Conselho AGRIFISH de 26 de maio
O Conselho, na sua formação Agricultura e Pescas, esteve reunido no dia 26 de maio, tendo levado a efeito um debate de orientação sobre a Comunicação intitulada «Visão para a Agricultura e o Setor Alimentar», publicada pela Comissão Europeia em 19 de fevereiro de 2025.
O Conselho saudou a ênfase dada na visão à necessidade de diálogo com os agricultores e o facto de a segurança alimentar e a produção agrícola terem sido colocadas no centro da visão.
Além disso, os ministros salientaram o facto de ser necessário um orçamento adequado e separado para a política agrícola comum (PAC), para que esta possa cumprir os objetivos ambiciosos da visão, tendo muitos deles indicado que a PAC deve continuar a basear-se em dois pilares.
O Conselho concordou que era importante simplificar as políticas agrícolas, assegurando simultaneamente que as especificidades nacionais e regionais são tidas em conta. A necessidade de apoiar as zonas rurais e de melhorar a renovação geracional esteve também em primeiro plano nos debates dos ministros.
Os ministros destacaram outros objetivos importantes: reforçar a competitividade e a sustentabilidade da agricultura, conceder incentivos aos agricultores para que adotem práticas respeitadoras do ambiente, elaborar uma estratégia de resiliência hídrica, e disponibilizar o financiamento necessário para a inovação.
Por último, vários ministros apelaram a um apoio adequado da UE às zonas rurais na fronteira oriental da UE, à luz do impacto negativo da guerra de agressão da Rússia.
O Conselho debateu a situação do mercado dos produtos agrícolas e dos produtos de base, em especial à luz da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia e das alterações na política aduaneira dos Estados Unidos.
Os ministros registaram que os mercados agrícolas da UE mostram sinais positivos de recuperação rumo a uma situação de estabilidade. Não obstante, desafios como os surtos de doenças dos animais e das plantas, os elevados custos dos fatores de produção e as condições meteorológicas desfavoráveis continuam a exercer pressão sobre os mercados agrícolas. O Conselho abordou igualmente o contexto geopolítico, incluindo alterações na política aduaneira dos EUA e no comércio com a Ucrânia.
Vitaliy Koval, o ministro ucraniano da Política Agrária e da Alimentação, esteve presente no início do debate e deu ao Conselho uma panorâmica da recente evolução dos mercados agrícolas na Ucrânia. Os ministros tiveram a oportunidade de manifestar a continuação do seu apoio à Ucrânia e à sua população, salientando simultaneamente a necessidade de encontrar uma solução a longo prazo para o comércio com a Ucrânia, que seja equilibrada e mutuamente benéfica e que também proteja os interesses e a competitividade dos agricultores europeus.
No que diz respeito aos EUA, os ministros manifestaram preocupações quanto à situação e instaram a Comissão a manter o Conselho informado de quaisquer desenvolvimentos, salientando que é importante continuar a dialogar com os EUA.
No âmbito da rubrica «Diversos», o Conselho foi informado sobre uma série de temas.
Nomeadamente, o Conselho foi informado sobre a proposta de simplificação das regras aplicáveis à agricultura apresentada pela Comissão em 14 de maio de 2025. As alterações propostas dizem respeito à redução da burocracia, tanto para os agricultores como para as administrações, e à redução dos controlos. A Comissão apresentou sucintamente o pacote e os ministros apresentaram os seus pontos de vista iniciais, saudando, de um modo geral, as alterações propostas, tendo em conta que refletem amplamente as preocupações manifestadas pelos agricultores, mas exigem análise e debate por parte de peritos. Os ministros salientaram igualmente a importância de uma rápida adoção e aplicação das regras propostas.
Durante um almoço informal, os ministros da Agricultura debateram a futura política agrícola comum enquanto rede de segurança em tempos instáveis. Em especial, os ministros centraram-se na forma como a política agrícola comum pós-2027 poderia ser adaptada para enfrentar os atuais desafios sem exigir outra reforma profunda. Durante os debates, os ministros concordaram que os agricultores esperam estabilidade e que é fundamental assegurar um orçamento apropriado e manter a atual estrutura da PAC. Além disso, concordaram que a atual PAC dispõe de instrumentos suficientes, que devem ser adaptados de forma flexível aos desafios enfrentados pelos países e pela região.
(Documentos relativos ao AGRIFISH em Documentos e estudos)
Comissão AGRI do Parlamento Europeu: delegação visitou a Carélia do Norte, na Finlândia
Uma delegação da Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu (AGRI) visitou a Carélia do Norte, na Finlândia, numa missão oficial entre 26 e 28 de maio. A delegação incluiu deputados ao Parlamento Europeu da França, da República Checa e da Itália, bem como funcionários de grupos políticos.
