Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    food fork knife

    Metade das crianças no sul de Angola sofre desnutrição crónica – estudo

    CNA

    Delegação de viticultores vai a Lisboa reclamar medidas urgentes para o Douro

    Governo com 6 ME para apoiar explorações agrícolas afetadas pelo mau tempo

    navio contentores mar

    Bruxelas vai voltar a contactar equipa americana. “Não queremos uma guerra comercial com os EUA”

    José Fernandes Cedida

    Tarifas: UE deve ser paciente a negociar mas ripostar se necessário – ministro da Agricultura

    José Fernandes Cedida

    “Firmeza tranquila”. A receita de José Manuel Fernandes para lidar com Trump

    PAC pode tornar-se “uma sigla vazia”

    Nascimento Cabral defende agricultores e reforço da PAC

    Jose Fernandes

    Ministro da Agricultura pede apoio da Comissão Europeia ao plano para o Douro

  • Opinião

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

    Filipe Corrêa Figueira

    Alqueva está em Seca

    Georgete Felix

    Simplificação ESG: retrocesso ou otimização? Que implicações para o setor agrícola?

    Portugal entre dois mundos: a agricultura como chave para o futuro

    António Covas

    O programa agroecológico e as contradições da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Gripe Aviária: um risco que importa minimizar

    Bruno Carvalho e Fernando Portela

    Kiwi português, um setor em crescimento com desafios por superar

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    fnop logo

    6.º Boletim Informativo “FNOPInforma”

    14/07/2025

    Cotações – Suínos – 7 a 13 de julho de 2025

    14/07/2025

    Cotações – Ovinos e Caprinos – 7 a 13 de julho de 2025

    14/07/2025

    Cotações – Coelhos – 7 a 13 de julho de 2025

    14/07/2025

    Cotações – Aves e Ovos – 7 a 13 de julho de 2025

    14/07/2025

    Governo com 6 ME para apoiar explorações agrícolas afetadas pelo mau tempo

    14/07/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    food fork knife

    Metade das crianças no sul de Angola sofre desnutrição crónica – estudo

    CNA

    Delegação de viticultores vai a Lisboa reclamar medidas urgentes para o Douro

    Governo com 6 ME para apoiar explorações agrícolas afetadas pelo mau tempo

    navio contentores mar

    Bruxelas vai voltar a contactar equipa americana. “Não queremos uma guerra comercial com os EUA”

    José Fernandes Cedida

    Tarifas: UE deve ser paciente a negociar mas ripostar se necessário – ministro da Agricultura

    José Fernandes Cedida

    “Firmeza tranquila”. A receita de José Manuel Fernandes para lidar com Trump

    PAC pode tornar-se “uma sigla vazia”

    Nascimento Cabral defende agricultores e reforço da PAC

    Jose Fernandes

    Ministro da Agricultura pede apoio da Comissão Europeia ao plano para o Douro

  • Opinião

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

    Filipe Corrêa Figueira

    Alqueva está em Seca

    Georgete Felix

    Simplificação ESG: retrocesso ou otimização? Que implicações para o setor agrícola?

    Portugal entre dois mundos: a agricultura como chave para o futuro

    António Covas

    O programa agroecológico e as contradições da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Gripe Aviária: um risco que importa minimizar

    Bruno Carvalho e Fernando Portela

    Kiwi português, um setor em crescimento com desafios por superar

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    fnop logo

    6.º Boletim Informativo “FNOPInforma”

    14/07/2025

    Cotações – Suínos – 7 a 13 de julho de 2025

    14/07/2025

    Cotações – Ovinos e Caprinos – 7 a 13 de julho de 2025

    14/07/2025

    Cotações – Coelhos – 7 a 13 de julho de 2025

    14/07/2025

    Cotações – Aves e Ovos – 7 a 13 de julho de 2025

    14/07/2025

    Governo com 6 ME para apoiar explorações agrícolas afetadas pelo mau tempo

    14/07/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
Tribunal de Contas Europeu

Biocombustíveis da UE não têm um futuro brilhante

por Agroportal
13-12-2023 | 17:05
em Últimas, Internacional
Tempo De Leitura: 5 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

UE deu 430 milhões de euros, sobretudo para investigação, mas os biocombustíveis avançados demoram a chegar ao mercado

Política europeia de biocombustíveis não tem uma perspetiva de longo prazo

Biocombustíveis ainda não são competitivos, nem sempre respeitam o ambiente e a falta de biomassa não permite aumentar a produção
O futuro dos biocombustíveis não é claro e está cheio de obstáculos, alerta o Tribunal de Contas Europeu (TCE) num relatório publicado hoje. Por um lado, a falta de uma perspetiva a longo prazo reduz a segurança do investimento. Por outro, as questões de sustentabilidade, a corrida à biomassa e os custos elevados limitam a utilização de biocombustíveis.

Os biocombustíveis (ou seja, combustíveis obtidos a partir de produtos vegetais) são vistos como uma alternativa aos combustíveis fósseis (obtidos a partir do petróleo), para ajudar a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa nos transportes e melhorar a segurança do abastecimento na União Europeia (UE). Entre 2014 e 2020, a UE deu cerca de 430 milhões de euros para financiar projetos de investigação e promover os biocombustíveis. Mas passar da investigação em laboratório para a fase de produção pode demorar pelo menos uma década. Além disso, a política, a legislação e as prioridades da UE nesta área mudaram várias vezes, o que tornou o setor menos apetecível e influenciou as decisões dos investidores.

