O objetivo geral do projeto BFREE é desenvolver estratégias sustentáveis de controlo de doenças fúngicas em frutas e em legumes, de modo a reduzir a aplicação de fungicidas químicos e o seu impacto ambiental e na saúde humana. A abordagem a implementar está focada na aplicação in planta de leveduras endófitas como indutoras de defesa das plantas.
Este projeto foi estruturado de forma a que o processo de otimização da aplicação dos agentes de biocontrolo seja realizado inicialmente numa ‘cultura modelo’ (pelo elevado volume de trabalho associado). Nesse sentido, escolheu-se o morango, por ser uma cultura altamente suscetível a doenças fúngicas. Posteriormente, e de forma faseada, os resultados serão validados na framboesa (2º ano), e seguidamente em diversas culturas frutícolas e hortícolas em escala comercial, recorrendo um total de 10 produtores e OPs distribuídos por diferentes localizações à escala nacional (3º ano).
Os resultados deste projeto irão fornecer conhecimento transferível para prevenção e/ou mitigação de doenças em vários sectores agrícolas. Prevê-se, ainda, que os resultados obtidos venham a beneficiar todos os ‘stakeholders’ envolvidos na cadeia de valor de frutas e legumes (fornecedores de agentes de biocontrolo, produtores, distribuidores e consumidores a nível nacional), assim como a comunidade científica.
Assista abaixo a 3 vídeos sobre o projeto BFREE, realizados em 2024 e 2025, com a investigadora da FCUP, Susana Carvalho.
Fonte: COTHN