Agricultores afetados pelos incêndios de 15 Outubro começam hoje a receber 41,5 Milhões de Euros

Agricultores afetados pelos incêndios de 15 Outubro começam hoje a receber 41,5 Milhões de Euros

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural procede hoje ao pagamento de 37,68 milhões de euros a 14.542 agricultores, que apresentaram declarações de prejuízos entre 1.054 e 5.000 euros, na sequência dos incêndios de 15 de outubro. Os agricultores dos concelhos de Oliveira do Hospital, Tondela, Arganil, Santa Comba Dão e Vouzela concentram metade da verba agora atribuída.

Cinquenta e cinco por cento (55%) deste valor é pago diretamente através de transferência bancária para a conta dos agricultores, sendo os restantes 45%  pagos por vale postal, no prazo de cinco dias úteis, a 6.650 agricultores que não possuem conta bancária.

O valor de 37,68 milhões de euros, pago pelo Ministério da Agricultura, corresponde a 75% do valor da totalidade do pagamento (50,20 milhões de euros), sendo o remanescente pago após a conclusão das ações de controlo, em curso, das candidaturas apresentadas.

A este valor acresce o montante de 3,78 milhões de euros, pago pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social a 6.025 agricultores que apresentaram declarações de prejuízo até 1.053 euros.

Na totalidade, o Governo atribui  agora  o valor de 41,5 milhões de euros a 20.567 agricultores afetados pelos incêndios de 15 de outubro com prejuízos até 5 mil euros.

O pagamento agora efetuado só foi possível dada a dedicação dos funcionários do Ministério, assim como o empenho das organizações de produtores e das autarquias envolvidas.

Comente este artigo
Anterior Volume de negócios no comércio a retalho acelera a crescer 4,8% em Novembro
Próximo Agricultores afetados pelos fogos de 15 de outubro começam hoje a receber apoios

Artigos relacionados

Nacional

Fim de semana da biodiversidade em reserva florestal de recreio da Cancela do Cinzeiro

[Fonte: Açoriano Oriental]

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) promove a 26 e 27 de agosto um fim de semana da biodiversidade, na reserva florestal de recreio da Cancela do Cinzeiro, concelho do Nordeste.

Este evento integra-se no programa Ciência Viva no Verão e conta com o apoio da Direção Regional dos Serviços Florestais e pretende proporcionar aos participantes um maior contacto com a natureza, […]

Últimas

Tomate de indústria aposta na inovação e na especialização tecnológica

[Fonte: Voz do Campo]
Atualmente Portugal ocupa o quarto lugar no ranking mundial de exportação de tomate de indústria, uma posição conseguida devido ao perfil profissional da produção e da indústria, que se aproximaram, apostando na inovação e na especialização tecnológica.
Este é […]

Últimas

Alerta nos citrinos. Há elevado risco de ataque da mosca do Mediterrâneo

[Fonte: Agricultura e Mar]
Há um “elevado risco de ataque” da Mosca do Mediterrâneo (Ceratitis capitata) nas culturas de citrinos, alerta a Circular nº 15/2017 de 12 de Outubro de 2017 da Estação de Avisos Agrícolas de Castelo Branco.
Segundo aquele organismo tutelado pelo Ministério da Agricultura, […]