Agricultores afetados pelos incêndios de 15 Outubro começam hoje a receber 41,5 Milhões de Euros

Agricultores afetados pelos incêndios de 15 Outubro começam hoje a receber 41,5 Milhões de Euros

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural procede hoje ao pagamento de 37,68 milhões de euros a 14.542 agricultores, que apresentaram declarações de prejuízos entre 1.054 e 5.000 euros, na sequência dos incêndios de 15 de outubro. Os agricultores dos concelhos de Oliveira do Hospital, Tondela, Arganil, Santa Comba Dão e Vouzela concentram metade da verba agora atribuída.

Cinquenta e cinco por cento (55%) deste valor é pago diretamente através de transferência bancária para a conta dos agricultores, sendo os restantes 45%  pagos por vale postal, no prazo de cinco dias úteis, a 6.650 agricultores que não possuem conta bancária.

O valor de 37,68 milhões de euros, pago pelo Ministério da Agricultura, corresponde a 75% do valor da totalidade do pagamento (50,20 milhões de euros), sendo o remanescente pago após a conclusão das ações de controlo, em curso, das candidaturas apresentadas.

A este valor acresce o montante de 3,78 milhões de euros, pago pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social a 6.025 agricultores que apresentaram declarações de prejuízo até 1.053 euros.

Na totalidade, o Governo atribui  agora  o valor de 41,5 milhões de euros a 20.567 agricultores afetados pelos incêndios de 15 de outubro com prejuízos até 5 mil euros.

O pagamento agora efetuado só foi possível dada a dedicação dos funcionários do Ministério, assim como o empenho das organizações de produtores e das autarquias envolvidas.

Comente este artigo
Anterior Volume de negócios no comércio a retalho acelera a crescer 4,8% em Novembro
Próximo Agricultores afetados pelos fogos de 15 de outubro começam hoje a receber apoios

Artigos relacionados

Últimas

CDS vai solicitar acesso a relatório integral e reunir-se com Xavier Viegas

[Fonte: Público]

O CDS-PP vai solicitar na quarta-feira à comissão de Assuntos Constitucionais diligências junto do Governo para saber “em que termos” o Parlamento terá acesso ao relatório sobre os incêndios do investigador Xavier Viegas, com quem reúnem na próxima semana. […]

Últimas

Portugal vai ter mais cem equipas de sapadores florestais e 50 vigilantes da natureza

[Fonte: Agricultura e Mar]
O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, anunciou hoje, 21 de Outubro, um investimento de cerca de 20 milhões de euros em várias medidas, nomeadamente na contratação de 500 sapadores florestais (100 equipas) e de 50 vigilantes da natureza. Esta é […]

Nacional

Trabalhadores da Sumol+Compal convocam greve e concentração em Pombal na 3.ª feira

[Fonte: Correio da Manhã]

Os trabalhadores da Sumol+Compal convocaram uma greve e uma concentração para terça-feira, dia 29 de agosto, em frente às instalações da empresa em Pombal, para denunciar o incumprimento do salário mínimo nacional.
Em comunicado hoje emitido, após os plenários de 16, […]