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– 22-02-2013 |
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Adega de Mangualde comemora 50 anosA Adega Cooperativa de Mangualde inicia hoje as comemora��es dos seus 50 anos de actividade, que v�o prolongar-se até ao final do ano, dando destaque � import�ncia da responsabilidade social e da sustentabilidade ambiental. O presidente da adega, Ant�nio Mendes, disse � agência Lusa que, enquanto cooperativa, "tem de haver um grande sentido de responsabilidade social", perante os associados e a sociedade em geral. Por isso, e no ambito de um protocolo com a Associa��o Portuguesa de Pais e Amigos do Cidad�o Deficiente Mental (APPACDM) de Viseu, crian�as portadoras de defici�ncia v�o produzir r�tulos para 50 garrafas de vinho. "Ser�o dez garrafas por cada d�cada. Vamos dar-lhes cinco motivos para cinco r�tulos diferentes, que eles v�o desenhar", explicou Ant�nio Mendes. As garrafas, de tr�s litros, "seráo depois vendidas em leil�o, revertendo o dinheiro para a associa��o", acrescentou. A Adega Cooperativa de Mangualde, constitu�da a 04 de Dezembro de 1963, vai Também lan�ar, em Abril, um vinho comemorativo do 50.� anivers�rio. Segundo o presidente da adega, será um tinto "topo de gama", feito com a casta touriga nacional e que "terá uma imagem alusiva aos 50 anos". At� ao final do ano, está preparado um programa com actividades mensais. Algumas delas iráo decorrer nas freguesias onde a adega tem um maior n�mero de associados, como Alcafache e Fornos de Maceira D�o. A Adega Cooperativa de Mangualde tem 751 associados, trabalhando regularmente com 364. Foi fundada em 1963 por um grupo de agricultores, com o objectivo de resolver os problemas de labora��o das suas uvas e da comercializa��o dos seus vinhos. Em 1972, a adega tinha sede pr�pria e laborava pela primeira vez aproximadamente meio milh�o de quilos de uvas dos seus associados. No princ�pio da d�cada de noventa (s�culo XX) iniciou-se o processo de transforma��o da adega, recorrendo, pela primeira vez, a fundos estatais e comunitários para a constru��o de um centro de vinifica��o e estabiliza��o para vinhos tintos. Em 1995, com o aumento registado nas vendas dos vinhos engarrafados e sem qualquer apoio financeiro, foi feito investimento numa linha de engarrafamento. Hoje, a direc��o da adega admite que as instala��es estáo sobredimensionadas e, por isso, tem apostado em estratégias para as rentabilizar. "Na campanha passada compr�mos uvas a produtores não associados e prestámos serviços a cinco parceiros", explicou Ant�nio Mendes. O respons�vel garantiu que "esta � uma estratégia para o futuro", de forma a "utilizar a capacidade instalada e optimizar os recursos". Fonte: Lusa
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