Em Portugal o setor conta com 125 explorações de coelhos para produção de carne, predominantemente de cariz familiar e localizadas no interior norte e centro. Anualmente são produzidos 5 300 mil coelhos que equivalem a 6 464 t de carne.
Está a decorrer até meados de 2020 a campanha europeia de promoção ao consumo de carne de coelho. Financiada pela União Europeia, a campanha teve início em 2018 e tem como principal objetivo promover o consumo de carne de coelho de origem europeia, destacando o valor nutricional e a flexibilidade de adaptação deste produto aos tempos modernos.
As sessões de esclarecimento, ações de formações e alertas ao consumidor sobre a vantagem de introduzir a carne de coelho numa dieta alimentar equilibrada resultaram já numa subida do preço médio (+4,21%), e no aumento do número de abates (+7,6% em número de animais e +8,3% em toneladas de carne limpa), invertendo a tendência de queda acentuada que se vinha a registar nos últimos anos (dados do INE e SIMA/GPP), num primeiro balanço da campanha realizado pela Associação Portuguesa de Cunicultura – ASPOC.
“A campanha tem sido uma experiência positiva para todos: os produtores sentiram-se mobilizados para diversificarem e modernizarem as formas de corte e de apresentação do produto, os consumidores foram elucidados sobre as vantagens dietéticas e a facilidade de confeção desta carne branca e ainda foi possível incrementar as trocas intracomunitárias, o que era também um dos objetivos desta iniciativa”, sintetiza a Associação.”
Para ler na íntegra na Revista Voz do Campo, edição n.º 232 (dezembro 2019).