Agricultura. Ano bom para as cerejas mas mau para os cereais

Agricultura. Ano bom para as cerejas mas mau para os cereais

[Fonte: Expresso]

O tempo quente e seco de março provocou quebras significativas na produção de cereais. Produtores de batatas e cerejas saem a ganhar

Os receios de que a precipitação de final de abril/início de maio viesse a causar fortes prejuízos nas variedades precoces de cerejas não se concretizaram e, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), prevê-se um aumento médio da produtividade de 10% face ao ano anterior, situando esta campanha como uma das melhores das últimas duas décadas.

Em contrapartida, nos chamados cereais de inverno, o tempo quente e seco em março foi determinante para a redução das produtividades face às da última campanha, variando entre os -10% no trigo mole e cevada e os -15% no trigo duro, triticale e aveia.

Já quanto às culturas de primavera/verão, o INE destaca a diminuição em 5% da superfície de arroz, “sobretudo devido à redução da área instalada nos campos da bacia hidrográfica do Sado (aproximadamente menos 900 hectares, face a 2018), consequência dos baixos níveis das reservas hídricas das albufeiras da região”.

Mas não é tudo. O ano agrícola também está a correr mal para o milho, com uma redução de 5% da área cultivada, assim como na de girassol (-15%).

Pelo contrário, prevê-se um aumento de 4% na área plantada de batata, essencialmente como resposta ao aumento do preço pago ao produtor, e de 2% na área de tomate para a indústria, praticamente já toda instalada.

Comente este artigo

O artigo Agricultura. Ano bom para as cerejas mas mau para os cereais foi publicado originalmente em Expresso.

Anterior Município de Boticas aposta na valorização do Sítio GIAHS
Próximo Governo disponibiliza mais 3 milhões de euros para apoiar os agricultores afectados pela seca

Artigos relacionados

Sugeridas

Oferta de Emprego: Técnico de Produção Animal ou Zootécnico para Suinicultura – Évora

Grupo Agro-Industrial no Distrito Évora pretende admitir Técnico/(a) Superior de Produção Animal […]

Ofertas

Oferta de estágio – European Food Safety Authority (EFSA)

A EFSA está à procura de jovens licenciados, de todo o mundo, interessados numa oportunidade única para praticar e desenvolver as suas capacidades e competências em diferentes áreas da missão da EFSA. […]

Nacional

Syngenta e Agroútil apresentam novas soluções para a cultura do milho

[Fonte: Vida Rural]

A Syngenta e o seu distribuidor Agroútil reuniram recentemente cerca de 400 agricultores em Ponta Delgada, […]