Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Novembro de 2019

Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Novembro de 2019

Previsões Agrícolas

As previsões agrícolas, em 31 de outubro, apontam para aumentos significativos na produção de maçã (+35%, face à campanha anterior) e de amêndoa (+55%), resultado de condições meteorológicas favoráveis e da entrada em produção de pomares novos. Também se prevê aumento de produtividades nos olivais para produção de azeitona para azeite (+20%), com os olivais tradicionais a responderem positivamente à precipitação de meados do mês. Para a castanha, cuja apanha começou este mês, estima-se um aumento de produção de 5%. Em sentido contrário, preveem-se reduções na produção de pera e kiwi (-5%). Na vinha, a produção deverá ser semelhante à alcançada na vindima anterior, apesar da heterogeneidade em termos regionais.

Nas culturas anuais, destaque para o tomate para a indústria, cuja produção deverá ser superior a 1,4 milhões de toneladas, numa campanha com produtividades médias a rondar as 95 toneladas por hectare, ao nível das melhores de sempre. No milho de regadio a produção deverá rondar as 700 mil toneladas, próxima da alcançada na campanha anterior. Já no arroz, essencialmente devido às temperaturas pouco elevadas e baixa luminosidade, espera-se uma diminuição de 5% na produção.

Gado, aves e coelhos abatidos

O peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo em setembro de 2019 foi 37 802 toneladas, o que correspondeu a um acréscimo de 6,7% (-6,7% em agosto), devido ao maior volume de abate registado nos bovinos (+0,6%), suínos (+8,0%), ovinos (+32,5%) e caprinos (+9,4%). O peso limpo total de aves e coelhos abatidos e aprovados para consumo foi 29 156 toneladas, o que representou um acréscimo de 4,5% (-2,4% em agosto), devido ao maior volume de galináceos (+4,0%), perus (+3,0%), patos (+18,9%), codornizes (+19,3%) e coelhos (+18,3%) abatidos.

Produção de aves e ovos

O volume de produção de frango teve um aumento de 1,7% (-2,3% em agosto), com 28 737 toneladas e a produção de ovos de galinha para consumo seguiu idêntica tendência com um acréscimo de 1,5% (-2,9% em agosto), correspondente a 8 770 toneladas produzidas.

Produção de leite e produtos lácteos

A recolha de leite de vaca foi 145,8 mil toneladas, o que indica um aumento de 2,7% (+1,4% em agosto). O fabrico de produtos lácteos diminuiu 6,3% (-11,5% em agosto), devido à redução do volume de leite para consumo (-11,8%).

Pescado capturado

O volume de capturas de pescado em Portugal diminuiu 8,0% (-15,5% em agosto), justificado pela menor captura de moluscos como o berbigão e de peixes marinhos (nomeadamente sardinha, atuns e biqueirão). Às 18 256 toneladas de pescado correspondeu uma receita de 28 066 mil euros, valor que representou um decréscimo de 5,8% (-2,9% em agosto). O preço médio do pescado descarregado foi 1,52 Euros/kg, ou seja, um aumento de 4,2% (+14,9% em agosto).

Preços e índices de preços agrícolas

Em outubro de 2019, as variações mais significativas, em módulo, no índice de preços de produtos agrícolas no produtor foram observadas nos suínos (+23,7%), batata (-30,9%), azeite a granel (-19,4%) e hortícolas frescos (-13,0%).

Em comparação com o mês anterior, as variações de maior amplitude verificaram-se nos frutos (+13,3%), plantas e flores (+9,3%), ovos (+7,1%), hortícolas frescos (-13,1%) e aves de capoeira (-5,7%).

Em setembro de 2019, o índice de preços de bens e serviços de consumo corrente (INPUT I) decresceu 0,5%, enquanto o índice de preços de bens e serviços de investimento (INPUT II) aumentou 1,9%. Relativamente ao mês anterior, assistiu-se a um decréscimo de 0,2% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente; no índice de preços de bens e serviços de investimento não foi observada qualquer variação.

→ Consulte aqui o documento ←

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em INE: publicações.

Anterior Nova embalagem da Tetra Pak é lançada no mercado pela Lactogal que mostra assim o seu compromisso com a sustentabilidade
Próximo PAN quer criação de locais de acolhimento de equídeos abandonados

Artigos relacionados

Comunicados

Estão abertas a candidaturas ao Pedido Único

Arranca hoje, 1 de Março,  o primeiro dia de apresentação das candidaturas ao Pedido Único (PU), para o ano de 2017. […]

Últimas

Lista Vermelha de espécies ameaçadas tem 1.840 novas entradas

A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) apresentou a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas atualizada, esta terça-feira, com mais 1.840 novas entradas, […]

Candidaturas e pagamentos

PDR2020: Instalação de Sistemas Agroflorestais

Operação 8.1.2 – Instalação de Sistemas Agroflorestais (3º Anúncio) […]