O programa incluiu visitas, por exemplo, à fábrica de biocarvão da Taaleri em Joensuu e ao ponto mais oriental do território continental da UE, em Virmajärvi, em Ilomantsi. A Guarda de Fronteira Finlandesa apresentou à delegação uma visão geral da vigilância da fronteira oriental e da situação atual na fronteira entre a Finlândia e a Rússia.
A delegação teve a oportunidade de visitar o Instituto Florestal Europeu (EFI), conhecer a investigação de alto nível realizada na Universidade da Finlândia Oriental e ouvir falar das inovações regionais no setor florestal. Também visitou um local de proteção florestal da METSO. O tema geral da segurança abrangente foi igualmente destacado nos debates sobre segurança alimentar e resiliência do abastecimento durante uma visita à fábrica da empresa de lacticínios e alimentos Valio, em Joensuu.
Delegação da Comissão PECH do Parlamento Europeu na Dinamarca
Uma delegação da Comissão das Pescas do Parlamento Europeu viajou para a Dinamarca entre 26 e 28 de maio para visitar organizações de pescadores, reunir-se com pescadores e preparar a próxima presidência dinamarquesa do Conselho.
Estiveram em Skagen, para reunir-se com representantes da Organização Dinamarquesa das Pescas e da Organização Dinamarquesa dos Produtores Pelágicos. As comunidades de pescadores pelágicos e demersais do norte da Jutlândia estão atualmente afetadas pelo acesso limitado às zonas de pesca do Reino Unido e pelas tensas relações com a Noruega no domínio das pescas.
Mais tarde, os deputados visitaram um dos maiores produtores mundiais de farinha e óleo de peixe. No dia seguinte visitaram o leilão de peixe de Hirtshals e a um tanque de fluxo. Nesta última visita, a delegação foi acompanhada por representantes do Instituto Nacional de Recursos Aquáticos. Enquanto estiveram em Hirtshals, os deputados ao Parlamento Europeu reuniram-se com o ministro da Pesca da Dinamarca, Jacob Jensen, e com o Comissário para a Pesca e os Oceanos, Costas Kadis.
No dia seguinte, os deputados europeus estiveram em Copenhaga para visitar a Agência Europeia do Ambiente (AEA), que recolhe e valida dados ambientais e climáticos para analisar tendências e produzir análises políticas. Visitaram também o Conselho Internacional para a Exploração do Mar (CIEM), que presta aconselhamento científico à UE em matéria de gestão e conservação dos recursos haliêuticos. Tiveram ainda reuniões com representantes do desporto e da pequena pesca costeira dinamarqueses.
Comissão Europeia lançou novo eixo de trabalho sobre pecuária como parte da Visão para a Agricultura e a Alimentação
No dia 27 de maio teve lugar a primeira reunião do workstream on livestock, lançado pelo Comissário Hansen na conferência de 8 de maio, que constitui uma componente essencial da Visão para a Agricultura e a Alimentação. Este grupo de trabalho, composto por todas as partes interessadas representativas, irá trabalhar no desenvolvimento de vias políticas a longo prazo para um setor pecuário robusto e sustentável na UE, que seja economicamente viável, ambientalmente responsável e socialmente inclusivo.
Tal como sublinhado na Visão para a Agricultura e a Alimentação, a produção pecuária na UE é particularmente vulnerável a diferentes choques e à concorrência global, que vão desde a evolução das expectativas dos consumidores até às exigências climáticas e ambientais. Reconhecendo a diversidade dos sistemas pecuários na UE, esta iniciativa visa moldar um futuro em que o setor continue a fornecer alimentos de alta qualidade, contribuindo simultaneamente para a preservação da biodiversidade, para paisagens resilientes às alterações climáticas e para zonas rurais dinâmicas.
A primeira reunião teve lugar em Bruxelas e reuniu partes interessadas de toda a cadeia de abastecimento, autoridades dos Estados-Membros, académicos e a sociedade civil.
Os participantes explorararam dois temas principais:
- Como construir uma cadeia de abastecimento de gado justa e remuneradora para o mercado, e
- Como adaptar o apoio da PAC para incentivar sistemas de pecuária sustentáveis.
Este debate foi o primeiro passo de um processo consultivo mais amplo. Nos próximos meses, será realizada uma série de reuniões temáticas com um maior envolvimento entre as partes interessadas, os Estados-Membros e a Comissão. O processo proporcionará um quadro baseado em dados concretos para ajustar as políticas, tanto no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC) como fora dela, a fim de apoiar um setor pecuário sustentável e competitivo.
A Comissão Europeia afirmou o seu empenho em garantir um processo inclusivo e transparente, com base na experiência e nas perspetivas dos agricultores, dos decisores políticos, dos peritos e da sociedade civil. O eixo de trabalho relativo à pecuária será uma parte essencial da Visão para a Agricultura e a Alimentação e do desenvolvimento futuro do setor agrícola em geral.
