Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Repensar a Agricultura Europeia – Manuel Chaveiro Soares

    GPP

    1.ª Reunião Portugal-Brasil: Fortalecimento da Cooperação no Setor Vitivinícola

    Sogevinus muda de nome e foca-se na valorização da marca Kopke

    Newsletter Diária do Agroportal: Se ainda não recebe inscreva-se aqui

    CNA

    Plenário de Viticultores no Douro realiza-se domingo, no Peso da Régua

    tractor

    Promoção das atividades agrícolas aumenta resiliência dos territórios aos incêndios – DGT

    young farmer agriculture

    CAP lança inquérito nacional sobre o futuro dos Jovens Agricultores em Portugal

    Incêndios: Alto Tâmega com três helicópteros e 500 operacionais na fase crítica

    fnazinha 25

    Parque Fnazinha | FNA25

  • Opinião
    Bruno Carvalho e Fernando Portela

    Kiwi português, um setor em crescimento com desafios por superar

    José Martino

    Do Mito da Autossuficiência a uma Nova PAC

    Ondina Afonso

    Made in Portugal: a sustentabilidade e qualidade da produção nacional como pilar do futuro do país

    Produção animal sustentável

    António Lopes Dias

    Sensibilizar, reciclar, evoluir: juntos, tornamos os desafios numa oportunidade para proteger o futuro do planeta

    Jose Mesquita Milheiro

    Investimentos nas explorações agrícolas – Urgências e desafios

    Semear futuro

    Ricardo Dinis

    Solos que defendem: a importância da vida subterrânea na resiliência do montado

    José Palha

    Juntos somos mais fortes!

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Bolsa do Porco – Semana 22/2025 – 2,552€ (Subida de 0,020€)

    30/05/2025
    Jornadas Técnicas alusivas à Segurança no Trabalho Florestal

    Jornadas Técnicas: Segurança no Trabalho Florestal

    30/05/2025

    Newsletter Diária do Agroportal: Se ainda não recebe inscreva-se aqui

    30/05/2025

    Polinizadores: os ajudantes da reprodução das plantas

    30/05/2025

    Parque Fnazinha | FNA25

    30/05/2025

    Novo Regime de Apoios ao Desenvolvimento Rural entra em vigor – Conheça as principais medidas

    30/05/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Repensar a Agricultura Europeia – Manuel Chaveiro Soares

    GPP

    1.ª Reunião Portugal-Brasil: Fortalecimento da Cooperação no Setor Vitivinícola

    Sogevinus muda de nome e foca-se na valorização da marca Kopke

    Newsletter Diária do Agroportal: Se ainda não recebe inscreva-se aqui

    CNA

    Plenário de Viticultores no Douro realiza-se domingo, no Peso da Régua

    tractor

    Promoção das atividades agrícolas aumenta resiliência dos territórios aos incêndios – DGT

    young farmer agriculture

    CAP lança inquérito nacional sobre o futuro dos Jovens Agricultores em Portugal

    Incêndios: Alto Tâmega com três helicópteros e 500 operacionais na fase crítica

    fnazinha 25

    Parque Fnazinha | FNA25

  • Opinião
    Bruno Carvalho e Fernando Portela

    Kiwi português, um setor em crescimento com desafios por superar

    José Martino

    Do Mito da Autossuficiência a uma Nova PAC

    Ondina Afonso

    Made in Portugal: a sustentabilidade e qualidade da produção nacional como pilar do futuro do país

    Produção animal sustentável

    António Lopes Dias

    Sensibilizar, reciclar, evoluir: juntos, tornamos os desafios numa oportunidade para proteger o futuro do planeta

    Jose Mesquita Milheiro

    Investimentos nas explorações agrícolas – Urgências e desafios

    Semear futuro

    Ricardo Dinis

    Solos que defendem: a importância da vida subterrânea na resiliência do montado

    José Palha

    Juntos somos mais fortes!

