INE: Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Maio de 2019

INE: Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Maio de 2019

[Fonte: INE: publicações]

Boletim Mensal da Agricultura e Pescas divulga um conjunto de informação conjuntural relativa ao sector primário. A estrutura desta publicação proporciona, através de dados, gráficos e tabela disponibilizados, uma oportunidade de acompanhar estas temáticas e analisar a evolução através das séries cronológicas apresentadas. A análise qualitativa é acompanhada por alguns elementos gráficos.

Previsões Agrícolas

As previsões agrícolas, em 30 de abril, apontam para alguma recuperação das produtividades nos cereais de outono/inverno, que beneficiaram das condições meteorológicas na fase de enchimento do grão. Estimam-se diminuições de 10% no trigo mole, cevada e aveia e de 15% no trigo duro e triticale, face a 2018. Na batata prevê-se um aumento da área plantada (+4% em termos globais), ao qual não será alheio o aumento dos preços pagos ao produtor. Quanto às culturas de primavera, as sementeiras e plantações têm decorrido com normalidade, antecipando-se um aumento da área instalada de tomate para a indústria (+3%) e a manutenção da área de arroz.
Na cereja, o desenvolvimento inicial e a floração decorreram sem problemas, perspetivando-se um rendimento unitário bastante superior à média do último quinquénio (+35%).

Gado, aves e coelhos abatidos

O peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo em março de 2019 foi 37 191 toneladas, o que correspondeu a um decréscimo de 5,2% (+2,1% em fevereiro), devido ao menor volume de abate registado nos bovinos (-5,0%), suínos (-1,9%), ovinos (-60,7%) e caprinos (-60,6%). O peso limpo total de aves e coelhos abatidos e aprovados para consumo foi 28 245 toneladas, o que representou um decréscimo de 4,8% (+1,7% em fevereiro), devido ao menor volume de galináceos (-7,1%), patos (-8,6%), codornizes (-18,9%) e coelhos (-3,4%).

Produção de aves e ovos

O volume de produção de frango apresentou um acréscimo de 1,3% (+8,1% em fevereiro), com 26 850 toneladas e a produção de ovos de galinha para consumo teve também um aumento de 1,1% (+0,9% em fevereiro), com
9 253 toneladas produzidas.

Produção de leite e produtos lácteos

A recolha de leite de vaca foi 165,5 mil toneladas, o que indica um decréscimo de 1,9%, mantendo a tendência do mês anterior (-2,2% em fevereiro). A produção total de lacticínios seguiu a mesma tendência com um decréscimo de 3,1% (-3,2% em fevereiro), devido à redução da generalidade dos produtos lácteos no mês em análise.

Pescado capturado

O volume de capturas de pescado em Portugal aumentou 68,4% (+34,2% em fevereiro), justificado sobretudo pela maior captura de peixes marinhos, nomeadamente carapau e biqueirão. Às 7 195 toneladas de pescado correspondeu uma receita de 22 950 mil euros, valor que representou um acréscimo de 39,0% (+22,4% em fevereiro). O preço médio do pescado descarregado foi 3,07 Euros/kg, ou seja, um decréscimo de 17,8% (-10,4% em fevereiro).

Preços e índices de preços agrícolas

Em abril de 2019, as variações mais significativas em módulo no índice de preços de produtos agrícolas no produtor foram observadas na batata (+132,5%), ovinos e caprinos (+6,8%), azeite a granel (-24,2%), ovos (-17,6%) e hortícolas frescos (-5,8%).

Em comparação com o mês anterior, as variações de maior amplitude verificaram-se nos suínos (+14,5%), hortícolas frescos (-8,0%) e ovos (-7,9%).

Em março de 2018, o índice de preços de bens e serviços de consumo corrente (INPUT I) aumentou 1,6%, enquanto o índice de preços de bens e serviços de investimento (INPUT II) aumentou 1,1%. Relativamente ao mês anterior, observaram-se igualmente acréscimos de 0,4% e de 0,2% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente e no índice de preços de bens e serviços de investimento, respetivamente.

→Consulte aqui o documento←

Comente este artigo

O artigo INE: Boletim Mensal da Agricultura e Pescas - Maio de 2019 foi publicado originalmente em INE: publicações.

Anterior ICNF passa a ser presidido por Nuno Banza
Próximo INE: Chuvas promovem desenvolvimento vegetativo das pastagens e forragens

Artigos relacionados

Internacional

El FEGA recibe en 2019 menos número de solicitudes de la PAC pero la superficie declarada aumenta

[Fonte: Agropopular – UE]

El Fondo Español de Garantía Agraria (FEGA) ha recibido de nuevo en 2019 menos solicitudes únicas de ayudas de la Política Agraria Común (PAC) que en años anteriores, aunque la superficie agrícola total declarada es mayor, […]

Sugeridas

Carne Mertolenga adere ao Agroportal

A Carne Mertolenga adere ao Agroportal. O Agrupamento de Produtores de Bovinos Mertolengos, através da recém adquirida parceria anual, dará a conhecer as actividades das estruturas envolvidas na Carne Mertolenga.

Comunicados

Press release – North Sea cod fisheries: MEPs end time-at-sea limits

North Sea cod fishermen will be able to land every catch – not just cod – more easily following Parliament’s green light on Tuesday. The updated regulation will remove limits on the number of days a vessel can spend in a fishing area and thus remove all obstacles to complying with the landing obligation in full. […]