A UE ajuda produtores de frutas, legumes e vinhos de Valência
A Comissão Europeia anunciou que pretendia que a União Europeia interviesse para apoiar os produtores de frutas, legumes e vinho de Valência, fortemente afetados pelas condições meteorológicas sem precedentes do outono passado, introduzindo novas flexibilidades e reduzindo a burocracia para os ajudar a recuperar.
As condições meteorológicas excecionais causaram danos nas culturas e nas instalações de produção. Em consequência, algumas atividades previstas para 2025 não poderão ser realizadas como planeado e os fundos operacionais correspondentes ficarão por utilizar. Alguns produtores estão também a alterar os seus programas para incluir medidas de gestão de crises destinadas a atenuar o impacto.
Tendo em conta a situação, a Comissão Europeia interveio para reduzir os encargos administrativos e proporcionar flexibilidade, propondo duas derrogações específicas — uma ao abrigo do Regulamento do Plano Estratégico e outra ao abrigo do Regulamento da Organização Comum dos Mercados (OCM) aplicável aos setores das frutas e produtos hortícolas e do vinho. Por exemplo, o prazo para a apresentação de pedidos de ajuda ao abrigo da OCM foi prorrogado para dar mais tempo aos requerentes e a taxa de cofinanciamento da UE ao abrigo do regulamento foi aumentada para 70 %. Estas medidas temporárias permitirão às organizações de produtores e aos produtores de vinho afetados ajustar as suas operações sem serem penalizados por circunstâncias que escapam ao seu controlo.
O processo legislativo relativo a ambas as derrogações foi lançado e adotado em 26 de maio, tendo ambos os atos entrado em vigor no dia seguinte à sua publicação.
Apoio de emergência de 15 milhões de euros aos agricultores da Chéquia, Eslovénia e Alemanha
No dia 22 de maio, os Estados-Membros aprovaram a proposta da Comissão Europeia de mobilizar 15 milhões de euros da reserva agrícola para apoiar os agricultores da Chéquia, Eslovénia e Alemanha afetados por fenómenos meteorológicos adversos e por um recente surto de doença animal. Esta medida ajudará a apoiar os agricultores afetados desses países que, em consequência, sofreram perdas no mercado.
A Comissão propôs atribuir 7,4 milhões de euros à Chéquia, 2,9 milhões de euros à Eslovénia e 4,8 milhões de euros à Alemanha.
Em setembro de 2024, a Chéquia foi atingida por chuvas torrenciais, ventos fortes e inundações que afetaram a produção de culturas arvenses, bem como de frutas e produtos hortícolas.
Na Eslovénia, as geadas da primavera, durante a segunda quinzena de abril de 2024, afetaram a produção de certas frutas e produtos hortícolas, bem como as vinhas.
Em 10 de janeiro de 2025, a Alemanha confirmou e notificou um surto de febre aftosa no estado federal da Brandemburgo, que afetou búfalos. Em resposta, a Alemanha implementou rapidamente todas as medidas sanitárias e veterinárias necessárias, em conformidade com a legislação da UE, incluindo restrições adicionais para evitar a propagação da doença. Foi introduzida uma proibição geral de circulação de certas espécies de gado em toda a Brandemburgo. Estas medidas de emergência, embora necessárias, tiveram repercussões económicas significativas para os criadores de gado vizinhos. Os operadores da região sofreram perdas de rendimentos devido à não entrega de leite cru e à redução do valor comercial dos suínos, perdas que não são cobertas por outros mecanismos de compensação da UE existentes.
O apoio relacionado com fenómenos meteorológicos adversos pode ser complementado em até 200 % com fundos nacionais. O apoio aos agricultores que sofrem perdas de mercado no contexto de um surto de doença animal é cofinanciado pelo Estado-Membro em causa. As autoridades nacionais devem distribuir a ajuda aos agricultores até 31 de dezembro de 2025 na Chéquia e na Eslovénia e até 30 de novembro de 2025 na Alemanha, assegurando que os agricultores são os destinatários finais.
Comércio agroalimentar: Boletim mensal da Comissão Europeia aponta para recuperação
De acordo com o boletim mensal da Comissão Europeia dedicado ao acompanhamento do comércio agroalimentar, publicado a 16 de maio, este registou uma recuperação em janeiro de 2025, com as exportações a atingirem 19 mil milhões de euros, mais 4 % do que no ano anterior. As importações cresceram ainda mais acentuadamente, aumentando 7 % em relação ao mês anterior e 19 % em relação ao ano anterior, para 16 mil milhões de euros, impulsionadas pelos preços elevados do cacau e do café. O excedente comercial diminuiu para 3 mil milhões de euros, refletindo o aumento dos custos das importações.
