Mercado Europeu
15 semanas em Espanha e 16 semanas em Portugal de manutenções, uma tendência que também já se estabilizou por toda a Europa e agora com a novidade dos mercados do norte da Europa estare a cotizar ao nível de Espanha, excetuando Dinamarca que nivela com os preços dos EUA e assim mantém os seus níveis de exportação para a China.
Falando nos EUA, parecem ter disparado nas últimas semanas, apesar de haver ainda muita oferta de porcos, graças ao aumento do consumo interno e aumento da exportação para o México e Ásia.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Tendência Geral:
O índice de preços da carne da FAO situou-se em junho numa média de 117,9 pontos, praticamente sem variação comparativamente com maio, devendo-se a que os aumentos de preços das carnes de frango e porco se vão compensando com a diminuição de preços das carnes de bovino, ovinos e caprinos. Em comparação com o valor do ano passado, o índice baixou 8,1 pontos. Os preços da carne de aves continua em subida devido a uma procura extremamente elevada na Ásia oriental e problemas de gripe aviária em vários países exportadores. Os preços da carne de porco subiram, impulsionados pela persistente escassez de oferta nas zonas produtoras (como a UE). Contrariamente, os preços da carne de vaca desceram por haver excesso de oferta, nomeadamente na Austrália.
Fonte: FPAS