Mercado Europeu
O índice de preços da carne da FAO em setembro situou-se num valor médio de 119,6 pontos (+0,4% do que em agosto e +4,8% do que há um ano).
O aumento deveu-se ao crescimento dos preços da carne de aves de capoeira, refletindo a forte procura do Brasil, após um relaxamento das restrições comerciais relativas à Dença de Newcastle.
Os preços da carne bovina mantiveram-se estáveis, uma vez que não há excesso de carne nos principais mercados exportadores.
Também os preços da carne de porco se mantiveram em todo o mundo durante o mês de setembro. A procura esteve equilibrada com a oferta, graças à procura interna no mercado europeu.
Os preços da carne ovina caiu ligeiramente, devido à persistência da baixa procura importadora da China.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Tendência geral:
A discussão nas bolsas europeis tem estado na casa dos milésimos e se se deve ou não retirar pressão sobre os matadouros.
As espadas continuam levantadas para a próxima semana, porque se esper que França tente agora a estabilização de preços, mas há que ter em conta que o peso em vivo ao abate subiu 1,5 quilos até esta semana, o que sugere que o peso da carcaça volte a subir na próxima semana.
Fonte: FPAS
Bolsa do Porco – Semana 37/2024 – 2,447€ (Descida de 0,030€)