Mercado Europeu
À entrada de uma semana com dois feriados em Espanha, o sinal de manutenção dado pelo país vizinho só pode ser interpretado como um bom sinal.
Também para a indústria portuguesa que tem aqui uma oportunidade de ganhar alguma margem numa semana de redução de abates em Espanha (depois de duas semanas mais curtas também em Portugal).
Outro bom sinal do mercado é que, pela primeira vez este ano, o norte e o sul da Europa caminham ao mesmo passo. No entanto, Alemanha e Holanda encontram condições para subir o preço dos porcos, tendo em conta a procura sustentável que se verifica nesta fase do ano, mas o acordo entre a produção e a indústria é que não se suba agora para ter de baixar no início do ano.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Tendência Geral:
Na Chiina, o Governo anunciou uma nova compra pública de carne de porco (10.000 toneladas), para ressuscitar um mercado que parece ter batido no fundo. Com este movimento também se torna evidente que a China não precisa de carne do resto do mundo. A boa notícia é que nos últimos dois meses a economia chinesa melhorou e deverá superar a meta dos 5% de crescimento (recorde-se que a China na segunda década deste sécula crescia a dois dígitos por ano), notando-se um aumento das vendas de todos os produtos, indicando que (só agora) os consumidores chineses estão a sair da depressão do pós-covid.
Fonte: FPAS
Bolsa do Porco – Semana 45/2023 – 2,302€ (Descida de 0,020€)