Agricultores afetados pelos incêndios de 15 Outubro começam hoje a receber 41,5 Milhões de Euros

Agricultores afetados pelos incêndios de 15 Outubro começam hoje a receber 41,5 Milhões de Euros

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural procede hoje ao pagamento de 37,68 milhões de euros a 14.542 agricultores, que apresentaram declarações de prejuízos entre 1.054 e 5.000 euros, na sequência dos incêndios de 15 de outubro. Os agricultores dos concelhos de Oliveira do Hospital, Tondela, Arganil, Santa Comba Dão e Vouzela concentram metade da verba agora atribuída.

Cinquenta e cinco por cento (55%) deste valor é pago diretamente através de transferência bancária para a conta dos agricultores, sendo os restantes 45%  pagos por vale postal, no prazo de cinco dias úteis, a 6.650 agricultores que não possuem conta bancária.

O valor de 37,68 milhões de euros, pago pelo Ministério da Agricultura, corresponde a 75% do valor da totalidade do pagamento (50,20 milhões de euros), sendo o remanescente pago após a conclusão das ações de controlo, em curso, das candidaturas apresentadas.

A este valor acresce o montante de 3,78 milhões de euros, pago pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social a 6.025 agricultores que apresentaram declarações de prejuízo até 1.053 euros.

Na totalidade, o Governo atribui  agora  o valor de 41,5 milhões de euros a 20.567 agricultores afetados pelos incêndios de 15 de outubro com prejuízos até 5 mil euros.

O pagamento agora efetuado só foi possível dada a dedicação dos funcionários do Ministério, assim como o empenho das organizações de produtores e das autarquias envolvidas.

Comente este artigo
Anterior Questionário: Projeto Chronocrops testa app para o setor agroalimentar
Próximo Morlaix. Révolte agricole : l’État n’est pas responsable des incendies

Artigos relacionados

Últimas

Mais de 128.000 hectares ardidos, maior área da última década em período homólogo

Lisboa, 04 ago (Lusa) — Os incêndios florestais consumiram este ano mais de 128 mil hectares, a maior área ardida no mesmo período na última década e quase cinco vezes mais do que a média anual dos últimos dez anos.

Comente este artigo
#wpdevar_comment_2 span,#wpdevar_comment_2 iframe{width:100% !important;} […]

Últimas

Inscrições no Concurso Vinhos de Portugal até 12 de Abril

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

Decorrem até 12 de Abril as inscrições para a edição de 2019 do “Concurso Vinhos de Portugal”. Esta é uma iniciativa da ViniPortugal, a associação interprofissional para a promoção internacional dos vinhos de Portugal.
Segundo a associação, […]

Dossiers

Quer manter o seu terreno limpo? Já conhece a aplicação do ICNF para o apoiar na gestão de combustíveis?

[Fonte: Agricultura e Mar]
O Programa de Sapadores Florestais do ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas desenvolveu uma aplicação direccionada ao cidadão, para apoiar na gestão de combustíveis.
Nesta aplicação, o cidadão pode pesquisar que equipas actuam numa determinada zona do seu interesse, […]