Boticas combate praga de vespa das galhas do castanheiro

Boticas combate praga de vespa das galhas do castanheiro

[Fonte: Gazeta Rural]

De forma a garantir o combate eficaz e evitar a propagação da praga de vespa das galhas do castanheiro, o Município de Boticas, através do Gabinete Técnico Florestal, com a colaboração da REFCAST – Associação Portuguesa da Castanha, realizou na passada quinta-feira, dia 16 de maio, largadas biológicas do inseto parasita “Torymus Sinensis”, nas freguesias de Ardãos e Bobadela, Sapiãos e Boticas e Granja.

Este inseto alimenta-se de larvas de vespa alojadas nos castanheiros, destruindo-as por completo, o que previne o alastramento da praga a zonas não infetadas, para além de que este tipo de intervenções não têm qualquer tipo de impacto em termos ambientais na biodiversidade local, uma vez que este parasita apenas ataca as larvas de vespa do castanheiro, preservando a vida das abelhas e outros insetos.

O Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, referiu que “apesar de não existir um grande número de soutos no Concelho, a autarquia mantêm-se atenta à evolução desta praga e, à semelhança do que aconteceu no ano passado, está a tomar medidas adequadas ao combate da vespa das galhas do castanheiro”.  

Durante esta semana estão previstas mais largadas do inseto “Torymus Sinensis” noutras freguesias do Concelho de Boticas.

Comente este artigo

O artigo Boticas combate praga de vespa das galhas do castanheiro foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Anterior Ministro Vieira da Silva abre Feira Internacional da Cortiça em Coruche
Próximo À quoi s’attendre pour le premier conseil de défense écologique?

Artigos relacionados

Formações

Baixo Alentejo abre pós-graduação em Sistemas de Informação Geográfica no Setor Florestal

[Fonte: Rádio Campanário] O Salão Nobre da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo recebeu esta segunda-feira. 29 de julho, a cerimónia de Apresentação da Pós-Graduação “Sistemas de Informação Geográfica (SIG) no Setor Florestal”, com a presença do Senhor Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, […]

Últimas

Agricultura vertical, contentores estufa e o futuro. Como a Jungle Greens quer salvar o mundo com vegetais e ervas aromáticas

[Fonte: Observador]
No parque de estacionamento do Jumbo de Sintra ouve-se uma criança pequena a falar com o pai: “põe-me ao colo que quero ver lá para dentro!”. O adulto lá acede ao pedido, levanta o filho e esta faz aquela típica “conchinha” […]

Nacional

Alimentaria 2019 gerou um potencial de negócio de 25 milhões de euros

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

A organização da Alimentaria&Horexpo faz um balanço muito positivo desta 15.ª edição em Lisboa. A mostra recebeu cerca de 800 empresas participantes, entre directas e representadas, das quais 38% eram internacionais.
Para a directora de área de feiras da FIL, […]