Mercado Europeu
O mercado mantém a sua tendência de baixa por mais uma semana e os produtores e matadouros persistem na sua luta para descer os porcos o menos possível e tentar manter a carne.
Com efeito, depois da Península Ibérica já estar nivelada com o preço do centro da Europa, agora a pressão vem do aumento dos pesos ao abate, bastante característico desta altura de fim do verão com os porcos a crescer muito rápido.
Do lado da produção, continua a afirmar-se que, apesar da subida dos pesos ao abate, a oferta continua a não ser abundante e não se justifica que a as descidas continuem depois das sucessivas sessões em queda nas semanas anteriores.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

Tendência geral:
No resto da Europa, a estabilidade dos preços continua a reinar nos países do norte do continente, enquanto os do sul continuam a baixar.
Os preparativos da campanha de consumo do Natal parece que se iniciaram no norte e no centro europeu, sobretudo com um renascimento da procura da indústria transformadora, mas este movimento é ainda muito incipiente, mas ainda assim nota-se que as festividades estão cada vez mais próximas.
O positivo é que na Alemanha o mercado do porco vivo parece mais tranquilo do que a carne: a oferta de porcos continua elevada, mas começa a conter-se e, acima de tudo, os atrasos dos abates que aconteceram em algumas regiões, provocados pelo feriado da semana passada, começa a reabsorver-se. Já no mercado da carne a situação ainda é tensa.
Fonte: FPAS
Bolsa do Porco – Semana 38/2025 – 2,242€ (Descida de 0,040 euros)










































