Alentejo prevê subida na produção de vinho

Alentejo prevê subida na produção de vinho

ALENTEJO PREVÊ SUBIDA NA PRODUÇÃO DE VINHO

A região do Alentejo poderá ter na vindima deste ano um aumento entre 5% e 10% na produção de vinho, face ao volume registado em 2018, anunciou a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

Há 20 anos que a CVRA recorre ao método polínico (recolha de pólen na fase de floração) para antecipar os volumes de produção em cada vindima. O processo de previsão é feito através de uma parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Para este ano, caso a previsão de subida se concretize, a região poderá produzir entre 115 a 120 milhões de litros, volume superior à média dos últimos cinco anos (de 110 milhões de litros), destaca em comunicado a comissão vitivinícola.

Francisco Mateus, presidente da CVRA, assinala que «a previsão é um instrumento essencial para calcular o nível de stocks e a capacidade de resposta às necessidades do mercado». Ainda assim, «serão as condições climatéricas a ditar a quantidade de uvas que se vai produzir no Alentejo», diz o responsável.

A região de Alentejo, cuja dimensão está entre as maiores de Portugal, com cerca de 22 500 hectares de vinha, já tem produtores a vindimar, antevendo-se que as operações de vindima possam decorrer até ao final do mês de setembro.

Fonte: Agronegócios

O artigo foi publicado originalmente em Anipla - fitonotícias.

Comente este artigo
Anterior Oferta de estágio - Engenheiro Florestal - Lamego
Próximo Alemanha ameaça suspender apoio ao acordo UE-Mercosul

Artigos relacionados

Nacional

Reveladas as 10 principais tendências do setor agroalimentar para 2019


Inovação, novidades e futuras tendências agroalimentares revelaram a importância da modernização, da criatividade e do olhar atento no setor agroalimentar, […]

Notícias inovação

OGM | Rosa e mais doce do que o amarelo

A cor rosa deve-se ao licopeno, um composto químico presente também no tomate, na melancia e na toranja. […]

Nacional

Soalheiro abre as portas a todos os que os quiserem visitar

Com vista à valorização do potencial turístico da região da origem do Alvarinho: Monção e Melgaço, no dia 27 de setembro (Dia Mundial do Turismo), […]