Agricultores afetados pelos incêndios de 15 Outubro começam hoje a receber 41,5 Milhões de Euros

Agricultores afetados pelos incêndios de 15 Outubro começam hoje a receber 41,5 Milhões de Euros

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural procede hoje ao pagamento de 37,68 milhões de euros a 14.542 agricultores, que apresentaram declarações de prejuízos entre 1.054 e 5.000 euros, na sequência dos incêndios de 15 de outubro. Os agricultores dos concelhos de Oliveira do Hospital, Tondela, Arganil, Santa Comba Dão e Vouzela concentram metade da verba agora atribuída.

Cinquenta e cinco por cento (55%) deste valor é pago diretamente através de transferência bancária para a conta dos agricultores, sendo os restantes 45%  pagos por vale postal, no prazo de cinco dias úteis, a 6.650 agricultores que não possuem conta bancária.

O valor de 37,68 milhões de euros, pago pelo Ministério da Agricultura, corresponde a 75% do valor da totalidade do pagamento (50,20 milhões de euros), sendo o remanescente pago após a conclusão das ações de controlo, em curso, das candidaturas apresentadas.

A este valor acresce o montante de 3,78 milhões de euros, pago pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social a 6.025 agricultores que apresentaram declarações de prejuízo até 1.053 euros.

Na totalidade, o Governo atribui  agora  o valor de 41,5 milhões de euros a 20.567 agricultores afetados pelos incêndios de 15 de outubro com prejuízos até 5 mil euros.

O pagamento agora efetuado só foi possível dada a dedicação dos funcionários do Ministério, assim como o empenho das organizações de produtores e das autarquias envolvidas.

Comente este artigo
Anterior Questionário: Projeto Chronocrops testa app para o setor agroalimentar
Próximo Morlaix. Révolte agricole : l’État n’est pas responsable des incendies

Artigos relacionados

Nacional

Turismo Centro Portugal reserva 25 milhões para reativar as zonas ardidas


Um investimento de 25 milhões de euros vai ser preciso “para retomar a atividade turística” nos concelhos do Centro do país afetados pelos incêndios de junho, considera o presidente da Turismo Centro.
Entre as iniciativas previstas para relançar a atividade turística destacam-se obras de recuperação de unidades afetadas pelas chamas e uma campanha internacional de promoção da região, […]

Últimas

IACA: VI Jornadas de Alimentação Animal em Setembro – 21 de Setembro 2017 – Fátima

A IACA – Associação Portuguesa das Indústrias de Alimentos Compostos para Animais organiza as VI Jornadas de Alimentação Animal. As jornadas decorrerão no próximo dia 21 de Setembro, em Fátima, no Hotel Dom Gonçalo & Spa.

Noticias Fitofarmacêuticos

Syngenta – acelerar a Inovação num mundo em mudança

[Fonte: Syngenta]
A Syngenta anunciou que vai acelerar o seu processo de inovação para responder aos crescentes desafios que os agricultores enfrentam em todo o mundo e às novas expectativas da Sociedade.
O anúncio foi feito em Bruxelas, a 8 de Abril, em paralelo com a apresentação dos resultados obtidos pela Syngenta em 2018 no âmbito do The Good Growth Plan, […]