Ainda faltam 20 meios aéreos para combate aos fogos

Com a entrada em julho, começou a fase mais crítica do ano no combate e prevenção dos fogos florestais. Dos 60 aviões e helicópteros que deviam estar operacionais, 20 estão ainda em falta, avança a “TSF” esta segunda-feira.

Dezassete aeronaves estão em terra porque correm na justiça processos judiciais interpostos pelas empresas que perderam o concurso público aberto pelo Estado. ”Estamos a aguardar a conclusão desse processo”, disse o tenente-coronel Manuel Costa, porta-voz da Força Aérea, em declarações à rádio.

Os restantes três meios aéreos são do Estado e estão nas oficinas. “As aeronaves estavam inibidas e foi necessário algum tempo para providenciar o seu aprontamento e portanto estamos a aguardar que fiquem prontas”, disse.

Recorde-se: este é o primeiro ano em que cabe à Força Aérea a gestão das aeronaves do dispositivo de combate aos incêndios. Apesar do atraso na preparação dos meios aéreos, o tenente-coronel Manuel Costa, faz uma avaliação positiva da experiência.

“A Força Aérea dedicou-se ao máximo a todo este processo, fez tudo aquilo que era possível para que o processo decorresse dentro da normalidade, mas essas são as regras do jogo, que estão a criar alguma dificuldade. Perante os factos não foi assim uma coisa tão má”, afirmou.

Continue a ler este artigo no Expresso.

Comente este artigo
Anterior Inés, a cabreira da esperança para um mundo em agonia na Europa
Próximo Feira de Caça, Pesca, Turismo e Natureza

Artigos relacionados

Notícias meteorologia

Previsão de longo prazo – 27 jan. a 23 fev. 2020

Precipitação total e temperatura média semanal com valores acima do normal […]

Notícias fitofarmacêuticos

Castanhas estão doentes com fungo da humidade

O setembro chuvoso foi bom para os soutos portugueses. Não entraram em stresse hídrico e a castanha pôde crescer mais, o que fazia prever um ano excelente […]

Últimas

Agricultores de Pombal querem apoios para combater prejuízos causados por javalis

Os agricultores de Pombal exigiram esta semana ao Governo apoios especiais para combater os prejuízos decorrentes do aumento descontrolado da população de javalis no país. […]