“AgroVida”: cinco anos a conquistar leitores – Editorial de Teresa Silveira + Suplemento AgroVida de Janeiro da Vida Económica

“AgroVida”: cinco anos a conquistar leitores – Editorial de Teresa Silveira + Suplemento AgroVida de Janeiro da Vida Económica

[Fonte: AgroVida]

TERESA SILVEIRA
teresasilveira@vidaeconomica.pt

Cinco anos.

A edição de janeiro do “AgroVida” que o leitor folheia em papel ou lê no ecrã marca o arranque do quinto ano ininterrupto de publicação, no jornal “Vida Económica”, deste suplemento mensal. Ele é expressamente dedicado a um dos setores mais nobres, estratégicos e exportadores da economia: a agricultura e a indústria agroalimentar.

É certo que não falamos de uma criança. Mas é justo estabelecer aqui algum paralelismo com o estádio de desenvolvimento de um humano da mesma idade que, aos cinco anos, já se reconhece como ser independente, com personalidade própria e distinta e é portador de uma autoconsciência que lhe confere sentido de autocrítica, individualidade e autoconfiança.

O “AgroVida” ter chegado aqui significa, pois, muito. Mas, simultaneamente, muito pouco.

Muito, pelos caminhos que tivemos de desbravar e pelas ‘toneladas de pedra’ que foi preciso partir para pôr de pé e afirmar todos os dias junto deste setor a marca de um produto jornalístico único e diferenciador
em Portugal, que mais nenhum jornal nacional, económico ou generalista, impresso ou digital, ousa publicar de forma regular.

Muito pouco, porque é fundamental saber relativizar e perceber que este é apenas um tiro de partida para um percurso que queremos mais longo e mais sólido, mas cuja execução diária é árdua e com futuro
incerto. E que vai ser necessário trabalhar muitíssimo para continuar a conquistar e fidelizar leitores, ‘online’ ou nesse formato distinto e perene que é o papel. No fundo, para continuar a merecer a credibilidade, a
confiança e a deferência dos agricultores, das empresas, das universidades e politécnicos, das várias associações setoriais e da classe política.

No meio da aridez, superfi cialidade e volatilidade que grassa por aí e das ameaças tremendas ao Jornalismo e à informação exigente e de qualidade, reafirmamos o nosso compromisso: não nos apoiamos em
‘fake news’, em escândalos ou populismos.

Nem enveredamos pelo facilitismo do ‘déjà vu’ ou pelas réplicas acéfalas para encher páginas de jornais.
Vamos ao terreno e à raiz dos problemas, falamos, pesquisamos, analisamos, cruzamos fontes e pontos de vista, registamos múltiplas opiniões, alicerçamos o nosso trabalho na diversidade dos factos, no rigor e na objetividade dos acontecimentos. Tudo para construir e levar até si, aqui, uma vez por mês em papel, ou todos os dias na página de Facebook “AgroVida”, informação credível, objetiva, especializada e útil.

2019 vai ser um ano marcante para a EU e para Portugal. Já no pós-‘Brexit’, votamos para as Europeias a 26 de maio e para as Legislativas a 6 de outubro. Teremos, pois, um novo Parlamento Europeu, uma nova Comissão Europeia e um novo Governo e os desafios, também para a Agricultura, serão, até lá e de lá para diante, mais do que muitos.

Que seja um ano próspero e inspirador para todos!

→Descarregue aqui o Suplemento AgroVida de Janeiro 2019←

PDR 2020 abre novo aviso para investimentos na fruticultura no primeiro semestre de 2019 – Suplemento AgroVida de Dezembro da Vida Económica

Comente este artigo
Anterior APREN: Renováveis reduzem emissões de 6 milhões de toneladas de CO2 e poupam 1,3 mil milhões de Euros de importações de combustíveis fósseis
Próximo GPP divulga nova edição da CULTIVAR com o tema "O Eucalipto"

Artigos relacionados

Dossiers

Oferta de Emprego: Técnico de Produção Animal ou Zootécnico para Suinicultura – Évora

Grupo Agro-Industrial no Distrito Évora pretende admitir Técnico/(a) Superior de Produção Animal […]

Últimas

Carne de laboratório ganha textura parecida com a da carne natural

Fibras gelatinosas desenvolvidas em laboratório, um dos ingredientes da carne artificial desenvolvida por uma equipa da Universidade de Harvard

Um dos grandes desafios no desenvolvimento de carne em laboratório é […]

Nacional

Smurfit Kappa vai à Fruit Attraction com soluções mais sustentáveis para produtores, distribuidores e retalhistas

A Smurfit Kappa, que opera no setor da embalagem de papel e cartão canelado, volta a uma nova edição da Fruit Attraction para apresentar ao setor da fruta e legumes frescos as suas últimas inovações, […]