Barroso: Autarcas querem mais apoios para território classificado como Património Agrícola Mundial

Barroso: Autarcas querem mais apoios para território classificado como Património Agrícola Mundial

Autarcas de Boticas e Montalegre e o secretário-geral da ADRAT discutiram estratégias de desenvolvimento do território classificado como Património Agrícola Mundial.

Os presidentes das Câmaras de Boticas e de Montalegre, Fernando Queiroga e Orlando Alves, respetivamente, e o secretário-geral da ADRAT, António Montalvão, foram recebidos terça-feira, dia 25 de agosto, no Ministério da Agricultura, em Lisboa, pelo Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, e a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira.

Em discussão nesta reunião estiveram as estratégias a implementar no âmbito da plataforma GIAHS do Barroso e da classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial “que possam alavancar o desenvolvimento deste território, nomeadamente através da criação de emprego, fixação da população e de novas oportunidades para o desenvolvimento da economia da região”, referiu Fernando Queiroga no final do encontro.

Na reunião foi também abordada a possibilidade de financiamentos no âmbito do novo Quadro Comunitário de Apoio para o sistema agro-silvo-pastoril do Barroso, um importante método de proteção e promoção do património agrícola, sustentado pela preservação da agricultura tradicional e conservação do meio ambiente, que esteve na base da classificação deste território como Património Agrícola Mundial.

“É fundamental garantir mais-valias para esta região e para todos quantos continuam a fazer da agricultura e da criação de gado a sua fonte de rendimento, pois são eles que verdadeiramente sustentam esta classificação e é justo que haja políticas e apoios condizentes com estas especificidades próprias”, sublinhou o mesmo responsável.

Fonte: Diário atual

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Comente este artigo
Anterior Oferta de emprego - Field Trials Specialist - Engenheiro Agrónomo - Setúbal
Próximo ENRD publica Newsletter de agosto 2020

Artigos relacionados

Nacional

Investimento de 9 milhões de euros em máquinas pesadas para sapadores florestais

[Fonte: Governo] O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, entregou máquinas pesadas às recentemente criadas Brigadas de Sapadores Florestais, […]

Nacional

Incêndios: Fogo em Nisa dominado em 90 por cento

O incêndio que deflagrou hoje numa área de mato no concelho de Nisa (Portalegre) estava dominado em 90 por cento do seu perímetro, […]

Nacional

Armamar organiza mais uma Montaria ao Javali a 29 de Fevereiro. Inscrições abertas

A Câmara Municipal de Armamar está a organizar mais uma Montaria ao Javali, a realizar-se em 29 de Fevereiro, na sua Zona de Caça Municipal. […]