Tem como missão levar morangos da terra ao prato percorrendo distâncias inferiores a 20 quilómetros e já provou que consegue ser ambientalmente e economicamente sustentável. Falamos da startup parisiense Agricool, que no final de 2018 conseguiu arrecadar um financiamento de 25 milhões de euros para levar o seu conceito de cultivo de morangos em contentores de mercadorias ao centro de várias cidades europeias.
A startup estreou-se no centro de Paris com o cultivo de morangos em contentores de mercadorias, usando técnicas de agricultura vertical para maximizar a área de cultivo disponível, e pretende ser uma resposta à crescente urbanização, que leva os produtos agroalimentares a terem que percorrer milhares de quilómetros para alimentar as populações de centros urbanos.
Convencidos de que menos quilómetros percorridos até ao prato significam alimentos mais saborosos e mais saudáveis, Guillaume Fourdinier e Gonzague Gru, filhos de agricultores do Norte de França, decidiram fundar a Agricool.
O modelo de negócio assenta na venda direta ao consumidor e está a resultar, com a empresa a empregar já 60 pessoas e a planear a sua expansão para novos centros urbanos. Atualmente, a Agricool produz 200 quilos de morangos por semana, mas no espaço de um ano espera conseguir aumentar a sua produção para 2000 quilos por semana. Para além disso, em breve a startup espera começar a produzir tomate.