“Pretende–se que os biocombustíveis ajudem a UE a tornar–se neutra do ponto de vista climático e a reforçar a sua soberania energética. Só que, com a sua atual política nesta área, a União está a navegar à vista e arrisca–se a não chegar a bom porto“, afirma Nikolaos Milionis, Membro do TCE responsável pela auditoria.

O TCE destaca em especial a falta de um roteiro claro. Vejamos a aviação: é um setor difícil de eletrificar, pelo que os biocombustíveis avançados podem ser uma boa aposta para a sua descarbonização. A nova legislação aprovada em 2023 (“ReFuelEU Aviação”) estabeleceu o nível exigido de combustível de aviação sustentável (incluindo biocombustíveis) para 2030 em 6% (ou seja, cerca de 2,76 milhões de toneladas de equivalente de petróleo). No entanto, atualmente, a capacidade de produção potencial da União mal chega a um décimo desse valor. E ainda não existe um roteiro ao nível da UE sobre a forma de acelerar a produção, ao contrário do que acontece nos Estados Unidos da América. O futuro dos biocombustíveis no transporte rodoviário também não é nada claro. A forte aposta nos automóveis elétricos, combinada com o fim anunciado dos novos automóveis a gasolina e gasóleo até 2035, pode significar que os biocombustíveis não têm um futuro em grande escala no transporte rodoviário da União.

O TCE chama também a atenção para três grandes dificuldades que os biocombustíveis enfrentam na prática: a sustentabilidade, a falta de biomassa e o custo.

Os benefícios ambientais dos biocombustíveis são muitas vezes exagerados. Por exemplo, os que são produzidos a partir de matérias-primas que precisam de terras de cultivo (talvez implicando desflorestação) podem prejudicar a biodiversidade, o solo e a água. Esta situação levanta, é claro, questões éticas sobre o que deve ser prioritário: os combustíveis ou os alimentos?

Além disso, a falta de biomassa limita a utilização de biocombustíveis. A Comissão Europeia esperava que os biocombustíveis tornassem a UE menos dependente de energia importada. Mas a realidade é que se tornou muito mais dependente (por exemplo, de óleos alimentares usados vindos da China, do Reino Unido, da Malásia e da Indonésia) devido ao aumento da procura de biomassa ao longo dos anos. É um facto que os biocombustíveis competem com outros setores pelas matérias-primas, especialmente com o setor alimentar, mas também com os setores dos cosméticos, farmacêutico e dos bioplásticos.

Por último, como os biocombustíveis são mais caros do que os combustíveis fósseis, ainda não são viáveis do ponto de vista económico. Neste momento, é mais barato comprar licenças de emissão de dióxido de carbono (CO2) do que reduzir as emissões através do uso de biocombustíveis (que as políticas orçamentais dos países da UE nem sempre favorecem).

Por todos estes motivos, a utilização de biocombustíveis avançados está a crescer mais lentamente do que se esperava. Como a lei exige, todos os países da UE aplicaram obrigações aos fornecedores de combustíveis para garantir uma quota de energias renováveis de, pelo menos, 10% até 2020 no transporte rodoviário e ferroviário e 14% em todos os modos de transporte até 2030. No entanto, a maioria dos países (entre os quais a Grécia, a Polónia, a Roménia, França e Espanha, só para citar alguns) não cumpriu as suas metas em 2020.

Informações de contexto

Os biocombustíveis são definidos na última Diretiva da UE relativa a energias renováveis como “combustíveis líquidos para transportes, produzidos a partir de biomassa”. Devem cumprir certos critérios de sustentabilidade. A maior parte dos utilizados na União em 2021 (sobretudo etanol e biodiesel) tinham origem em culturas agrícolas.

O Relatório Especial 29/2023, Apoio da UE aos biocombustíveis sustentáveis nos transportes – Um caminho pouco claro a seguir, está disponível no sítio Web do TCE.

Artigo publicado originalmente em Tribunal de Contas Europeu.

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Governo e Câmara alinham estratégias para Porto Santo nas áreas da Agricultura e Ambiente

Próxima Publicação

Cooperativa agrícola em Itália promove inclusão e sustentabilidade

Artigos Relacionados

food fork knife
Internacional

Metade das crianças no sul de Angola sofre desnutrição crónica – estudo

14/07/2025
CNA
Últimas

Delegação de viticultores vai a Lisboa reclamar medidas urgentes para o Douro

14/07/2025
fnop logo
Newsletters

6.º Boletim Informativo “FNOPInforma”

14/07/2025
Próxima Publicação
olive tree

Cooperativa agrícola em Itália promove inclusão e sustentabilidade

Opinião

Últimas

O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

por João Costa
13/07/2025

Ler mais
Últimas

O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

por Vasco Silva
06/07/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

CNA

Delegação de viticultores vai a Lisboa reclamar medidas urgentes para o Douro

14/07/2025

Península Ibérica: investimento institucional no setor agrícola ultrapassou os 4.100 milhões de euros, nos últimos três anos

14/07/2025
Advertisement

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une

Eventos

Julho 2025
STQQSSD
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31    
« Jun   Ago »

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.