Anuário Agrícola de Alqueva 2020 já está disponível

Anuário Agrícola de Alqueva 2020 já está disponível

Na sua quinta edição, esta publicação pretende fornecer um quadro, tão claro quanto possível, dos sistemas de produção existentes e potenciais em Alqueva, por forma a auxiliar os agricultores, técnicos e investidores que queiram desenvolver e/ou estudar atividades agrícolas sustentáveis.

Este documento sistematiza informação das várias culturas e variedades com potencial agrícola em Alqueva, a sua rentabilidade económica, bem como, análises às tendências variáveis de mercados nacionais e internacionais.

O Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA), encontra-se neste momento com a sua primeira fase, cerca de 120 mil hectares de regadio, concluída. As taxas de adesão têm aumentado sustentadamente desde 2008, e neste momento já foi atingida a “velocidade de cruzeiro” na operação e utilização deste empreendimento.

A construção da segunda fase, com cerca de 50 mil hectares, já foi iniciada, prevendo-se que esteja concluída em 2024.

→ Aceda aqui ao documento ←

O Anuário Agrícola de Alqueva tem como objetivo fornecer um quadro, tão claro quanto possível, dos sistemas de produção existentes e potenciais em Alqueva, por forma a auxiliar os agricultores da zona e investidores a desenvolverem atividades agrícolas sustentáveis.

O documento sistematiza informação das várias culturas e variedades com potencial agrícola em Alqueva, a sua rentabilidade económica, bem como, análises às tendências variáveis de mercados nacionais e internacionais.

A elaboração deste documento resulta da recolha de informação sobre as culturas, junto de especialistas, de produtores da região, informação de documentos, artigos e outra bibliografia publicada e disponibilizada pelas várias entidades do setor.

Foram também consultados dados e informação do Instituto Nacional Estatística (INE), do Gabinete de Planeamento e Políticas (GPP) e de outras instituições ligadas ao Ministério da agricultura, florestas e desenvolvimento rural (MAFDR).

Tendo em conta o tipo de variáveis em causa, este documento é objeto de atualizações periódicas, com base anual, por forma a incorporar as alterações que se vierem a verificar.

Anuário Agrícola de Alqueva 2019

Comente este artigo
Anterior Apoiar e financiar projetos inovadores das mulheres rurais: Candidaturas ao programa “Talenta” decorrem até 7 de fevereiro
Próximo BASF anuncia novo director de Soluções Agrícolas para Espanha

Artigos relacionados

Sugeridas

La PAC necesita recuperar el Norte

Si algo nos demostró el último año y lo que llevamos de 2017, es que nada está escrito y que la realidad y las reacciones del ser humano son imprevisibles. […]

Nacional

FarmDroid FD20: o robot amigo da agricultura biológica. Semeia e destrói ervas daninhas ao mesmo tempo

O FarmDroid FD20, robot de cultivo e remoção de ervas daninhas, de forma mecânica, é 100% eléctrico. Tem uma autonomia de até 24 horas de trabalho. E para recarregar as baterias, não há necessidade de ligar a máquina à […]

Comunicados

Parceria Agroges Millennium bcp

[Fonte: Agroges]

Uma história de sucesso com futuro

Em 2016, na sequência do
acompanhamento de clientes nossos junto do Millennium bcp, […]