As exportações agroalimentares da UE atingiram 19 mil milhões de euros em janeiro de 2025, 4 % mais do que em janeiro de 2024. O Reino Unido continuou a ser o principal destino, com um aumento das exportações de 3 %. As exportações para a Suíça também aumentaram 16 %, impulsionadas principalmente pelos produtos de cacau. Em contrapartida, as exportações para a China diminuíram 13 %, em grande parte devido a uma queda acentuada das exportações de cereais.
As exportações de café, chá, cacau e especiarias aumentaram 396 milhões de euros (+55 %) em janeiro de 2025 em comparação com janeiro de 2024, impulsionadas principalmente pelos preços mais elevados do cacau e do café. As exportações de produtos de confeitaria e chocolate aumentaram 150 milhões de euros (+18 %), enquanto as exportações de produtos lácteos cresceram 119 milhões de euros (+8 %), ambos devido em grande parte ao aumento dos preços. Em contrapartida, as exportações de cereais diminuíram 466 milhões de euros (-37%), principalmente devido aos volumes mais baixos de trigo e milho. As exportações de oleaginosas e proteaginosas diminuíram 52 milhões de euros (-22%) e as de óleos vegetais 40 milhões de euros (-17%), também devido à redução dos volumes.
As importações agroalimentares da UE aumentaram para 16 mil milhões de euros em janeiro de 2025, mais 7 % do que em dezembro e 19 % do que em janeiro de 2024, em grande parte devido aos preços elevados do cacau e do café. As importações provenientes da Costa do Marfim (+438 milhões de euros, +77 %) e do Gana (+233 milhões de euros, +153 %) registaram os maiores aumentos em valor, impulsionados pela subida dos preços do cacau. Em contrapartida, as importações provenientes do Brasil (-140 milhões de euros, -10 %) e da Ucrânia (-125 milhões de euros, -9 %) diminuíram devido à redução dos volumes de oleaginosas e cereais, enquanto as importações provenientes da Rússia diminuíram 79 % em comparação com 2024.
As importações da UE de café, cacau e especiarias aumentaram 1,4 mil milhões de euros (+66 %) em janeiro de 2025, impulsionadas pela subida dos preços do cacau e do café. As importações de frutas, nozes e produtos não comestíveis também aumentaram, principalmente devido aos preços mais elevados. Em contrapartida, as importações de oleaginosas, proteaginosas e açúcar diminuíram devido à queda dos volumes e dos preços.
(Vd. Documentos e estudos)
Boletim Mensal da Agricultura e Pescas do INE de maio
Segundo o mais recente Boletim do Instituto Nacional de Estatística, as previsões agrícolas, em 30 de abril, indicavam um ano hidrológico de elevada pluviosidade acumulada com implicações no desenvolvimento das culturas e na realização dos trabalhos agrícolas, nomeadamente na instalação das culturas de primavera/verão.
O alagamento dos solos impossibilitou a preparação dos canteiros de arroz e atrasou as plantações de tomate para a indústria e de batata.
Por outro lado, a campanha de cereais decorre com normalidade, apesar de algumas searas evidenciarem sintomas de asfixia radicular.
Na cereja, prevê-se, pelo segundo ano consecutivo, uma produtividade abaixo do potencial, devido à precipitação que prejudicou a floração e o vingamento do fruto, principalmente nas variedades mais precoces.
(Mais informação – nomeadamente quanto a Gado, aves e coelhos abatidos, Produção de aves e ovos, Produção de leite e produtos lácteos, Pescado capturado, Preços e índices de preços agrícolas – disponível em Documentos e estudos)
Boletim MARS de maio do Joint Research Centre da Comissão Europeia
De acordo com a edição de abril do Boletim MARS – monitorização das culturas na Europa, a primavera de 2025 foi marcada por um grave défice de precipitação no noroeste da Europa, com os países do Benelux, o norte de França, a Alemanha, o oeste e o sul da Polónia e a Suécia a registarem uma das primaveras mais secas de que há memória. Esta situação suscitou preocupações quanto às expectativas de rendimento das culturas, em particular das culturas de inverno e de primavera, embora, até ao momento, os impactos reais tenham sido observados apenas a nível local.
Entretanto, a Península Ibérica, a Itália e a Grécia beneficiaram de chuvas abundantes, o que resultou em expectativas de rendimento positivas, especialmente em Espanha e Portugal, onde se prevê que os rendimentos sejam 15-20 % superiores à média de cinco anos. As chuvas adequadas permitiram dissipar as preocupações suscitadas para a Bulgária e a Roménia no boletim de abril.
As sementeiras de milho em grão, soja e cevada de primavera estão praticamente concluídas em toda a Europa, apesar do atraso inicial em Portugal e no norte de Espanha devido às chuvas excessivas.
