Barroso: Autarcas querem mais apoios para território classificado como Património Agrícola Mundial

Barroso: Autarcas querem mais apoios para território classificado como Património Agrícola Mundial

Autarcas de Boticas e Montalegre e o secretário-geral da ADRAT discutiram estratégias de desenvolvimento do território classificado como Património Agrícola Mundial.

Os presidentes das Câmaras de Boticas e de Montalegre, Fernando Queiroga e Orlando Alves, respetivamente, e o secretário-geral da ADRAT, António Montalvão, foram recebidos terça-feira, dia 25 de agosto, no Ministério da Agricultura, em Lisboa, pelo Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, e a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira.

Em discussão nesta reunião estiveram as estratégias a implementar no âmbito da plataforma GIAHS do Barroso e da classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial “que possam alavancar o desenvolvimento deste território, nomeadamente através da criação de emprego, fixação da população e de novas oportunidades para o desenvolvimento da economia da região”, referiu Fernando Queiroga no final do encontro.

Na reunião foi também abordada a possibilidade de financiamentos no âmbito do novo Quadro Comunitário de Apoio para o sistema agro-silvo-pastoril do Barroso, um importante método de proteção e promoção do património agrícola, sustentado pela preservação da agricultura tradicional e conservação do meio ambiente, que esteve na base da classificação deste território como Património Agrícola Mundial.

“É fundamental garantir mais-valias para esta região e para todos quantos continuam a fazer da agricultura e da criação de gado a sua fonte de rendimento, pois são eles que verdadeiramente sustentam esta classificação e é justo que haja políticas e apoios condizentes com estas especificidades próprias”, sublinhou o mesmo responsável.

Fonte: Diário atual

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Comente este artigo
Anterior Oferta de emprego - Field Trials Specialist - Engenheiro Agrónomo - Setúbal
Próximo ENRD publica Newsletter de agosto 2020

Artigos relacionados

Comunicados

Resultados do Recenseamento Agrícola 2019 evidenciam a continuação da reestruturação do setor agrícola

Foram publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) os resultados do recenseamento agrícola de 2019, operação acompanhada pelas estruturas do Ministério da Agricultura […]

Últimas

Industriais de lacticínios produziram no ano passado 20 mil toneladas de leite em pó

As indústrias de lacticínios dos Açores produziram no ano passado 20.436 toneladas de leite em pó, mais 2.711 toneladas do que no ano anterior, um dos recordes de produção dos últimos anos […]

Últimas

Novo Coronavírus gera alterações no consumo dos portugueses

Aumento do consumo in home, menos idas às lojas, aumento do valor gasto por compra e incremento do consumo de um conjunto específico de bens. […]