Em resultado da intensa prospeção e amostragem executada pelos serviços fitossanitários, foi laboratorialmente confirmada a presença da bactéria Xylella fastidiosa em 30 amostras, o que levou ao alargamento da Zona Demarcada. Além das amostras colhidas em Portugal, os trabalhos de prospeção realizados pelos serviços oficiais espanhóis em território espanhol junto à fronteira com Portugal detetaram a presença da mesma bactéria. A zona demarcada em Espanha é interrompida pela fronteira com Portugal e o estabelecimento da zona tampão dessa zona demarcada coalesce com a zona tampão estabelecida no lado português, incrementando a dimensão do território nacional afetado.
Com a publicação do EDITAL 13/2024/XF/AL, procede-se à publicitação da atualização da zona demarcada para Xylella fastidiosa em Marvão, conforme última atualização do Despacho 51/G/2024, assim como a notificação da aplicação de medidas fitossanitárias para a erradicação da bactéria Xylella fastidiosa.
Para qualquer esclarecimento adicional relativo a este assunto, os interessados devem consultar a página dedicada à Xylella fastidiosa.
O artigo foi publicado originalmente em DGAV.