|
|
|
|
|
– 02-06-2004 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] [ Internacional ] |
Alimenta��o : Produtos caseiros merecem maior confian�a dos consumidoresPorto, 01 Jun Os resultados da investiga��o, a que a Agência Lusa teve acesso, identificam o "consumidor mais confiante" com aquele que mant�m liga��es mais fortes � produ��o local, sendo o "mais desconfiado" o que j� utiliza diversos formatos (media, Internet) para aceder � informação sobre aquilo que come. Da autoria de Pedro Gra�a, professor da FCNAUP, o estudo "Percep��o e Gestáo do Risco Alimentar em Consumidores Adultos Portugueses" revela que 55,6 por cento dos inquiridos confia nos produtos "caseiros". Estes consumidores defendem que a comida feita em Portugal � de confian�a e concordam que � mais seguro comprar no agricultor. Segundo observou o estudo, a estratégia para obter produtos de confian�a � o recurso a alimentos produzidos pelo pr�prio, por conhecidos ou familiares. A investiga��o revelou ainda que os produtos que inspiram maior confian�a são os de origem vegetal, em detrimento de produtos animais e fast food. Pedro Gra�a remete para os recentes casos de risco na alimenta��o (BSE, nitrofuranos, entre outros) a criação de novos receios nos consumidores. Para a compra de produtos animais, a solu��o adoptada pelos consumidores � confiar nas marcas e nos intermedi�rios, observou. A desconfian�a dos portugueses relativamente aos alimentos que comem está relacionada com a fragmenta��o dos organismos respons�veis pelo controlo e fiscaliza��o da qualidade dos alimentos, observou Pedro Gra�a. Este estudo revela ainda que, além da pouca informação que � disponibilizada, os consumidores estáo pouco motivados para obter informações sobre os produtos que fazem parte da sua alimenta��o. Ainda assim, nesta matéria, as fontes que suscitam maior confian�a nos portugueses são as organizações ambientais e os media em geral. Na investiga��o verificou-se Também que, apesar da abertura comercial de Portugal ao resto da Europa, os consumidores portugueses continuam a preferir os produtos nacionais. Para a realiza��o do estudo, Pedro Gra�a utilizou uma amostra de mil cidad�os portugueses com mais de 18 anos e residentes em Portugal continental.
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |
Discussão sobre este post