CALCOB promove o seguro de rendimento da Batata junto dos seus associados

CALCOB promove o seguro de rendimento da Batata junto dos seus associados

CALCOB promove, esta sexta-feira, um encontro para a promoção do rendimento do seguro de batata. O esclarecimento será na sede da associação em PORTO CLÉRIGO | OLIVEIRA DO BAIRRO às 17h.

A Fileira da Batata não tinha, até agora, uma solução adequada que minimizasse os seus riscos de negócio. O tradicional seguro de colheitas está disponível há muitos anos, mas encontra-se desajustado às principais necessidades dos produtores.

Com o apoio da Porbatata – a principal organização do sector – foi desenvolvido uma solução que protege os produtores para quedas severas no seu rendimento, seja qual for a sua origem. Este novo seguro protege assim os produtores contra a variação de preços e de produção no mercado nacional qualquer que seja a relação e comportamento da produtividade e preço.

O produto foi desenvolvido pela Safe-Crop, uma agência de mediação e subscrição, que estará no evento para esclarecer as questões dos produtores.

Dado o seu caracter inovador, a CALCOB achou por bem promover uma sessão de esclarecimento.

De facto, este é o primeiro seguro de rendimento a operar em Portugal. A solução da Safe-Crop garante o rendimento previamente assegurado qualquer que seja a relação e comportamento da produtividade e preço. O seguro tradicional de colheitas apenas garante uma compensação para a produtividade, e apenas para fenómenos meteorológicos muito específicos.

O produto tem ainda outras especificidades. A avaliação de rendimento é baseada na variação dos índices de preços e de produção produzidos para o mercado nacional. Por isso, não há, de uma maneira geral, uma verificação in loco das produções.

A CALCOB – Cooperativa Agrícola de Oliveira do Bairro e Vagos, CRL, está localizada em pleno “coração” da Bairrada, uma zona com forte tradição agrícola. A sua atividade principal é a compra e venda de batata (semente e consumo) e hortícolas frescos e de IV Gama, procedendo à sua beneficiação: receção, escolha, seleção, calibragem, embalagem e expedição, produtos estes que coloca no mercado devidamente embalados e acondicionados.

A Bairrada é uma região onde o cultivo da batata tem uma grande expressão, já que o solo é recetivo e propício ao seu cultivo. O agricultor Bairradino trabalha em estreita relação com a CALCOB, não só para a venda da batata de consumo, mas também na compra da batata de semente, o que permite à CALCOB assegurar a qualidade do seu produto.

Marise Oliveira, Gerente e Responsável do Departamento de Qualidade na CALCOB, CRL

«Este seguro é um produto inovador e que pode ser uma mais-valia aos produtores de Batata da região. Os dados oficiais apontam para uma quebra de produção, face a 2019, de 5% e uma queda no preço superior a 20%, desde Maio. Com estes números em cima da mesa, torna-se óbvia a urgência de disponibilizar instrumentos de estabilização de rendimento aos produtores. A palavra final caberá aos nossos associados.»

Sérgio Ferreira, Presidente da Direcção da Porbatata

«A garantia de rendimento aos produtores de Batata era uma necessidade há muito sentida no sector. Pela primeira vez em Portugal, um produto agrícola tem uma proteção face às quedas de preço e de produtividade.

Com este produto a Porbatata cumpre a sua missão de apoio à produção da Batata Portuguesa com uma solução inovadora. Estamos confiantes na adesão do sector a esta ferramenta de gestão, há muito requerida pelo sector.»

Filipe Charters, sócio da Safe Crop

«Esta é a solução ideal para um produtor moderno que se quer centrar naquilo que faz de melhor: produzir. Queremos estar ao lado dos produtores – esta é apenas uma das nossas soluções.»

Comente este artigo
Anterior Conheça os vencedores do 9.º Concurso Universitário & Politécnico CAP - Cultiva o teu futuro - 20 de outubro - Santarém
Próximo CiB promove webinar sobre a necessidade de novas variedades GM para alimentação animal - 8 de outubro

Artigos relacionados

Nacional

“Transformações” causadas pelo Alqueva preocupam João Ferreira

O candidato presidencial apoiado pelo PCP dedicou esta segunda-feira, 28, “às questões da água e do ambiente” no distrito de Beja, onde se verificaram nos últimos anos “transformações muito significativas” no que tem sido “o uso da […]

Notícias fitofarmacêuticos

Consulta pública sobre a avaliação da adequação da legislação da UE em matéria de produtos fitofarmacêuticos e de resíduos de pesticidas (avaliação REFIT)

A presente consulta está aberta à participação de todos os cidadãos, independentemente de serem cidadãos europeus ou não. […]

Dossiers

Novo sistema ciclónico deverá formar-se sobre Portugal continental.

Este fim de semana será marcado pela presença de massas de ar quentes e estáveis, vindas do Atlântico subtropical, no entanto teremos uma mudança clara a partir de 3ª feira. […]