vespa asiática.
A entrega das armadilhas e do alimento será feito esta semana e está enquadrada numa candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela.
O objetivo é a implementação de uma estratégia de prevenção contra a erradicação da vespa velutina na região das Beiras e Serra da Estrela.