Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Novembro de 2019

Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Novembro de 2019

Previsões Agrícolas

As previsões agrícolas, em 31 de outubro, apontam para aumentos significativos na produção de maçã (+35%, face à campanha anterior) e de amêndoa (+55%), resultado de condições meteorológicas favoráveis e da entrada em produção de pomares novos. Também se prevê aumento de produtividades nos olivais para produção de azeitona para azeite (+20%), com os olivais tradicionais a responderem positivamente à precipitação de meados do mês. Para a castanha, cuja apanha começou este mês, estima-se um aumento de produção de 5%. Em sentido contrário, preveem-se reduções na produção de pera e kiwi (-5%). Na vinha, a produção deverá ser semelhante à alcançada na vindima anterior, apesar da heterogeneidade em termos regionais.

Nas culturas anuais, destaque para o tomate para a indústria, cuja produção deverá ser superior a 1,4 milhões de toneladas, numa campanha com produtividades médias a rondar as 95 toneladas por hectare, ao nível das melhores de sempre. No milho de regadio a produção deverá rondar as 700 mil toneladas, próxima da alcançada na campanha anterior. Já no arroz, essencialmente devido às temperaturas pouco elevadas e baixa luminosidade, espera-se uma diminuição de 5% na produção.

Gado, aves e coelhos abatidos

O peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo em setembro de 2019 foi 37 802 toneladas, o que correspondeu a um acréscimo de 6,7% (-6,7% em agosto), devido ao maior volume de abate registado nos bovinos (+0,6%), suínos (+8,0%), ovinos (+32,5%) e caprinos (+9,4%). O peso limpo total de aves e coelhos abatidos e aprovados para consumo foi 29 156 toneladas, o que representou um acréscimo de 4,5% (-2,4% em agosto), devido ao maior volume de galináceos (+4,0%), perus (+3,0%), patos (+18,9%), codornizes (+19,3%) e coelhos (+18,3%) abatidos.

Produção de aves e ovos

O volume de produção de frango teve um aumento de 1,7% (-2,3% em agosto), com 28 737 toneladas e a produção de ovos de galinha para consumo seguiu idêntica tendência com um acréscimo de 1,5% (-2,9% em agosto), correspondente a 8 770 toneladas produzidas.

Produção de leite e produtos lácteos

A recolha de leite de vaca foi 145,8 mil toneladas, o que indica um aumento de 2,7% (+1,4% em agosto). O fabrico de produtos lácteos diminuiu 6,3% (-11,5% em agosto), devido à redução do volume de leite para consumo (-11,8%).

Pescado capturado

O volume de capturas de pescado em Portugal diminuiu 8,0% (-15,5% em agosto), justificado pela menor captura de moluscos como o berbigão e de peixes marinhos (nomeadamente sardinha, atuns e biqueirão). Às 18 256 toneladas de pescado correspondeu uma receita de 28 066 mil euros, valor que representou um decréscimo de 5,8% (-2,9% em agosto). O preço médio do pescado descarregado foi 1,52 Euros/kg, ou seja, um aumento de 4,2% (+14,9% em agosto).

Preços e índices de preços agrícolas

Em outubro de 2019, as variações mais significativas, em módulo, no índice de preços de produtos agrícolas no produtor foram observadas nos suínos (+23,7%), batata (-30,9%), azeite a granel (-19,4%) e hortícolas frescos (-13,0%).

Em comparação com o mês anterior, as variações de maior amplitude verificaram-se nos frutos (+13,3%), plantas e flores (+9,3%), ovos (+7,1%), hortícolas frescos (-13,1%) e aves de capoeira (-5,7%).

Em setembro de 2019, o índice de preços de bens e serviços de consumo corrente (INPUT I) decresceu 0,5%, enquanto o índice de preços de bens e serviços de investimento (INPUT II) aumentou 1,9%. Relativamente ao mês anterior, assistiu-se a um decréscimo de 0,2% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente; no índice de preços de bens e serviços de investimento não foi observada qualquer variação.

→ Consulte aqui o documento ←

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em INE: publicações.

Anterior Nova embalagem da Tetra Pak é lançada no mercado pela Lactogal que mostra assim o seu compromisso com a sustentabilidade
Próximo PAN quer criação de locais de acolhimento de equídeos abandonados

Artigos relacionados

Nacional

“É possível que haja uma taxa comum sobre as empresas na União Europeia”, diz José Manuel Fernandes, eurodeputado do PSD

José Manuel Fernandes fala sobre as negociações da agenda estratégica da UE, a liderança da Comissão Europeia — onde defende Weber –, […]

Últimas

CAP contra taxas sobre as madeiras e a produção animal

As propostas para taxar as madeiras e as carnes, profundamente demagógicas e infundadas, terão impacto fortemente negativo na […]

Nacional

Quer criar uma horta biológica? O Alegro de Alfragide explica como

Com o objetivo de promover uma alimentação saudável e biológica, o centro comercial Alegro Alfragide vai promover, ao longo de um mês, […]