Impactos reais que conduzem a expectativas de rendimento abaixo da média para o leste da Ucrânia, Turquia, Magrebe Ocidental e Chipre.
Nos países do Benelux, norte de França, Alemanha, oeste da Polónia e Suécia, a primavera de 2025 foi uma das mais secas desde que há registo (desde 1991), com a maioria das regiões a receber apenas 0-50 % da precipitação normal para o período analisado. As culturas de inverno e primavera ainda se encontram em condições razoáveis devido às temperaturas moderadas; no entanto, os primeiros sinais dos impactos da seca estão a tornar-se evidentes, especialmente à medida que as culturas de inverno se aproximam da floração. Sempre que possível, os agricultores estão a irrigar as culturas, mas é provável que as culturas de inverno e primavera continuem a sofrer com a precipitação limitada e as temperaturas acima da média previstas para as próximas semanas. Em contrapartida, as culturas de verão são menos afetadas pelas condições de seca, uma vez que a sua necessidade de água ainda é relativamente baixa e as operações no campo beneficiaram do período de seca. Na Bélgica, as regiões ocidentais (West-Vlaanderen e Oost-Vlaanderen) são as mais afetadas, e os impactos da seca já são visíveis. Na Alemanha, os impactos negativos nas culturas ainda não foram significativos; no entanto, é provável que se tornem mais evidentes nas próximas semanas, que deverão trazer apenas precipitação limitada, principalmente no norte.
Há preocupações com o tempo seco na Europa Central (Polónia, Chéquia, Eslováquia) e no sudeste da Europa (Roménia), embora o défice de precipitação seja menos grave do que no noroeste da Europa e estejam previstas chuvas substanciais (Roménia).
Em Chipre, o inverno terminou mais cedo do que o habitual devido à disponibilidade limitada de água para as culturas numa estação de crescimento já abaixo da média, resultando em expectativas de rendimento inferiores à média.
Foram observadas preocupações menores associadas a condições excessivamente húmidas e pressão de pragas na Tunísia.
Os impactos observados no leste da Ucrânia, na Turquia e no oeste do Magrebe são atribuídos a um inverno e/ou primavera secos, resultando em condições desfavoráveis para o cultivo de culturas de inverno. Consequentemente, as expectativas de rendimento nessas regiões estão abaixo da média de cinco anos.
(Vd. Documentos e estudos)
Atualizações Legislativas
Acordos internacionais
Decisão (UE) 2025/961, de 12 de maio de 2025, relativa à celebração, em nome da União Europeia, do Protocolo de Aplicação do Acordo de Parceria no domínio da Pesca entre a Comunidade Europeia e a República da Guiné-Bissau (2024-2029)
Biocidas
Regulamento de Execução (UE) 2025/1019, de 26 de maio de 2025, que concede uma autorização da União para a família de produtos biocidas Lactic Acid Teatdip Products em conformidade com o Regulamento (UE) n.º 528/2012
Regulamento de Execução (UE) 2025/1043, de 26 de maio de 2025, que aprova o ácido fórmico como substância ativa existente para utilização em produtos biocidas do tipo 6, em conformidade com o Regulamento (UE) n.º 528/2012
Regulamento de Execução (UE) 2025/999, de 23 de maio de 2025, que concede uma autorização da União para o produto biocida único Hydrocid 306 em conformidade com o Regulamento (UE) n.º 528/2012
Decisão de Execução (UE) 2025/998, de 22 de maio de 2025, que prorroga a data de caducidade da aprovação do bis(N-ciclo-hexildiazeniodioxi)cobre (Cu-HDO) para utilização em produtos biocidas do tipo 8, em conformidade com o Regulamento (UE) n.º 528/2012
Decisão de Execução (UE) 2025/970, de 22 de maio de 2025, que prorroga a data de caducidade da aprovação do IPBC para utilização em produtos biocidas do tipo 8, em conformidade com o Regulamento (UE) n.º 528/2012
Decisão de Execução (UE) 2025/951, de 22 de maio de 2025, que prorroga a data de caducidade da aprovação da polivinilpirrolidona-iodo para utilização em produtos biocidas dos tipos 1 e 3, em conformidade com o Regulamento (UE) n.º 528/2012
Decisão de Execução (UE) 2025/950, de 22 de maio de 2025, que prorroga a data de caducidade da aprovação da 1R-trans-fenotrina para utilização em produtos biocidas do tipo 18, em conformidade com o Regulamento (UE) n.º 528/2012
Decisão de Execução (UE) 2025/949, de 22 de maio de 2025, que prorroga a data de caducidade da aprovação do ácido decanoico para utilização em produtos biocidas do tipo 4, em conformidade com o Regulamento (UE) n.º 528/2012
Regulamento de Execução (UE) 2025/975, de 16 de maio de 2025, que concede uma autorização da União para a família de produtos biocidas Transfluthrin emanators UA BPF em conformidade com o Regulamento (UE) n.º 528/2012
