Boticas combate praga de vespa das galhas do castanheiro

Boticas combate praga de vespa das galhas do castanheiro

[Fonte: Gazeta Rural]

De forma a garantir o combate eficaz e evitar a propagação da praga de vespa das galhas do castanheiro, o Município de Boticas, através do Gabinete Técnico Florestal, com a colaboração da REFCAST – Associação Portuguesa da Castanha, realizou na passada quinta-feira, dia 16 de maio, largadas biológicas do inseto parasita “Torymus Sinensis”, nas freguesias de Ardãos e Bobadela, Sapiãos e Boticas e Granja.

Este inseto alimenta-se de larvas de vespa alojadas nos castanheiros, destruindo-as por completo, o que previne o alastramento da praga a zonas não infetadas, para além de que este tipo de intervenções não têm qualquer tipo de impacto em termos ambientais na biodiversidade local, uma vez que este parasita apenas ataca as larvas de vespa do castanheiro, preservando a vida das abelhas e outros insetos.

O Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, referiu que “apesar de não existir um grande número de soutos no Concelho, a autarquia mantêm-se atenta à evolução desta praga e, à semelhança do que aconteceu no ano passado, está a tomar medidas adequadas ao combate da vespa das galhas do castanheiro”.  

Durante esta semana estão previstas mais largadas do inseto “Torymus Sinensis” noutras freguesias do Concelho de Boticas.

Comente este artigo

O artigo Boticas combate praga de vespa das galhas do castanheiro foi publicado originalmente em Gazeta Rural

Anterior Ministro Vieira da Silva abre Feira Internacional da Cortiça em Coruche
Próximo À quoi s’attendre pour le premier conseil de défense écologique?

Artigos relacionados

Notícias Seguros

Governo alarga seguro vitícola de colheitas aos Açores e à Madeira

[Fonte: Vida Rural]
Os produtores de vinho das regiões autónomas dos Açores e da Madeira têm agora acesso ao seguro vitícola de colheitas.
A medida foi publicada em Diário da República esta semana e vai abranger mais de 2000 agricultores e cerca de 1500 hectares de plantação de vinhas nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira com o objetivo de “reduzir os custos relacionados com a contratação dos seguros vitícolas, […]

Últimas

Conferência e Fórum sobre Bio-Regiões

[Fonte: Voz do Campo]

A IN.N.E.R. – International Network of Eco Regions organiza a “Conferência Internacional sobre as Bio-Regiões” durante a 52ª Feira da AGRO, no dia 29 de março, pelas 14:30 horas. Já no dia 2 de abril a agricultura biológica, a sustentabilidade e as bio-regiões estarão em debate no Fórum Internacional sobre Bio-regiões, […]

Nacional

Atacar Seca já “rotineira” reclama medidas fora da “rotina”…

[Fonte: Gazeta Rural]

As condições climatéricas estão a impor a seca como um contexto dramaticamente já “rotineiro” em que a Agricultura é muito afectada.
Este ano, caso não chova em Abril e Maio, vão ficar comprometidas as Sementeiras de Primavera e Verão e afectadas vão ficar as Culturas Permanentes em Pomares, […]