Como os sons são ultrassónicos não são perceptíveis pelo ouvido humano. Mas alguns animais, no entanto, provavelmente conseguem ouvi-los. Informação pode ajudar a otimizar técnicas agrícolas.
As plantas não sofrem em silêncio, descobriu uma investigação de cientistas israelitas da Universidade de Telavive publicada na prestigiada revista Cell.
Já se sabia que as plantas em situação de stress mostram fenótipos alterados, como mudanças na cor, cheiro e forma. No entanto, nunca tinham sido estudados até agora os sons emitidos por plantas.
Este estudo mostra “que plantas stressadas emitem sons que podem ser registados à distância e classificados”, descrevem os autores. “Gravámos sons ultrassónicos emitidos por plantas de tomate e tabaco dentro de uma câmara acústica e numa estufa, enquanto monitorizámos os parâmetros fisiológicos da planta”, acrescentam, explicando que foram desenvolvidos “modelos de inteligência artificial que conseguiram identificar a condição das plantas, incluindo o nível de desidratação e lesões, com base apenas nos sons emitidos”.
Mais: de acordo com a investigação liderada por Lilach Hadany, esses “sons informativos também podem ser detetados por outros […]
Discussão sobre este post