Decisão de Execução (UE) 2025/953, de 23 de maio de 2025, que prorroga a data de caducidade da aprovação da medetomidina para utilização em produtos biocidas do tipo 21, em conformidade com o Regulamento (UE) n.º 528/2012
Decisão de Execução (UE) 2025/952, de 22 de maio de 2025, que prorroga a data de caducidade da aprovação do S-metopreno para utilização em produtos biocidas do tipo 18, em conformidade com o Regulamento (UE) n.º 528/2012
Decisão de Execução (UE) 2025/947, de 22 de maio de 2025, que prorroga a data de caducidade da aprovação do iodo para utilização em produtos biocidas do tipo 3, em conformidade com o Regulamento (UE) n.º 528/2012
Decisão de Execução (UE) 2025/946, de 22 de maio de 2025, que prorroga a data de caducidade da aprovação do ácido octanoico para utilização em produtos biocidas do tipo 4, em conformidade com o Regulamento (UE) n.º 528/2012
Decisão de Execução (UE) 2025/945, de 22 de maio de 2025, que prorroga a data de caducidade da aprovação do ácido nonanoico para utilização em produtos biocidas do tipo 2, em conformidade com o Regulamento (UE) n.º 528/2012
Decisão de Execução (UE) 2025/944, de 22 de maio de 2025, que prorroga a data de caducidade da aprovação do carbonato de DDA para utilização em produtos biocidas do tipo 8, em conformidade com o Regulamento (UE) n.º 528/2012
Regulamento de Execução (UE) 2025/937, de 21 de maio de 2025, relativo à aprovação da 2,2-dibromo-2-cianoacetamida (DBNPA) como substância ativa existente para utilização em produtos biocidas do tipo 6, em conformidade com o Regulamento (UE) n.º 528/2012
Regulamento de Execução (UE) 2025/930, de 21 de maio de 2025, que concede uma autorização da União para o produto biocida único Fernox Biocide AF10 em conformidade com o Regulamento (UE) n.º 528/2012
Regulamento de Execução (UE) 2025/929, de 21 de maio de 2025, que aprova a 1,2-benzisotiazol-3(2H)-ona (BIT) como substância ativa existente para utilização em produtos biocidas dos tipos 6 e 13, em conformidade com o Regulamento (UE) n.º 528/2012
Carne de aves de capoeira, ovos e ovalbumina
Regulamento de Execução (UE) 2025/1113, de 26 de maio de 2025, que altera o Regulamento (CE) n.º 1484/95 no respeitante à fixação dos preços representativos nos setores da carne de aves de capoeira e dos ovos, bem como para a ovalbumina
Controlos, organismos e atividades oficiais
Portaria n.º 248-A/2025/1, de 30 de maio, que aprova os Estatutos da Agência para o Clima, I. P.
Regulamento de Execução (UE) 2025/917 de 19 de maio de 2025, que altera o Regulamento de Execução (UE) 2019/1014 que estabelece regras pormenorizadas sobre os requisitos mínimos respeitantes aos postos de controlo fronteiriços, incluindo os centros de inspeção, e ao formato, categorias e abreviaturas a utilizar nas listas de postos de controlo fronteiriços e de pontos de controlo
Fitofármacos
Regulamento de Execução (UE) 2025/910, de 20 de maio de 2025, relativo à não renovação da aprovação da substância ativa flufenacete em conformidade com o Regulamento (CE) n.º 1107/2009, e que altera os Regulamentos de Execução (UE) n.º 540/2011 e (UE) 2015/408
Fitossanidade
Portaria n.º 241/2025/1, de 28 de maio, que procede à primeira alteração da Portaria n.º 396/2023, de 27 de novembro que aprovou os anexos I a III à presente portaria, da qual fazem parte integrante, respetivamente o «Regulamento técnico da produção de plantas de materiais frutícolas», o «Regulamento técnico da produção de plantas hortícolas de ‘qualidade EU’» e o «Regulamento técnico das etiquetas de certificação e dos documentos de acompanhamento para materiais frutícolas e plantas hortícolas», referidos no Decreto-Lei n.º 82/2017, de 18 de julho
Novos alimentos, Alimentos de países terceiros
Regulamento de Execução (UE) 2025/1085, de 22 de maio de 2025, que altera os anexos V e XIV do Regulamento de Execução (UE) 2021/404 no que diz respeito às entradas relativas ao Canadá, aos Estados Unidos e ao Reino Unido nas listas de países terceiros, territórios ou respetivas zonas autorizados para a entrada na União de remessas de aves de capoeira e produtos germinais de aves de capoeira, e de carne fresca de aves de capoeira e aves de caça
PAC / PEPAC
Portaria n.º 240/2025/1, de 27 de maio, que estabelece o regime específico dos apoios a conceder no que se refere à tipologia C.4.1.3, «Restabelecimento do potencial produtivo», da intervenção C.4.1, «Gestão de riscos», do domínio C.4, «Risco e organização da produção», do eixo C, «Desenvolvimento rural», do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal)
Decisão de Execução (UE) 2025/997, de 23 de maio de 2025, relativa ao apuramento das contas dos organismos pagadores dos Estados-Membros no respeitante às despesas do plano estratégico da PAC financiadas pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) no período 2023-2027 correspondentes ao exercício financeiro de 2024
