Ainda faltam 20 meios aéreos para combate aos fogos

Com a entrada em julho, começou a fase mais crítica do ano no combate e prevenção dos fogos florestais. Dos 60 aviões e helicópteros que deviam estar operacionais, 20 estão ainda em falta, avança a “TSF” esta segunda-feira.

Dezassete aeronaves estão em terra porque correm na justiça processos judiciais interpostos pelas empresas que perderam o concurso público aberto pelo Estado. ”Estamos a aguardar a conclusão desse processo”, disse o tenente-coronel Manuel Costa, porta-voz da Força Aérea, em declarações à rádio.

Os restantes três meios aéreos são do Estado e estão nas oficinas. “As aeronaves estavam inibidas e foi necessário algum tempo para providenciar o seu aprontamento e portanto estamos a aguardar que fiquem prontas”, disse.

Recorde-se: este é o primeiro ano em que cabe à Força Aérea a gestão das aeronaves do dispositivo de combate aos incêndios. Apesar do atraso na preparação dos meios aéreos, o tenente-coronel Manuel Costa, faz uma avaliação positiva da experiência.

“A Força Aérea dedicou-se ao máximo a todo este processo, fez tudo aquilo que era possível para que o processo decorresse dentro da normalidade, mas essas são as regras do jogo, que estão a criar alguma dificuldade. Perante os factos não foi assim uma coisa tão má”, afirmou.

O artigo foi publicado originalmente em Expresso.

Comente este artigo
Anterior Inés, a cabreira da esperança para um mundo em agonia na Europa
Próximo Feira de Caça, Pesca, Turismo e Natureza

Artigos relacionados

Últimas

Projeto de crowdfunding quer promover a agricultura biológica

Carrefour e Danone são apenas algumas das empresas do setor agroalimentar que já se juntaram ao projeto MiiMOSA Transition, […]

Nacional

Incêndios. Alerta vermelho termina esta terça-feira às 23h59 devido à descida das temperatura

O alerta especial vermelho de agravamento do risco de incêndio florestal que vigorava em vários distritos vai terminar às 23h59 desta terça-feira passando todo o continente a estar em alerta laranja, […]

Notícias meteorologia

Previsão semanal 01-07 Dezembro

A previsão semanal para 01-07 Dezembro aponta  para uma mudança nas condições do estado do tempo.
 
Esperamos uma circulação do quadrante norte que vai transportar ar frio, […]