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Bolsa do Porco – Semana 22/2025 – 2,552€ (Subida de 0,020€)

    30/05/2025
    Jornadas Técnicas alusivas à Segurança no Trabalho Florestal

    Jornadas Técnicas: Segurança no Trabalho Florestal

    30/05/2025

    Newsletter Diária do Agroportal: Se ainda não recebe inscreva-se aqui

    30/05/2025

    Polinizadores: os ajudantes da reprodução das plantas

    30/05/2025

    Parque Fnazinha | FNA25

    30/05/2025

    Novo Regime de Apoios ao Desenvolvimento Rural entra em vigor – Conheça as principais medidas

    30/05/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal

Azeite de Trás-os-Montes com o melhor ano de sempre na pandemia

por Lusa
20-07-2021 | 04:00
em Nacional, Últimas, Sugeridas
Tempo De Leitura: 4 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

O azeite de Trás-os-Montes está a ter “o melhor ano de sempre” com um aumento da procura que as organizações do setor atribuem às alterações dos hábitos dos consumidores resultantes dos confinamentos impostos pela pandemia da covid-19.

As pessoas ficaram em casa e passaram a confecionar as próprias refeições, onde o azeite ganhou espaço à mesa, com um aumento da procura a nível mundial de 6%, que se refletiu também na procura dos tradicionais azeites transmontanos.

“Nunca tivemos um ano tão bom”, garantiu à Lusa Artur Aragão, da Casa Aragão, em Alfândega da Fé, distrito de Bragança, o segundo maior lagar de Trás-os-Montes, a seguir a Valpaços.

Na última campanha, esta empresa produziu 1,2 milhões de litros de azeite dos cerca de 1.300 agricultores com quem trabalha e ainda teve de adquirir mais 500 mil litros para responder à procura.

De 2019 para 2020, registou um aumento nas vendas de 23% e a 30 de abril de 2021 já tinha ultrapassado os 1,7 milhões de euros faturados em 2020, com um aumento de 25% em relação a todo o ano anterior.

A explicação que encontra é que “as pessoas estavam em casa, tinham tempo para cozinhar, para se preocupar com a saúde e escolhiam os melhores produtos”, além de que “houve o cuidado também de as pessoas começarem a comprar produtos portugueses”.

Naquele a que o setor chama o “canal Eureka”, ou seja, a restauração, as vendas de azeite caíram para “valores residuais, no entanto, em termos de consumo através dos supermercados, aí o aumento foi muito, muito grande”.

O mercado português representa apenas “10%” da faturação desta casa que exporta a maioria dos azeites para países do Brasil ao Japão, e da União Europeia, e que tem conquistado novos mercados como o Kosher (judaico) e se prepara para entrar no mercado Halal (muçulmano).

A Casa Aragão tem uma relação mais estreita com o Brasil, que tem aberto portas a novos clientes e já impulsionou a criação de um agrupamento de produtores biológicos em Alfândega da Fé, com 54 produtores que chegam a ter uma valorização de 40 cêntimos por litro de azeite em relação aos restantes mercados.

Na “altura do lagar” em plena campanha, esta empresa junta “mais sete ou oito” trabalhadores aos 11 postos de trabalho permanentes e têm-se destacado pelos prémios internacionais que arrecada, com 18 só este ano em concursos internacionais em Itália, Nova Iorque e Japão.

Já ganhou o prémio inovação com o azeite em pó, o de melhor azeite do mundo biológico com o azeite para crianças e, entre a oferta, tem a curiosidade do azeite com ouro.

“O azeite de Trás-os-Montes é único, se olharmos para os prémios internacionais, aqueles que Portugal ganha, a grande maioria é do azeite de Trás-os-Montes”, vincou Artur Aragão.

Como destacou, “são azeites completamente únicos e ímpares e sempre diferentes de ano para ano, devido às características do olival, do clima, do acidentado do terreno, do tipo de terreno mais xistoso e ao mesclado de variedades de azeitona”.

