No nosso país, dois terços dos consumidores vivem em contextos urbanos, distantes da agricultura e da floresta, o que condiciona a forma como veem estas atividades.
O B-Rural nasceu há dois anos para reduzir essa distância, aproximar produtores e consumidores e evidenciar a realidade agrícola e florestal do país.
Realidade essa caracterizada por uma agricultura e uma floresta plurais, abertas, dinâmicas, profissionais e em permanente evolução. Uma agricultura e uma floresta que, no plano económico, reforçam a capacidade produtiva do país, criam emprego, garantem o fornecimento diário de alimentos e matérias-primas e integram conhecimento e tecnologia. Uma agricultura e uma floresta que, no plano social, promovem a coesão e o desenvolvimento territorial, atraem e fixam novas gerações e asseguram alimentos seguros, de qualidade e acessíveis. Uma agricultura e uma floresta que, no plano ambiental, respondem aos efeitos das alterações climáticas, promovem a gestão sustentável dos recursos naturais e preservam a biodiversidade e a paisagem.
Na sua primeira fase, o B-Rural procurou tornar visível a realidade atual da agricultura e da floresta. Com uma campanha de comunicação nacional assente na mensagem “a agricultura e a floresta evoluíram, só vocês é que não viram”, o B-Rural afirmou-se como iniciativa de visibilidade. Mas a aproximação não se faz apenas com visibilidade. E por isso o B-Rural entra agora numa nova fase.
Depois de tornar visível, o B-Rural quer envolver produtores e consumidores na evolução da agricultura e da floresta. Quer ligar produtores e consumidores, tornando a evolução da agricultura e da floresta um caminho comum. Nesta nova fase, o B-Rural afirma-se como um hub com o propósito de envolver para aproximar, criando um espaço onde quem produz e quem consome caminham lado a lado.
O B-Rural é financiado pela CONSULAI e co-financiado pela Comissão Europeia. Tem consigo produtores agrícolas e florestais de todo o país. Entre eles encontram-se produtores de cereais, fruta, vegetais, azeite, vinho, carne e produtos florestais. Mas, para que a evolução da agricultura e da floresta seja um caminho comum, é necessário ligar os produtores aos consumidores, como advogados, publicitários, economistas, arquitetos, gestores, marketeers, professores, estudantes, ativistas, designers ou engenheiros.
Para envolver produtores e consumidores na evolução da agricultura e da floresta, o B-Rural vai dinamizar ao longo do próximo ano várias iniciativas de comunicação que visam estimular o encontro, valorizar o diálogo, promover o entendimento e amplificar perspetivas.
O futuro da agricultura e da floresta constrói-se com todos.
Fonte: B-Rural










































