Mercado Europeu:
Já vamos para a quarta semana de manutenção em Portugal, Espanha e França e sétima semana pelo norte da Europa. No caso da Alemanha são dois meses de estabilidade com a Páscoa pelo meio, o que é bastante assinalável e mesmo a subida de pesos ao abate que se foi verificando no início de abril estabilizou-se, o que deixa antever que no início de maio poderemos ter ainda menos porcos no mercado, com a oportunidade do mercado da carne poder ganhar margens com o consumo a subir de acordo com a temperatrura.
Mas, até ver, nada mais há a comentar de diferente em relação às semanas anteriores: equilíbrio entre a oferta e a procura com os matadouros a verem melhorada (ligeiramente) a sua situação.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Tendência Geral:
A Alemanha vai ditar o que se passará no mercado nas semanas vindouras. Espanha tem uma situação confortável, onde a produção poderia subir os preços, mas a indústria perderia competitividade com os parceiros europeus. Nesse sentido, assim que a chuva deixar a Europa do norte, poderá haver um novo impulso no mercado europeu.
As exportações deverão manter o clima morno que têm registado já há quase dois anos e, apesar de não se prever alteração do cenário para 2024, são importantes os sinais que chegam da China com subida do preço interno e a primeira quebra de volume de abates em 4 anos. No primeiro trimestre de 2024 registou-se uma descida de 5% por comparação com o período homólogo no ano anterior.
Fonte: FPAS