O azeite de Trás-os-Montes é um produto de origem portuguesa com Denominação de Origem Protegida (DOP) pela União Europeia desde 1996 e, segundo dados das organizações do setor, gera cerca de 30 milhões de euros para a economia nacional.

A região é a segunda maior produtora, a seguir ao Alentejo, e concentra a maior parte do olival tradicional, que representa 15% da produção nacional de azeite e estende-se por 200 mil hectares.

“Nós nunca tivemos problemas de venda. Eu neste momento se quisesse ter azeite nenhum, não tinha. E acho que se reflete a toda a região Norte, os azeites de qualidade têm sempre venda”, assegurou à Lusa Luís Rodrigues, presidente da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros.

Ainda assim, confessa que foi com alguma surpresa que soube do aumento global do consumo de azeite, que também explica com o facto de que “as pessoas ao ficarem confinadas em casa acabam por comer melhor e acabam por escolher produtos de mais qualidade”.

A última campanha “foi a melhor de sempre”, com a produção de um 1,2 milhões de litros de azeites, como contou à Lusa o presidente da cooperativa que emprega 13 pessoas, mais quatro nos dois, três meses da campanha, e a mecanização faz o resto.

A pandemia trouxe custos acrescidos para todos, nomeadamente ao nível das medidas de contenção e equipamentos de proteção individual, mas o dirigente garante que em Macedo de Cavaleiros não foram “afetados assim tão diretamente”.

Onde se notaram os efeitos da covid-19 foi na loja que têm aberta na sede de cooperativa com “a faturação muito menor” de azeite e outros produtos regionais, “porque o movimento de muitos transmontanos que estão no litoral no ano passado não se verificou”.

O azeite continua a ser vendido para o mercado nacional, sobretudo em garrafões de cinco litros e também a granel para as marcas portuguesas que dominam o mercado nacional.

“Enquanto mantivermos a nossa qualidade, nós temos o azeite vendido”, vincou, deixando, contudo, um alerta para o risco de a região chegar a um ponto de não ter gente para dar continuidade a este produto de qualidade.

A média de idades dos 1.700 sócios é de 60 anos e Luís Rodrigues avisa que “se não houver incentivos para os jovens se fixarem na agricultura, isto vai acabar”.

“Ou nós arranjamos maneira de os nossos governantes darem apoios e fixarmos os jovens na agricultura e em Trás-os-Montes ou então não vale a pena andar aí a pagar-nos para modernizar lagares, nem estruturas, porque quando houver abandono não há produto”, salientou.

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Custo dos fatores de produção: A situação da agricultura exige medidas urgentes

Próxima Publicação

Ofertas de emprego – Engenheiros Florestais – Centro

Artigos Relacionados

Nacional

Repensar a Agricultura Europeia – Manuel Chaveiro Soares

31/05/2025
GPP
Últimas

1.ª Reunião Portugal-Brasil: Fortalecimento da Cooperação no Setor Vitivinícola

30/05/2025
ipma
Últimas

Previsão período alargado – Continente – 02 jun. a 29 jun. 2025

30/05/2025
Próxima Publicação
Abastena

Ofertas de emprego - Engenheiros Florestais - Centro

Discussão sobre este post

Opinião

Bruno Carvalho e Fernando Portela
Últimas

Kiwi português, um setor em crescimento com desafios por superar

por Bruno Carvalho e Fernando Portela
25/05/2025

Ler mais
José Martino
Últimas

Do Mito da Autossuficiência a uma Nova PAC

por José Martino
21/05/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

GPP

1.ª Reunião Portugal-Brasil: Fortalecimento da Cooperação no Setor Vitivinícola

30/05/2025

Newsletter Diária do Agroportal: Se ainda não recebe inscreva-se aqui

30/05/2025

Temas em destaque

Água que Une

Eventos

Maio 2025
STQQSSD
    1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
« Abr   Jun »
Advertisement

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.