Decisão de Execução (UE) 2025/972, de 23 de maio de 2025, relativa ao apuramento das contas dos organismos pagadores dos Estados-Membros no respeitante às despesas financiadas pelo Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA) no exercício financeiro de 2024
Decisão de Execução (UE) 2025/971, de 23 de maio de 2025, relativa ao apuramento das contas dos organismos pagadores dos Estados-Membros no respeitante às despesas financiadas pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) no período de programação 2014-2022 correspondentes ao exercício financeiro de 2024
Portaria n.º 232-A/2025/1, de 23 de maio, que estabelece o regime específico dos apoios a conceder ao abrigo do artigo 78.º do Regulamento (UE) 2021/2115, no que se refere à intervenção C.5.5 «Acompanhamento técnico especializado ― Intercâmbio de conhecimento», do domínio C.5 «Conhecimento», do eixo C «Desenvolvimento Rural» do PEPAC no continente
Pagamentos e apoios
Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)
Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 – As candidaturas em curso podem ser consultadas aqui.
Portugal 2030 – Avisos
Regulamento de Execução (UE) 2025/1017, de 26 de maio de 2025, relativo a medidas de emergência temporárias para a Espanha que derrogam determinadas disposições do Regulamento (UE) 2021/2115 do e do Regulamento Delegado (UE) 2022/126, para resolver problemas específicos nos setores das frutas e produtos hortícolas e do vinho causados por acontecimentos meteorológicos adversos graves
Regulamento de Execução (UE) 2025/1015, de 26 de maio de 2025, relativo a medidas de emergência temporárias para a Espanha que derrogam determinadas disposições do Regulamento (UE) n.º 1308/2013, do Regulamento Delegado (UE) 2017/891 e do Regulamento de Execução (UE) 2017/892, para resolver problemas específicos no setor das frutas e produtos hortícolas causados por acontecimentos meteorológicos adversos graves
Portaria n.º 234/2025/1, de 26 de maio, que procede à alteração das Portarias n.os 134/2015, de 18 de maio, 199/2015, de 6 de julho, 201/2015, de 10 de julho, 274/2015, de 8 de setembro, 150/2016, de 25 de maio, 188/2016, de 13 de julho, e 229/2016, de 26 de agosto (PDR 2020)
Pesca, aquicultura, indústria de transformação e comercialização de produtos da pesca
Decisão (UE) 2025/961, de 12 de maio de 2025, relativa à celebração, em nome da União Europeia, do Protocolo de Aplicação do Acordo de Parceria no domínio da Pesca entre a Comunidade Europeia e a República da Guiné-Bissau (2024-2029)
Regulamento de Execução (UE) 2025/916, de 15 de maio de 2025, que procede a uma dedução do esforço de pesca à disposição da Itália em 2025 devido à sobrepesca verificada no ano anterior
Regulamento de Execução (UE) 2025/897, de 15 de maio de 2025, que aprova a inclusão na lista de portos em conformidade com o capítulo II do Regulamento de Execução (UE) 2024/1474
Produtos biológicos
Regulamento de Execução (UE) 2025/973, de 23 de maio de 2025, que altera e retifica o Regulamento de Execução (UE) 2021/1165 que autoriza a utilização de determinados produtos e substâncias na produção biológica e que estabelece as listas respetivas
Saúde pública e animal
Decisão de Execução (UE) 2025/1109, de 26 de maio de 2025, que altera a Decisão de Execução (UE) 2025/638 da Comissão relativa a determinadas medidas de emergência contra a infeção pelo vírus da peste dos pequenos ruminantes na Roménia
Decisão de Execução (UE) 2025/1097, de 23 de maio de 2025, que altera o anexo da Decisão de Execução (UE) 2025/672 relativa a determinadas medidas de emergência contra focos de febre aftosa na Hungria e na Eslováquia
Decisão de Execução (UE) 2025/1089, de 22 de maio de 2025, que altera o anexo da Decisão de Execução (UE) 2023/2447 relativa a medidas de emergência contra focos de gripe aviária de alta patogenicidade em determinados Estados-Membros
Decisão de Execução (UE) 2025/1083, de 22 de maio de 2025, que altera a Decisão de Execução (UE) 2024/2207 relativa a determinadas medidas de emergência contra a varíola ovina e caprina na Grécia
Regulamento de Execução (UE) 2025/1072, de 22 de maio de 2025, que altera o anexo I do Regulamento de Execução (UE) 2023/594 que estabelece medidas especiais de controlo da peste suína africana
Decisão de Execução (UE) 2025/948, de 15 de maio de 2025, relativa a determinadas medidas de emergência provisórias contra a varíola ovina e caprina na Bulgária
Decisão de Execução (UE) 2025/909, de 13 de maio de 2025, que altera a Decisão de Execução (UE) 2024/2207 relativa a determinadas medidas de emergência contra a varíola ovina e caprina na Grécia.
