Agricultores afetados pelos incêndios de 15 Outubro começam hoje a receber 41,5 Milhões de Euros

Agricultores afetados pelos incêndios de 15 Outubro começam hoje a receber 41,5 Milhões de Euros

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural procede hoje ao pagamento de 37,68 milhões de euros a 14.542 agricultores, que apresentaram declarações de prejuízos entre 1.054 e 5.000 euros, na sequência dos incêndios de 15 de outubro. Os agricultores dos concelhos de Oliveira do Hospital, Tondela, Arganil, Santa Comba Dão e Vouzela concentram metade da verba agora atribuída.

Cinquenta e cinco por cento (55%) deste valor é pago diretamente através de transferência bancária para a conta dos agricultores, sendo os restantes 45%  pagos por vale postal, no prazo de cinco dias úteis, a 6.650 agricultores que não possuem conta bancária.

O valor de 37,68 milhões de euros, pago pelo Ministério da Agricultura, corresponde a 75% do valor da totalidade do pagamento (50,20 milhões de euros), sendo o remanescente pago após a conclusão das ações de controlo, em curso, das candidaturas apresentadas.

A este valor acresce o montante de 3,78 milhões de euros, pago pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social a 6.025 agricultores que apresentaram declarações de prejuízo até 1.053 euros.

Na totalidade, o Governo atribui  agora  o valor de 41,5 milhões de euros a 20.567 agricultores afetados pelos incêndios de 15 de outubro com prejuízos até 5 mil euros.

O pagamento agora efetuado só foi possível dada a dedicação dos funcionários do Ministério, assim como o empenho das organizações de produtores e das autarquias envolvidas.

Comente este artigo
Anterior Volume de negócios no comércio a retalho acelera a crescer 4,8% em Novembro
Próximo Agricultores afetados pelos fogos de 15 de outubro começam hoje a receber apoios

Artigos relacionados

Últimas

Montpellier recebe encontro internacionais da silvicultura mediterrânica

[Fonte: Agricultura e Mar]
Os Encontros Internacionais dos Actores do Agro-sylvo-pastoreio Mediterrânico vão-se realizar de 17 a 20 de Outubro de 2017 entre Montpellier, no Instituto Agronómico Mediterrânico, e Florac, no Parc National des Cévennes, em França.
Estes Encontros internacionais são “um momento importante de discussão e de troca de conhecimentos entre os diversos actores sobre a questão do pastoreio à […]

Últimas

Wine Marketing & Events – Tejo a Copo no Convento S. Francisco em Santarém

[Fonte: O Ribatejo]

No âmbito da primeira Pós-Graduação de ‘Wine Marketing & Events’ do ISLA Santarém, realiza-se amanhã, dia 11 de março, o evento vínico TEJO A COPO. A localização escolhida é o emblemático Convento de S. Francisco, monumento classificado como Património Nacional, […]

Nacional

Cristas acusa Capoulas de “deitar ao lixo” legislação do anterior Governo

[Fonte: Jornal económico]
A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, reagiu às críticas de Capoulas Santos e acusou o atual ministro de ter “deitado ao lixo” legislação deixada pelo anterior Governo, que poderia ser útil no combate aos incêndios.
Questionada sobre as críticas que foram dirigidas ao ministério que dirigiu durante o governo de coligação PSD/CDS, […]