A ASCENZA celebra, em 2025, 60 anos de atividade no setor da proteção de culturas. Fundada com a missão de ajudar os agricultores a alimentar uma população mundial crescente, a marca evoluiu ao longo de seis décadas mantendo um foco contínuo no cuidado — pelas plantas, pelas pessoas e pelo planeta. Uma jornada marcada pela inovação, reinvenção e internacionalização, que comprova que “60 anos de crescimento começam sempre com cuidado e dedicação”.
Desde 1965, no setor da produção de culturas, em Portugal, a ASCENZA conquistou o respeito dos principais players do sector, consolidando-se como uma referência no setor da proteção de culturas. Em 1998, a empresa alcançava a liderança no mercado português, um ano mais tarde, 1999, deu o passo decisivo para a internacionalização, entrando no mercado espanhol e consolidando a partir daí a sua presença em importantes países europeus como França, Itália, Grécia, Bulgária e Roménia.
A expansão para o continente americano representou um marco estratégico, com o início da comercialização no Brasil em 2017 e no México em 2020, reforçando a presença internacional da ASCENZA e demonstrando a sua capacidade de adaptação às necessidades dos agricultores em diferentes continentes.
Este percurso de crescimento contínuo tem sido sustentado por investimentos sólidos em investigação, inovação tecnológica e pela modernização das suas instalações fabris em Setúbal, Portugal. Com um portfolio robusto que inclui produtos convencionais e de bio proteção, a marca conta atualmente com mais de 550 colaboradores, mais 950 registos de produtos e uma receita superior a 220 milhões de euros (junho 2025).
“Em 60 anos de história, a ASCENZA sempre soube que o seu maior património é, sem dúvida, as pessoas. Colaboradores, parceiros e clientes são o coração da nossa jornada. Cada conquista, cada desafio superado, é resultado do esforço coletivo, da dedicação e da paixão de todos os que fazem parte desta história”, afirma João Martins, Chief Operating Officer da ASCENZA.
Rui Correia, Head of Central Marketing da ASCENZA, acrescenta: “A nossa história de expansão e adaptação reflete o objetivo que nos move: cultivar o futuro através de soluções inovadoras que cuidam das plantas, das pessoas e do planeta — sempre com uma forte ligação aos nossos clientes”.
Para celebrar esta data, a ASCENZA lançou a campanha global “60 years of growth always starts with care”, com o mote em português “60 anos de crescimento começam sempre com cuidado e dedicação”. Este conceito reflete o compromisso da empresa em construir um futuro sustentável com responsabilidade, proximidade e paixão — valores que têm marcado a sua atuação e reforçado, ao longo de seis décadas, uma relação de confiança com agricultores, distribuidores e técnicos.
Para Luís Silva, Diretor da ASCENZA em Portugal, “celebrar os 60 anos da ASCENZA é, antes de tudo, celebrar as pessoas. É uma história feita com agricultores, distribuidores, técnicos e colaboradores que todos os dias confiam na nossa marca. Em Portugal, este caminho tem sido marcado por relações duradouras, por um profundo conhecimento do terreno e por um compromisso constante. É um orgulho fazer parte desta história e continuar a construir o futuro, lado a lado, com quem trabalha a terra com paixão.”
O aniversário da ASCENZA será celebrado ao longo dos próximos meses com várias iniciativas dedicadas ao publico interno e externo. Para mais informações acompanhe os canais da marca.
Assista ao vídeo comemorativo aqui:
Fonte: ASCENZA