Documentos e estudos
Boletim MARS – Joint Research Centre da Comissão Europeia
Desenvolvimento de um indicador de risco espacial para monitorização da exposição residencial a pesticidas em áreas agrícolas – Joint Research Centre da Comissão Europeia
Boletim mensal comércio agroalimentar – Comissão Europeia
Relatório da UE sobre a economia azul 2025 – Comissão Europeia
Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Instituto Nacional de Estatística
Renovação geracional na agricultura da UE – Parlamento Europeu
Relatório Global sobre Crises Alimentares – Rede Global contra Crises Alimentares
Conselho AGRIFISH de 26 de maio
Visão para a Agricultura e o Setor Alimentar (comunicação da Comissão)
Nota informativa da Presidência (Visão para a Agricultura)
Nota informativa da Presidência (Situação do mercado)
Simplificação no setor agrícola (ponto de informação da Presidência)
Reunião dos diretores-gerais com competências no domínio das Florestas – Varsóvia, 13 a 15 de maio de 2025 (ponto de informação da Presidência)
Regulamento Desflorestação (informações do Luxemburgo e da Áustria)
Uma política agrícola comum forte e uma política comum das pescas forte, preparadas para enfrentar os desafios futuros (informações da Itália e da Grécia)
Reunião dos três ministros da Agricultura dos Estados bálticos (informações da Letónia)
Conferência ministerial UE-União Africana sobre agricultura (informação da Comissão)
Impacto da geada no setor frutícola (Hungria)
Impacto das doenças animais no setor agrícola (informações da Eslováquia)
Proposta de proibição do chumbo em munições e artigos de pesca no âmbito do REACH (informações da Chéquia)
Vacinação – um instrumento na luta contra as doenças dos animais (informações da Hungria)
Desafios da pecuária relacionados com a revisão da legislação da UE em matéria de transporte de animais vivos (informações da Itália)
Denominações de origem protegidas, Indicações geográficas protegidas e Especialidades tradicionais garantidas
Inscrição
«Erzincan Tulum Peyniri» (DOP) – «Queijos»
«Miel de Asturias» (IGP) – «Outros produtos de origem animal (ovos, mel, produtos lácteos diversos exceto manteiga, etc.)»
«Pastel de feijão de Torres Vedras» (IGP) – «- «Produtos de padaria, de pastelaria, de confeitaria ou da indústria de bolachas e biscoitos»
«Pérail» (IGP) – «Queijos»
«Sal de Rio Maior/Flor de Sal de Rio Maior» (DOP) – «Sal»
«Savolainen mustikkakukko» (IGP) – «Produtos de padaria, de pastelaria, de confeitaria ou da indústria de bolachas e biscoitos»
Alterações ao caderno de especificações
«Berthoud» (ETG) – «Pratos cozinhados»
«Bohotin» (DOP) – «Vinho»
Agenda
7 a 15 de junho
FNA – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo
Santarém, Portugal
9 a 12 de junho
EUBCE – Conferência Europeia de Biomassa (online)
Valência, Espanha
11 e 12 de junho
Cereals – The Arable Event
Cambridgeshire, Reino Unido
11 a 14 de junho
Fieldays
Hamilton, Nova Zelândia
13 a 15 de junho
Opolagra
Opole, Polónia
15 a 17 de junho
Reunião informal de Ministros da Agricultura
Varsóvia, Polónia
19 a 21 de junho
Asturforesta
Asturias, Espanha
22 a 24 de junho
Demopark
Hörselberg, Alemanha
23 de Junho
Conselho AGRIFISH
Luxemburgo, Luxemburgo
24 de Junho
Comissão PECH
Parlamento Europeu
Bruxelas, Bélgica
24 a 26 de junho
Spoga+Gafa
Colónia, Alemanha
30 de Junho
Comissão AGRI
Parlamento Europeu
Bruxelas, Bélgica
1 a 6 de julho
Hampton C. Palace Gardner Festival
Surrey, Reino Unido
Fonte: Abreu Advogados
Abreu Advogados: Campo Legal | Agroalimentar | 1 a 14 de maio de 2025