A Auchan Retail Portugal anunciou que investiu 70 milhões de euros em compras diretas a produtores locais de Norte a Sul do país ao longo dos últimos seis anos.
De acordo com o comunicado de imprensa, trata-se de uma estratégia de longo prazo que procura apoiar o desenvolvimento das comunidades locais, assegurar frescura e qualidade aos consumidores e promover um modelo de abastecimento alimentar mais sustentável.
Atualmente, mais de 180 pequenos e médios produtores fazem parte da rede local da Auchan, fornecendo frutas, legumes, queijos, vinhos, mel, enchidos e outras especialidades regionais, entre outros produtos, sempre a partir de um raio máximo de 50 quilómetros das lojas.
Entre estes produtores, encontram-se também empreendedores que reinventam a tradição, aliando inovação às raízes locais, enfatiza a comunicação, dando como exemplo o caso da Carob World, que deu uma nova vida à alfarroba ao transformá-la em tabletes originais, ou da Salina Greens, que produz sal vegetal a partir de halófitas cultivadas em ambiente natural em Alcochete.
A nota de imprensa também avança que entre 2019 e 2024, as compras da retalhista a produtores locais registaram um crescimento de 150%. Só em 2025, até ao mês de julho, a insígnia já tinha adquirido mais de 60% do valor total comprado em todo o ano de 2024.
Ao apostar em fornecedores locais, a Auchan promove cadeias curtas de abastecimento, reduz a pegada ambiental associada ao transporte de mercadorias e contribui para a valorização da produção tradicional portuguesa.
A Auchan avançou ainda que vai dedicar o mês de agosto à valorização dos produtos regionais em todas as suas lojas, através de uma campanha que conta com a participação de 70 produtores locais a representarem uma vasta diversidade de produtos frescos, regionais e artesanais.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.